Saiba o que é psicodrama e quando esse método é utilizado

O psicodrama é um dos principais métodos utilizados para desenvolver a terapia, além de ser uma das formas mais eficientes de entender quais são os sentimentos do paciente diante de determinada situação.

Por isso, o psicodrama é bastante utilizado por diversos psicólogos na hora de compreender o comportamento do paciente, afinal através da dramatização é possível entender de forma mais profunda as sensações do mesmo.

Então, ficou curioso para saber mais informações acerca do psicodrama? Confira a nossa matéria, pois fizemos um guia completo sobre o assunto.

Afinal, o que é psicodrama?

O psicodrama é uma forma de terapia na qual são usadas encenações com elevada carga emocional, para que o terapeuta possa identificar quais são os sentimentos do paciente naquele determinado momento, e consiga tratá-lo.

Nesse tipo de terapia, qualquer pessoa pode participar, seja adulto, criança ou idoso, afinal a única diferença dela para a terapia mais comum, é que os pacientes atuarão como personagens de uma dramatização.

Essa técnica foi criada por um psiquiatra romeno chamado Jacob Levy Moreno, que teve a ideia e percebeu que através da encenação é possível resolver diversos problemas internos e profundos.

Por conta dessas e outras vantagens, esse método tem sido bastante utilizado nos dias atuais, principalmente o psicodrama infantil, pois na maioria das vezes as crianças possuem limitações em explicar o que está sentindo, e por meio da encenação elas conseguem externalizar esses sentimentos.

Como funciona o psicodrama?

Através do psicodrama, você pode compreender determinada situação diante de outras perspectivas, afinal esse tipo de terapia é uma maneira da dar forma a diferentes sentimentos e pensamentos que nos fazem sentir mal.

Assim, com a ajuda de um terapeuta o psicodrama se desenvolve, de forma a promover o autoconhecimento do paciente, para que ele possa se tratar.

Quais são as técnicas de psicodrama?

Para realizar o psicodrama, existem diversas formas de encenação. Por isso, cabe ao psicólogo escolher qual delas mais se adequa às necessidades do paciente.

Escultura

Na escultura, o paciente tenta moldar o seu corpo, de forma a demonstrar os sentimentos que o oprime.

Espelho

Consiste na representação feita por outra pessoa do problema que o paciente possui, para que ele possa ser um observador da encenação, e perceber a situação de fora, para ter uma visão mais ampla do contexto.

Monólogo

Nesse tipo de encenação, o paciente faz um monólogo, narrando em voz alta o que acontece com ele, e quais as suas sensações diante de contextos específicos. É maravilhoso para entender melhor quais as suas sensações, e os motivos que levam a senti-la.

Papéis

Nesse caso, ocorre uma inversão de papéis, e o paciente assume o papel do outro indivíduo, para que ele possa entender a visão e o posicionamento das outras pessoas que participam da situação.

Quais são os benefícios do psicodrama?

São diversas as vantagens proporcionadas pelo psicodrama, como:

  • Desenvolve o autoconhecimento;
  • Promove a espontaneidade;
  • Entende os sentimentos do outro;
  • Vive o presente;
  • Proporciona a tomada de consciência sobre determinada situação.

Então, percebeu a importância de terapia para o tratamento de diversos problemas? Caso você tenha, recomendamos que vá em busca de um profissional para que ele possa te ajudar!

comecar terapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *