Saiba o que é carência afetiva, seus sintomas e como tratar

Saiba o que é carência afetiva, seus sintomas e como tratar

Você sabia que muitas pessoas sentem carência afetiva? Isso é o que demonstra diversas pesquisas feitas por instituições renomadas.

A carência tem se tornado cada vez mais comum na vida das pessoas, principalmente por conta do advento da internet, que tem distanciado os indivíduos, de forma a torná-los menos sociáveis.

É possível que você também já tenha tido esse sentimento alguma vez na sua vida, caso já tenha se sentido sozinho em algum lugar mesmo que esse esteja lotado, ou se sentido inferior e desiludido em relação às demais pessoas.

Então, a carência afetiva já fez ou ainda faz parte da sua vida, e você deseja entender um pouco mais sobre o assunto para tratá-lo? Confira a nossa matéria, pois fizemos um guia completo para que possa entender mais acerca desse problema tão recorrente nos dias atuais.

O que é carência afetiva?

Todo mundo possui carência afetiva, mas em níveis diferentes, e é esse o ponto crucial. Pois quem possui uma elevada carência tende a desenvolver sérios problemas relacionados à saúde mental.

Isso porque a dependência emocional afetiva que ocorre devido à carência excessiva, faz com que a pessoa pense que precisa de outras para ser feliz, além de haver um grande medo da rejeição.

Sentimentos como esses tornam o carente vulnerável, o que pode levá-lo a ter sérios problemas nos seus relacionamentos interpessoais, principalmente com o namorado(a), e com a família.

Como se desenvolve a carência afetiva?

A carência se desenvolve logo nos primeiros anos da vida de uma criança, que recebe pouco carinho e atenção dos pais. A sensação de ter sido rejeitada ou abandonada pela família, afeta, e muito, a sua relação com outras pessoas na vida adulta, o que pode levar ao desenvolvimento da carência afetiva

Mas, a carência não se desenvolve somente em situações como essas. Afinal, uma criança que recebe muita atenção durante a infância, tende a pensar que todos ao seu redor serão assim, e acaba decepcionando-se quando percebe que as pessoas agem de outra forma, criando uma certa dependência afetiva.

Quais os sintomas da carência afetiva?

Uma pessoa que sente carência afetiva possui alguns sintomas, como medo de perder as pessoas e viver em função dos objetivos delas, sensação de ser inferior quando comparado aos demais, e ainda ser submisso em relação a outro indivíduo.

Esses sintomas podem levar o indivíduo que sente carência a desenvolver diversos problemas interpessoais, de forma a dificultar a sua vida social.

Como tratar a carência afetiva?

O primeiro passo é a pessoa se perceber como um carente afetivo. Depois, o recomendado é procurar um tratamento psicológico para tratar esse mal, que tem atingido tantos indivíduos, principalmente nos últimos anos.

A partir desse tratamento, a pessoa começa a entender que não é preciso ter outras para que consiga se sentir bem, e também a não colocar a sua felicidade na mão dos outros. Afinal, atitudes como essas, podem levar a situações desastrosas. Então, se você possui carência afetiva, ou conhece alguém que convive com esse mal, procure um profissional, pois sem dúvidas seguindo as nossas dicas, e realizando o tratamento, será possível ser uma pessoa feliz, sem precisar dos outros.

2 comentários em “Saiba o que é carência afetiva, seus sintomas e como tratar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *