Saiba como é a terapia familiar e seus benefícios

Saiba como é a terapia familiar e seus benefícios

Você está passando por alguns problemas quanto à relação com a sua família? Você sabia que isso é mais comum do que imagina? Por isso foi desenvolvido um excelente método capaz de melhorar esse relacionamento: a terapia familiar.

A psicologia familiar é capaz de melhorar a convivência entre os integrantes da família, sejam esses pais e filhos, avós e netos, tios e sobrinhos, entre outros.

Então, ficou interessado em saber como essa terapia funciona? Confira o nosso post, pois fizemos um guia completo sobre o assunto.

O que é terapia familiar?

A terapia familiar é um tratamento realizado pelos membros de uma família em conjunto com um profissional, objetivando que todos tenham um relacionamento saudável, e livre de conflitos.

Quais os conflitos que podem ser tratados na terapia familiar?

O principal ponto a ser tratado pela terapia é o relacionamento dos integrantes da família, e essa relação pode estar desgastada por diversos motivos.

Dentre essas razões estão a falta de opiniões em comum, e por isso os membros não conseguem chegar a um consenso, ou até mesmo problemas mais sérios como alcoolismo e vício em drogas, que tendem a abalar os relacionamentos.

Enfim, todos os problemas, considerados motivos suficientes para desgastarem uma relação, são tratados em uma sessão de psicologia familiar.

Por que fazer terapia familiar?

A terapia familiar é importante para quem procura melhorar o seu relacionamento com os familiares, e precisam disso urgentemente para que não haja uma possível desunião entre os mesmos.

Afinal, através da psicologia, é possível reverter esse quadro, pois nas sessões os membros tendem a se autoconhecer, e a respeitar o outro, para que o relacionamento se torne harmônico.

Como é realizada a terapia familiar?

A psicologia familiar é realizada em conjunto: todos os membros da família nos quais se encontram com a relação abalada e cheia de conflitos sentam em um círculo, juntamente com o terapeuta.

Essas sessões tendem a durar uma hora, e normalmente ocorrem uma vez por mês. Mas essa periodicidade será determinada de acordo com a gravidade do problema, realizada através do diagnóstico de um profissional, e da disponibilidade e vontade da família em se tratar.

Ao final de cada sessão, todos os integrantes da família recebem algumas funções para realizar fora da terapia, ou melhor dentro de casa. Assim, no próximo encontro todos relatam como foi o desenvolvimento de cada um dentro do lar.

Como funciona a escola sistêmica?

Existem diversos tipos de terapia familiar, e por isso cabe a família procurar a que mais se adeque às suas necessidades, e também a ouvir a recomendação do terapeuta.

A escola sistêmica, por exemplo, entende que os conflitos familiares são uma soma de problemas existentes nas interações entre os membros da família, e por isso os erros não são considerados individuais.

Não é à toa que a escola sistêmica é uma das principais quando o assunto é terapia familiar.

Diante de tantos benefícios, recomendamos que caso você e sua família esteja passando por problemas no relacionamento interpessoal, procure fazer terapia familiar, pois a mesma vai ajudar bastante a vocês desenvolverem um lar harmônico.

comecar terapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *