Traumas durante a infância e a reconstrução do cérebro

Recentemente pesquisas apontaram que a maioria das áreas do cérebro são “plásticas” e capazes de se re-organizarem, cultivando novas células e redes neurais e tornando obsoletas outras áreas em resposta à experiência. Clique e confira no Blog do FalaFreud sobre Traumas durante a infância e a reconstrução do cérebro.

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Neurocientistas acreditavam que a estrutura do cérebro era em grande parte imutável. As únicas alterações cerebrais consideradas eram a degradação neural ou destruição causada por uma lesão, doença ou por idade avançada. Recentemente pesquisas apontaram que a maioria das áreas do cérebro são “plásticas” e capazes de se re-organizarem, cultivando novas células e redes neurais e tornando obsoletas outras áreas em resposta à experiência.

No artigo “Retraining the Brain: Harnessing our Neural plasticity”, por Janina Fisher PhD do centro de traumas descreve a relação entre o trauma na infância e a reciclagem do cérebro.

Experiência e o ambiente são capazes de gerar mudanças no cérebro, para melhor ou para pior, muitas vezes promovendo padrões de comportamento que são difíceis de mudar e resultam em muitos sintomas que o pacientes trazem para a terapia.

O princípio da neuroplasticidade estudado por Schwartz e Sharon Begley em 2002, é que a neuroplasticidade é induzida por mudanças na quantidade e no tipo de estimulação sensorial que atinge o cérebro. Isto significa que a repetição de velhos hábitos, pensamentos, sensações não mudarão a forma do cérebro, mas apenas reforça comportamentos neurais estabelecidos.

Para mudar o cérebro, algo novo tem que acontecer: temos de interromper e inibir padrões rígidos, e experimentar novos tipos e quantidades de estimulação sensorial. Ao selecionar conscientemente os objetos de nossa atenção, podemos estimular o disparo neuronal nas áreas que desejamos reestruturar. O cérebro mantém a nova aprendizagem, sustentando a atenção para o novo estímulo.

FalaFreud é o melhor caminho para a terapia de forma fácil, acessível e conveniente para aqueles que procuram uma vida melhor. Você pode se conectar com um terapeuta do conforto e privacidade da sua casa usando o seu smartphone, baixe o nosso aplicativo em http://www.falafreud.com/ e converse hoje mesmo com um terapeuta.

 

Gostou deste conteúdo e quer ler mais sobre Terapia ? Acesse o Blog do FalaFreud e leia nosso conteúdo feito por nossos especialistas para você.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

8 comentários em “Traumas durante a infância e a reconstrução do cérebro”

  1. Os pais não tem noção do quanto podem marcar a vida dos filhos. Tanto positiva quanto negativamente. Espero que estudos como estes possam ajudar a mudar e superar os traumas de infância.

  2. Esses estudos trazem esperança e reconforto para pessoas q foram vítimas de violência na infância e para os que lutam para reverter nos traumas advindos dessas experiências. É realmente, um alívio saber que isso é possível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *