Conheça as principais doenças psicológicas

Nos dias de hoje há muita pressão e estresse na rotina das pessoas, o que eleva as chances de as mesmas desenvolverem doenças psicológicas. Por isso, os distúrbios psicológicos são problemas que estão cada vez mais comuns.

No entanto, muitas pessoas não levam a sério, o que acaba desenvolvendo ainda mais o problema. Assim, em situações como essa, recomendamos que você procure a ajuda de um profissional para fazer um tratamento terapêutico.

Diante de tantas informações, ficou interessado em saber quais são as principais doenças psicológicas que tem acometido boa parte da população? Confira a nossa matéria, pois separamos os distúrbios psicológicos mais comuns.

Transtorno obsessivo compulsivo

O TOC é uma síndrome psicológica que faz o indivíduo ter atitudes repetitivas devido a pensamentos negativos que tomam conta da pessoa, sem que a mesma consiga empata-los.

Esses movimentos repetitivos são denominados de compulsão, e possuem um padrão determinado pelo próprio indivíduo que possui o transtorno obsessivo compulsivo.

Normalmente as pessoas que possuem o TOC acreditam que se não fizerem esse ritual de repetição, algo horrível possa vir a acontecer, por isso elas continuam fazendo.

Bipolaridade

Uma pessoa detentora desse distúrbio psicológico tem episódios de muita alegria, e logo depois possui sensações de extrema tristeza.

No entanto, quando ela não está passando por situações como essa, a pessoa tem momentos de normalidade.

Por isso, os indivíduos bipolares são conhecidos por terem alterações constantes de humor, e por estarem em um momento extremamente alegres, e logo depois estarem sentindo muita tristeza.

Anorexia

A anorexia é um dos principais transtornos alimentares. A pessoa que possui essa doença psicológica tende a se perceber gorda, mesmo estando magra, o que leva a mesma a ter atitudes extremas para alcançar a magreza.

Essa síndrome deve logo ser tratada, pois pode levar a um sério quadro de desnutrição, e até mesmo a morte.

Depressão

As pessoas depressivas tendem a não sentir nenhum sentimento, como se fosse um vazio. Além disso, o quadro de depressão faz com que o indivíduo não tenha vontade de fazer nada, possua baixa autoestima, e nenhum momento de felicidade, por mais que o mesmo seja bastante alegre.

Essa síndrome psicológica é uma das mais graves aqui citadas, e quando diagnosticada, deve ser imediatamente tratada juntamente com um profissional.

Esquizofrenia

Uma pessoa que sofre de esquizofrenia possui alucinações, e por isso não tem o discernimento do que é a realidade, e do que é criado pela sua mente, e são irreais.

Por conta disso, o indivíduo esquizofrênico tende a ter episódios de surtos psicóticos, o que pode levar a acontecimentos graves, pois o mesmo não possui controle em relação aos seus pensamentos. 

Transtorno da personalidade bordeline

O indivíduo que possui esse transtorno tende a ter atitudes impulsivas, e a ser muito instável, de forma a considerar que em um momento as pessoas ao seu redor são alegres e divertidas, e no outro achá-las desinteressantes.

Além disso, ele costuma ter muito medo de ficar sozinho, e por isso possui atitudes desequilibradas para livrar-se do abandono.

Sem falar que, para ele as situações do dia a dia são consideradas extremas: ou são maravilhosas, ou são desastrosas, de forma a nunca ser meio termo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *