Obesidade, como mudar esta situação?

A obesidade, normalmente se inicia com um acontecimento, uma situação específica. Ocorre algo, como uma mudança de emprego, um estresse no trabalho, a perda de um ente querido, bullying, uma separação e várias outras circunstâncias. Depois do estresse a pessoa começa a engordar. Primeiro vem o pensamento, esse pensamento leva a um sentimento e o sentimento traz consigo ansiedade que te faz começar a comer mais do que precisa. Há também aqueles que são obesos desde bebês, isso porque a mãe passou por situações estressantes na gravidez, o que o levou a ser ansioso/inseguro desde que nasceu.

Nos alimentar é uma necessidade de sobrevivência. Claro, é prazeroso. Desde pequenos aprendemos a nos acalmar com a comida. Quando somos bebês choramos por estar com frio, com calor, entediados, molhados e uma série de outras coisas. Mas, a resposta da mãe frente a isso sempre se resulta em alimento (o famoso mamá). E claro, o bebê se acalma com o ato de sugar.

Quando crescemos continuamos com esse hábito. Tive um dia estressante, mereço comer algo que gosto. Estou ansioso? Quero chocolate. E assim, seguimos com esse hábito inconsciente de comer para nos acalmar. Muitas pessoas, reclamam do efeito sanfona. Conseguem seguir uma dieta, emagrecer, mas depois engordam tudo novamente e até mais. Isso porque o que deve ser mudado em primeiro lugar é o padrão de nossos pensamentos.

Temos que aprender a parar de procurar na comida a alegria que queremos. Isso pode ser encontrado em simples coisas do dia-a-dia. Como dar risadas com um amigo, ver um vídeo engraçado, estar com quem amamos, relaxar uns minutinhos no sofá, ler um livro, dançar…

Nosso peso corporal sempre irá ter alterações. Você pode se pesar todos dias, normalmente os valores serão diferentes. Porém, tem um valor de conforto. Esse valor ideal é aquele onde irá se sentir bem consigo mesmo e ter saúde.

Você não precisa se policiar para o resto da vida, nem viver de dieta para sempre. Mas, pode mudar hábitos. Por que tem que comer frituras e massas todos os dias? Não pode se dedicar em ter hábitos mais saudáveis meio de semana e comer outros alimentos no final de semana? Ou mesmo comer o que gosta num aniversário, mas em quantidade pequena. Nosso corpo não precisa de muita comida para ter energia.

Mudar a direção dos seus pensamentos é o segredo para emagrecer e manter-se assim. Sempre que estiver ansioso, se acalme. Ficar preocupado com alguém vai resolver o problema? Estar ansioso com uma entrevista de emprego vai te ajudar? Vamos olhar mais para dentro, saber quem você é, e sentir-se feliz e satisfeito consigo mesmo.

Quem não está feliz com o peso também não está feliz internamente. Tudo que foge ao equilíbrio faz mal. Essas pessoas têm dois tipos de comportamentos: ou explodem com qualquer coisa, ou só fazem o que os outros querem, e ficam “engolindo sapo”. Acabam se fazendo de vítima com pensamentos negativos como: Está vendo se eu fosse magro ele não fazia isso comigo! Não consigo fazer um exercício! Não tenho ânimo para fazer nada!

Por esses motivos cada vez mais encontramos pessoas que querem emagrecer fazendo terapia. Assim, conseguem se entender e equilibrar melhor suas emoções e mudar a realidade da nossa verdade. O que isso quer dizer? Temos que mudar nossas crenças. Parar de se sentir vítima das situações, das pessoas, parar de se contrariar com tudo. Deixar a vida mais leve e fazer aquilo que te faz bem sem culpa. Comer sem culpa. Se suas emoções estiverem equilibradas você não terá problemas com a balança.

– Dayane Fagundes

2 respostas para “Obesidade, como mudar esta situação?”

  1. Excelente dica sobre emagrecimento, estou precisando de incentivo e muita força de vontade e conseguir encontrar aqui no seu artigo, muito obrigada, vou colcoar em prática e ver se vou conseguir obter os melhores resultados possíveis. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *