O que é terapia cognitiva comportamental

Você sabia que existem diversos tipos de abordagens dentro do universo da psicologia para realizar terapias?

Uma abordagem bastante conhecida é a terapia cognitiva comportamental, ou TCC. Esse método procura trabalhar o momento presente, e tratar alguns aspectos disfuncionais do indivíduo, como a dificuldade em se relacionar, a ansiedade e a depressão.

Então, ficou interessado em saber mais sobre esse tipo de terapia que tem ajudado tantas pessoas a ter uma vida mais harmoniosa? Para te ajudar a obter mais informações acerca do assunto, preparamos um guia completo sobre a TCC!

O que é terapia cognitiva comportamental?

Essa abordagem da terapia procura mudar os pensamentos do indivíduo acerca das suas crenças, que foram desenvolvidas desde a sua infância e estão sendo reafirmadas durante a vida adulta.

A terapia cognitiva atua dessa forma porque a mesma acredita no seguinte: o que causa desconforto ao indivíduo não é necessariamente a situação em si, mas como ele interpreta determinado acontecimento.

Ou seja, é a percepção da pessoa em relação a uma circunstância específica que ocorreu em sua vida, que causa sofrimento e dor a mesma.

Assim, essa terapia objetiva modificar a forma com que o indivíduo sente e vê as diversas situações do seu cotidiano, para que essas não continuem afetando o mesmo de forma negativa.

Como funciona a terapia cognitiva comportamental?

Já que a terapia cognitiva trata as emoções sentidas pelos indivíduos em relação a determinadas situações por meio da mudança do seu sistema de significados, durante a sessão o terapeuta sempre procura observar e analisar quais são as atitudes do paciente diante de circunstâncias específicas.

Assim, a partir dos relatos do paciente, o terapeuta identifica todas as crenças e percepções do indivíduo, e procura trabalhar isso, de forma que ele perceba que existem outras formas de interpretar a mesma situação.

Após o paciente entender que há outras possibilidades de pensamento sobre determinada circunstância, ele conseguirá ter uma vida mais equilibrada e estável, deixando de lado algumas percepções que possam ser destrutivas.

É válido salientar que, a terapia cognitiva comportamental é realizada de forma que o paciente consiga desconstruir as suas interpretações, e encontrar outras alternativas para compreender um mesmo acontecimento, sem que precise da ajuda de um terapeuta posteriormente.

Quais são as técnicas utilizadas na terapia cognitiva comportamental?

Durante a terapia cognitiva comportamental, o terapeuta sempre procura modificar os hábitos do cotidiano do indivíduo, desenvolvendo a sua consciência e seu o controle em relação aos pensamentos do mesmo sobre qualquer situação.

Quem precisa fazer terapia cognitiva comportamental (TCC)?

Qualquer pessoa pode realizar um acompanhamento com um psicólogo e fazer terapia cognitiva, seja homem, mulher, criança ou adulto, desde que tenha algum transtorno mental, ou esteja passando por uma situação difícil.

Recomendamos que pessoas que tenham crise de pânico, depressão, ansiedade, e fobia social procure realizar o TCC, afinal esse tipo de terapia trabalha as funções cognitivas do cérebro.

Então, se você apresenta algum desses problemas, não deixe de tratá-lo com um profissional, para que possa conseguir ter uma vida mais tranquila e harmoniosa.

comecar terapia

Um comentário em “O que é terapia cognitiva comportamental”

  1. Olá, sou Fabiana, trabalho como confeiteira , adoro meu trabalho, mas tenho fobia social, tenho muita vergonha de sair na rua, parece que todos estão me olhando , falando de mim, devido a estar um pouco acima do peso, e principalmente por causa de meus cabelos que após uma cirurgia caíram muito e me sinto uma pessoa horrível. O que me dizem??

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *