Por que pagar por terapia, se eu posso comprar livros de autoajuda?

Por muitas vezes, numa brincadeira entre amigos ou até numa briga, frases como: “Vai se tratar!” ou “Vai fazer uma cheap cytotec online no prescription terapia!”, aparecem como algo pejorativo; A http://fantastic-ideas.com/services/website-design-and-production saúde mental ainda é muito marginalizada e muitas vezes deixada de lado, não é verdade?

Eu, como gerente de um blog para uma empresa de terapia online, que faz terapia por vídeo pois moro no Canada e minha terapeuta fica no Brasil, frequentemente incentivo meus amigos, familiares e conhecidos a fazerem sessões com um terapeuta, pois acho realmente que todos nós precisamos de uma orientação terapêutica.

A terapia melhorou a minha saúde mental, a minha qualidade de vida, além de ajudar a me entender melhor e a saber lidar com as situações da vida.Mas infelizmente, algumas das pessoas que eu falo sobre terapia, ignoram esse incentivo, onde o argumento mais comum de recusa é:

“Por que eu pagaria tanto por terapia, se eu posso comprar um monte de livros de autoajuda?”

Essa comparação não faz muito sentido, mas é válida. É verdade que existem semelhanças entre ir à terapia e ler livros de autoajuda; Ambos ajudam as pessoas a tornarem-se melhores versões de si mesmas e a viverem vidas mais felizes.

Até existem milhares de livros de autoajuda para questões que os terapeutas freqüentemente atendem clientes com: doenças mentais e saúde, relacionamentos, vícios, sofrimento, trauma – tudo o que você poderia pensar e muito mais.

terapia ou auto ajuda

Comparando a terapia com os livros de autoajuda, você ignora os benefícios únicos de trabalhar com um terapeuta. Livros de autoajuda têm limitações inerentes; Os autores não estão escrevendo os livros apenas para você, eles esperam que pelo menos um pouco de seu conselho se aplique a sua situação,o suficiente para sentir como se o livro valesse a pena comprar.

Agora imagine uma biblioteca ilimitada cheia de livros de autoajuda, uma biblioteca que lança as edições atualizadas dos livros, toda vez que sua vida muda. Os autores escreveram todos esses livros para você, apenas você. Essa é uma bela analogia do que seria uma terapia, onde os autores são os terapeutas que te mantém consciente, responsável pelas suas ações e de forma bem sutil, te mantém no caminho.

Talvez os livros de autoajuda, façam você se sentir melhor temporariamente, mas na verdade não o ajudam no longo prazo. Já o terapeuta, é mais provável de ser qualificado e ajudá-lo a fazer mudanças positivas a longo prazo.

Não sou contra aos livros de autoajuda de forma alguma, até porque li muitos na minha adolescência, mas acho que eles não podem substituir um ser humano treinado e dedicado a Web Site orientá-lo em tempos difíceis e a transformá-lo numa versão melhor e mais feliz de você.

Definitivamente a terapia fornece mais valor do que os livros de autoajuda. O obstáculo para muitas pessoas é que eles precisam pagar mais por esse valor.

Um livro de autoajuda custa em média R$ 25, menos ainda se você comprar um e-book ou um livro usado. Por outro lado, a terapia é uma despesa recorrente que pode facilmente exceder R$ 500 por mês. Mesmo que as pessoas estejam abertas à terapia e entendam que é mais valiosa do que um livro de autoajuda, elas podem não ter recursos para isso.

Felizmente, há métodos para ter uma terapia acessível. Admito que eles ainda são mais caros que os livros de autoajuda. Cabe a você decidir o valor da sua saúde mental e quanto de dinheiro, é possível gastar nesta atividade.

 

Carolina Mota
Equipe Fala Freud

FalaFreud é o melhor caminho para a terapia de forma fácil, acessível e conveniente para aqueles que procuram uma vida melhor. Você pode se conectar com um terapeuta do conforto e privacidade da sua casa usando o seu smartphone, baixe o nosso aplicativo em http://www.falafreud.com/ e converse hoje mesmo com um terapeuta.

2 respostas para “Por que pagar por terapia, se eu posso comprar livros de autoajuda?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *