Mindfulness: conheça os benefícios da atenção plena

Quantas vezes você reserva um tempo do seu dia para praticar a atenção plena? Se a resposta for zero, está na hora de entender a importância do Mindfulness. Mas antes disso, vale a pena compreender esse termo e o que ele significa para manter seu lado emocional equilibrado.

O conceito se refere basicamente em ter a consciência do próprio corpo, sentimentos, mente e pensamentos. Seu objetivo é proporcionar um estado de paz e tranquilidade para quem o pratica.

Além disso, o Mindfulness contribui para melhorar a concentração em diversos casos. Um exemplo simples é: quando você está conversando com alguém, mas deixa de prestar atenção nele e pensamentos aleatórios invadem sua mente. É nessa parte que ele pode agir também.

Como funciona?

Você pode cultivar esse hábito por meio de técnicas, exercícios para se fazer sentado, uso da meditação em movimento, caminhando ou em pé. Existe uma infinidade de possibilidades para transformar esse método em uma rotina saudável.

Uma alternativa para começar é misturando a prática da meditação com outras tarefas, por exemplo, com esportes e yoga. Sempre lembrando de dar breves pausas na vida cotidiana e sentir esses momentos com calma.

Na hora da meditação, preste atenção no ambiente que está ao seu redor, no agora e na sua respiração também. O Mindfulness exige que o indivíduo se mantenha aberto às mudanças, pois com o tempo a prática requer resiliência, conscientização e observação da própria mente.

Curiosidades sobre o Mindfulness

A prática do Mindfulness pode ser considerada também como um fenômeno social transformador. Mas por que a atenção plena recebe esse tratamento?

  • Qualquer pessoa pode realizar a atividade. Todos podem se beneficiar e ainda é de fácil aprendizado;
  • O Mindfulness é um estilo de vida porque traz consciência e atenção em tudo o que está em sua volta;
  • A atenção plena tem o poder de trazer respostas mais assertivas e resilientes, a respeito de situações que atingem o indivíduo;
  • Uma prática que reconhece e cultiva o melhor de cada ser humano, respeitando as características e particularidades.

Como começar?

Um dos elementos centrais para começar o Mindfulness é o seu corpo. Isso envolve um bom tempo para observar onde você se encontra, o que está acontecendo no presente.

Ao identificar esse primeiro passo, você pode seguir as dicas abaixo para realizar a primeira atenção plena da sua vida:

  • Escolha um local que tenha um assento estável, não vale ficar desconfortável nesse momento;
  • Ou você pode também sentar numa almofada no chão, cruzando as pernas na sua frente;
  • Tente deixar a parte superior do seu corpo o mais relaxada possível;
  • Em seguida, posicione suas mãos na parte superior das pernas;
  • Não é necessário fechar os olhos na hora da meditação. Mas você pode abaixar um pouco as pálpebras se for  para aproveitar mais dessa experiência;
  • Quando a sua postura estiver confortável, sinta a respiração. Respire e expire profundamente.

Posso complementar o Mindfulness com o quê?

O significado do Mindfulness já sugere uma vida plena e mais feliz. Contudo, se você perceber que sua saúde mental precisa de um apoio extra, pode recorrer à terapia online.

Esse serviço pode ser realizado a qualquer momento e do lugar que o paciente estiver, sem precisar se locomover para ir numa consulta. O indicado é que você conte com a orientação de um psicólogo, o profissional responsável para aplicar a psicoterapia.

comecar terapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *