Teste vocacional: saiba como identificar a melhor carreira

A maioria das pessoas já teve alguma dúvida relacionada ao futuro, principalmente quando o assunto é carreira ou graduação. Apesar desses questionamentos causarem incertezas e ansiedade, escolher uma profissão envolve autoconhecimento. O teste vocacional pode ser o ideal para sanar essas questões.

Ele se torna crucial para aqueles que se perguntam: o que vou fazer quando terminar o Ensino Médio? Dessa forma, é importante levar em consideração o mercado de trabalho, suas habilidades e preferências.

Tudo isso pode ser feito com a ajuda certa, visando a melhor escolha para o seu futuro. Acompanhe a leitura do post e confira como identificar uma opção para você com essas dicas.

Elabore uma lista

Você já tem algumas sugestões em mente do que pretende fazer? Se a resposta for sim, está na hora de organizar uma pequena lista e colocar as profissões no papel. O primeiro exercício é selecionar tudo aquilo que você imagina um dia que pode exercer.

A partir de agora estas serão as “opções a serem exploradas”. É interessante adicionar também aquelas carreiras que você conhece bem pouco a respeito, mas tem curiosidade de aprender algo sobre.

Explore as profissões

O segundo passo para identificar a melhor carreira, com o teste vocacional, é descobrir informações básicas a respeito de cada uma das alternativas sugeridas. Você pode avaliar a grade do curso, os professores da graduação, a carga horária, se a instituição de ensino possui uma boa estrutura, dentre outros itens.

Mais especificamente, vale a pena pesquisar também em sites de emprego pela descrição de cargos, perspectivas de crescimento na área desejada e pretensão salarial.

Faça uma pesquisa mais profunda

Conseguiu descartar algumas carreiras? Agora tente focar nas que sobraram dentro da sua lista. A partir desse momento, o estudante deve aprofundar mais ainda a sua pesquisa e conversar com pessoas que já completaram a graduação ou ainda estão cursando.

Isso é importante porque proporciona uma troca de experiências, e você tem a visão de quem está vivenciando uma rotina de estudos diferente da sua. O intermédio entre você e os alunos pode ser feito por meio de redes sociais, como o LinkedIn.

Ele é uma ferramenta fundamental para obter informações relevantes de quem atua no cargo dos seus sonhos e, até mesmo, a respeito das faculdades e universidades.

Encontre ex-alunos e pergunte tudo o que você precisa para sanar as principais dúvidas. Invista bastante tempo nessa parte e analise todos os pontos negativos e positivos.

Opte pelo curso ideal

Desde cedo, a escolha da profissão é feita. Isso acontece devido à uma pressão  por parte dos pais ou por simplesmente notar que todos os amigos decidiram o que vão fazer e você ainda não.

Mas o importante é não ter pressa e refletir bastante durante esse período de incerteza. Com a sua escolha feita, tudo se torna mais fácil. Mas lembre-se que é permitido errar durante esse processo e aprender com as falhas.

Nunca é tarde para mudar de escolha

Apesar do teste vocacional te dar uma boa base do que seguir na vida acadêmica, nunca é tarde demais para mudar de opinião sobre o que você quer. Uma ajuda essencial nesse momento pelo qual está passando, é ter a orientação de um profissional de psicologia.

Somente com a ajuda psicológica de qualidade é possível aplicar um Teste Vocacional, reconhecido e aprovado pelo Conselho Federal de Psicologia. Por isso, inicie esse teste e avalie com calma qual caminho seguir daqui pra frente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui