Comece sua terapia online hoje mesmo

FalaFreud esclarece

É muito comum que dúvidas sobre a terapia online e sobre o FalaFreud ocorram. Por isso reunimos aqui as principais questões e esclarecimentos.

Atendimento psicológico tem resolução atualizada pelo Conselho Federal de Psicologia

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou uma nova resolução sobre o atendimento psicológico online e outros serviços realizados por meios de comunicação tecnológicos à distância. A nova Resolução CFP nº 11/2018 entrou em vigor no dia 10 de novembro de 2018 e torna a Resolução CFP nº 11/2012 desatualizada.

Atendimento psicológico

O que diz a Resolução CFP nº 11/2018

A nova resolução aumenta a oportunidade de oferta de serviços de terapias online, e cada site possui um cadastro individual e orientação aos profissionais cadastrados junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP). Todos os sites para estarem em funcionamento, e profissionais, para prestarem atendimento online, precisam, sem exceção, seguir à risca várias medidas e exigências previstas na resolução.

Atendimento psicológico

Profissionais cadastrados no FalaFreud

Todos os profissionais que estão cadastrados na plataforma FalaFreud possuem registro nos Conselho Regional de Psicologia (CRP), de acordo com sua região, caso exista uma necessidade de apuração de irregularidade na prestação de serviço. Além disso, os profissionais também possuem registro no e-Psi, que é uma lista de profissionais autorizados pelo Sistema Conselhos (CFP e CRPs) a prestarem serviços psicológicos online.

VERDADEIRO X FALSO

O FalaFreud não é regulamentado pelo CFP.

Falso

Não existe no CFP (Conselho Federal de Psicologia) regulamentação para aplicativos ou ferramentas de acesso à terapia online. Apenas psicólogos que desejam trabalhar online necessitam de permissão do CFP (hoje concedida pelo Cadastro e-Psi), segundo a página 3 da Cartilha do Sistema do Cadastro de Sites do CFP. Ou seja, aplicativos ou plataformas não necessitam de cadastro.

De acordo com notícias, o FalaFreud está cancelado desde 2016 devido a irregularidade dentro da resolução de 2012 do CFP.

Falso

A notícia de 2016 no site do CFP abordou uma possível apuração de irregularidade em uma matéria em que o FalaFreud foi tema na Revista Exame, no mesmo ano. Após essa apuração, o FalaFreud não foi autuado como irregular, mantendo sua prestação de serviço até hoje. Além disso, a resolução de 2012 foi revogada pela Nova Resolução CFP nº 11/2018, onde é exigido o cadastramento e regularização apenas aos psicólogos que desejam atender online.

O atendimento online de psicoterapia é ilegal e ineficaz.

Falso

A psicoterapia online é legal e regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia Brasileiro. Segundo estudos científicos, a psicoterapia online é tão eficaz quanto a presencial, sendo não recomendada somente em casos de apresentação de surto psicótico ou comportamento suicida.

Os psicólogos do FalaFreud necessariamente possuem registro no e-Psi.

Verdadeiro

O e-Psi é uma lista dos profissionais que estão autorizados pelo Sistema Conselhos de Psicologia a prestarem serviços psicológicos online (CFP e CRPs). Por isso, para estar apto a atender em nossa plataforma esse registro é obrigatório, juntamente com o registro nos Conselho Regional de Psicologia (CRP) de cada região.