“Por que não consigo me concentrar”? Veja como se manter focado

Não consegue se concentrar? veja dicas para manter o foco

É inegável que, atualmente, com a quantidade de estímulos visuais que temos ficou muito mais difícil se concentrar. Mensagens no celular, ligações telefônicas, televisão ligada, tudo isso atrapalha a nossa capacidade de nos mantermos focados em uma única atividade.

Isso fez com que a procura por médicos e especialistas no assunto crescesse consideravelmente. Mas será que existe uma forma de se manter focado por mais tempo? Veja a seguir como aumentar sua concentração.

Por que é tão difícil se concentrar?

Para entender nossos problemas modernos de concentração, é importante prestar atenção em como nossos cérebros mudaram nos últimos milênios. Para fins de sobrevivência, nossos antepassados ​​precisavam prestar muita atenção em qualquer coisa que se movesse rapidamente ou parecesse desconhecida. As razões para essa concentração eram simples: se algo fosse rápido, poderia te matar. Se fosse novo, poderia ser perigoso.

Mas no mundo atual, as tecnologias e informações novas cada dia nos expõe a milhares de distrações. Pense em todas as coisas que prendem sua atenção todos os dias: as animações envolventes de um comercial de televisão, o enorme número de conversas em um restaurante, os alertas constantes iluminando a tela do seu celular.

No passado, essas novidades teriam sido empolgantes e atraentes para nossos cérebros. Agora, são apenas mais um pontinho no nosso radar mental.

Os seres humanos aplicam diferentes níveis de atenção e concentração, dependendo da situação em questão. Nossas tarefas mais gratificantes e agradáveis ​​são aquelas que exigem a concentração mais intensa e atenção sincera.

Porém, apesar de ser mais difícil, não podemos apenas colocar a culpa na tecnologia. Precisamos nos responsabilizar e assumir o comando para manter a concentração por mais tempo. Veja algumas dicas para te ajudar neste processo

Encontre alguém para compartilhar sua produtividade diária

O primeiro passo para melhorar sua concentração é encontrar alguém que possa te ajudar a cumprir suas tarefas diárias e, em seguida, confirmar sua produtividade.

Tente enviar sua lista de tarefas por e-mail para essa pessoa (pode ser um amigo de confiança, um parente, etc) no início do dia e, em seguida, envie-as novamente no final do dia para que ele saiba o que você concluiu. Ou simplesmente fale sobre o seu dia de trabalho com o seu cônjuge pela manhã e depois revise todas as tarefas que você conseguiu completar.

Saber que você precisará prestar contas de suas atividades no final do dia pode te dar motivação para realizar tarefas desafiadoras, mesmo quando elas parecem infrutíferas.

Durma o suficiente

Nunca é demais para lembrar o quanto uma boa noite de sono pode te tornar uma pessoa mais produtiva. Você ficará surpreso como vai ser muito mais fácil permanecer motivado, focado e produtivo durante todo o dia de trabalho.

Pesquisadores do sono descobriram que a privação do sono destrói o estado de alerta do indivíduo e, consequentemente, sua concentração. É muito mais difícil prestar atenção a tarefas importantes se você estiver lutando para manter os olhos abertos. Quando você está se sentindo cansado, seu raciocínio lógico e a resolução de problemas deixam de existir.

Concentre-se em uma única coisa com a meditação

Provavelmente já lhe disseram que meditar pode te ajudar a manter o foco e concentração por mais tempo. Muitas pessoas tentam essa antiga prática, mas rapidamente se desencorajam por achar que não vão conseguir. Este equívoco geralmente surge porque não temos conhecimento do quão poderoso esse hábito pode ser em nossas vidas.

Tente se concentrar nessa ação mental por um minuto, depois cinco minutos e depois quinze. Observe sua mente vagando… Não desista imediatamente nem ache que a tentativa foi um fracasso. A distração temporária é simplesmente um sinal para você, gentilmente, direcionar sua mente de volta ao objeto de sua meditação. Deixe o novo pensamento passar pela sua mente, mas não o siga. Você verá como essa prática se tornará mais fácil e instintiva conforme for praticando.

Organize seu ambiente de trabalho

Você pode não acreditar, mas uma decisão tão simples como organizar seu ambiente de estudo ou trabalho pode revolucionar completamente seu foco e atenção.

Ao falar “organizar seu ambiente”, isso não significa apenas remover toda a desordem da sua mesa, embora as distrações físicas sejam um grande impedimento à concentração. Ao falar em distrações, entenda como todos os tipos de desordem sensorial.

Isso inclui música em seus fones de ouvido, conversas barulhentas na mesa ao lado da sua, alertas de mensagens de texto em seu smartphone e ligações de amigos ou familiares.

Pode parecer impossível livrar-se de todos esses tipos de desordem, mas tudo o que você precisa fazer é eliminar as maiores distrações e estabelecer alguns limites sensatos para seus padrões de pensamento. Aqui estão alguns passos práticos que você pode seguir:

Invista em fones de ouvido que abafe o ruído

  • Baixe software de bloqueio de sites ou aplicativos para seus dispositivos móveis e computadores;
  • Remova todos os papéis e objetos perdidos dos lugares onde você trabalha;
  • Realize uma limpeza completa em seu quarto, o banheiro, local de estudo e/ou a mesa de trabalho;
    Depois de ter removido toda aquela confusão sensorial, você poderá ficar surpreso com a diferença que esses pequenos passos podem fazer.

Divida suas tarefas

Parece que Henry Ford – primeiro empresário a aplicar a montagem em série de automóveis – já sabia o segredo para se ter mais foco. Ao falar sobre suas linhas de montagem de automóveis icônicos, Ford disse: “Nada é particularmente difícil se você dividir em pequenas partes/tarefas”.

Muitos de nós lutamos com projetos grandes e os definimos como complicados porque não soubemos dividi-los de maneira inteligente. Muitas vezes caímos na armadilha mental de acreditar que é inútil dedicar tempo a uma tarefa se não formos capazes de terminá-la. A maioria dos grandes projetos não pode ser concluído de uma só vez, mas tratamos progressos lentos como um fracassos.

Uma maneira rápida e fácil de atenuar esse problema é seguir o antigo conselho de Henry Ford: dividir a tarefa em etapas pequenas e plausíveis. Dedicar sua mente a essas pequenas tarefas de maneira singular e simplificada o ajudará a melhorar sua concentração. Levará tempo, mas as recompensas podem ser muito satisfatórias. Imagine o quão incrível será a sensação de ultrapassar um enorme projeto da sua lista!

Fale com um especialista

Não tenha vergonha de procurar ajuda. Ninguém conhece hábitos e comportamentos melhor que um terapeuta. Um profissional da área pode ajudá-lo a avaliar sua rotina diária, eliminar padrões que não estão funcionando bem e desenvolver a motivação e a concentração que você precisa para ter sucesso.


Fonte https://www.betterhelp.com/advice/general/why-cant-i-focus/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *