Saiba o que é deficiência intelectual, suas características, sintomas e tratamento

Uma pessoa é diagnosticada com deficiência intelectual quando o seu teste de QI aponta que o seu nível de inteligência é menor que 70 e também quando possui limitações em relação a habilidades sociais e intelectuais.

O indivíduo que tem retardo mental possui dificuldade em aprender a realizar novas tarefas e aplicá-las no cotidiano. Esse baixo nível de entendimento faz com que a pessoa não se desenvolva e aparente ser mais nova, já que as suas habilidades de raciocínio e socialização não condizem com a sua idade.

Se você deseja compreender melhor o que é a deficiência intelectual e como tratá-la, o nosso post de hoje irá te ajudar bastante. Portanto continue lendo a matéria!

O que é deficiência intelectual?

A deficiência intelectual é um transtorno de desenvolvimento que provoca limitações nas habilidades de raciocínio e de sociabilização do indivíduo que sofre com o problema.

Isso ocorre porque o funcionamento cognitivo do indivíduo é abaixo da média, o que torna o seu processo de aprendizagem dificultoso e faz com que o seu desempenho intelectual seja limitado.

A pessoa que sofre com retardo mental tem pouca interação com as pessoas ao seu redor, dificuldade na realização de atividades que exigem coordenação motora e em se adaptar a novos lugares.

Essa retardo mental pode ter sido gerado por problemas durante a gravidez, fatores genéticos e impasses no período da infância e da juventude. A melhor forma de tratar a deficiência intelectual é com acompanhamento psicológico e terapia ocupacional.

Sintomas da deficiência intelectual

Uma pessoa que tem deficiência intelectual possui alguns sintomas característicos que envolvem limitações no desenvolvimento intelectual e nas habilidades adaptativas, sociais e de aprendizado.

Isso ocorre porque o nível de inteligência dessas pessoas é considerado baixo, o que dificulta o seu processo de compreensão do mundo. As principais características da deficiência intelectual são:

  • Dificuldades em se comunicar e se relacionar com as pessoas. Os estudantes que possuem deficiência intelectual possuem limitações na interação com os colegas de sala, o que dificulta a sua sociabilização na escola;
  • Problemas de aprendizado em matérias que exigem raciocínio, interpretação, leitura, escrita e memória;
  • Problemas em relação ao entendimento de coisas abstratas: cuidar das finanças pessoas, controlar o comportamento e ter responsabilidades pessoas e profissionais;
  • Possui comportamentos que aparentam que a pessoa tenha menos idade do que de fato possui. Uma pessoa de 10 anos, por exemplo, pode ter atitudes de uma criança muito mais nova.

Importância do psicólogo no tratamento

A atuação do psicólogo no tratamento de quem possui retardo mental é essencial para o seu desenvolvimento. Isso porque o profissional realiza atividades que provocam estímulos intelectuais, fazendo com que o indivíduo tenha mais facilidade em desenvolver relações sociais e aprender coisas novas, melhorando o seu raciocínio lógico e o seu nível de interpretação.

Uma opção que pode facilitar quem não tem muito tempo livre é a utilização de terapia online. Esse tipo de tratamento terapêutico é realizado via internet e a pessoa se consulta na hora que preferir, sem precisar sair de casa. Então, invista nesse tipo de terapia!

comecar terapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *