Como é ter um transtorno de ansiedade generalizada?

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é definido por sintomas que persistem no indivíduo, através de um estado emocional duradouro de preocupação, apreensão e de sintomas físicos, como tensão muscular.

Neste estado o doente permanece a maior parte do tempo tendo sua mente dominada por pensamentos negativos, devidos a conexões neurais reguladoras das vias do medo no sistema nervoso central do indivíduo.

Algumas pessoas possuem em sua personalidade predisposição para desencadear esta patologia, pois possuem tendência a serem mais preocupadas e mais negativas.

Pensam com frequência nas piores hipóteses possíveis e tendem a remoer os pensamentos e emoções negativos.

Pessoas com estas características de personalidade frequentemente podem apresentar o transtorno de ansiedade generalizada em algum momento de suas vidas.

O transtorno de ansiedade generalizada também acarreta muitos prejuízos na performance mental do paciente.

Dificultando a capacidade de manter a concentração, pois sua atenção voluntária (consciente) tende a estar diminuída e a atenção espontânea (inconsciente), ligada ao estado de alerta do corpo, fica muito mais intensa.

Isto dificulta  a capacidade do paciente manter o foco por muito tempo durante uma atividade que exija esforço mental. Sendo distraído por pequenos eventos ao seu redor que o deixam em estado de alerta e preocupação, fazendo assim que muitas vezes não consigam concluir suas atividades.

Este sintoma faz com que o indivíduo tenha rendimento abaixo do seu potencial, que pode acarretar muitos outros prejuízos no seu estado emocional.

Aproximadamente 5% da população mundial são afetados por este transtorno, e no Brasil alguns estudos indicam que este número seja maior.

Estamos em um país em que a população se enquadra entre os mais ansiosos do mundo.

Muitos pacientes com transtorno de ansiedade generalizada não procuram tratamento diretamente com um psicólogo e psiquiatra, acabam procurando outras especialidades médicas devido os sintomas físicos presentes, como:

  • falta de ar;
  • palpitações;
  • tremores;
  • queixas intestinais e urinárias;
  • dores de cabeça;
  • dores na coluna vertebral.

É fundamental, para o tratamento adequado, que a pessoa que se identifique com estes sintomas físicos e emocionais, procure ajuda de um psicólogo e de um psiquiatra para diagnosticar o quadro e verificar se existem outras doenças psiquiátricas concomitantes, como a sindrome do pânico ou a depressão.

Já que os componentes genéticos desta última se assemelham muito aos do TAG.

Sendo assim, exige-se que sejam consideradas, em conjunto, todas as patologias para melhor diagnóstico do paciente e melhor resultado do tratamento.

O tratamento dos transtornos de ansiedade é coadjuvante ao tratamento de doenças físicas do indivíduo, já que estes pacientes tendem a ter doenças físicas como gastrointestinais, cardíacas e fibromialgia, dentre outras.

 

Dra. Vivian Di Croce
Terapeuta Falafreud

FalaFreud é o melhor caminho para a terapia de forma fácil, acessível e conveniente para aqueles que procuram uma vida melhor. Você pode se conectar com um terapeuta do conforto e privacidade da sua casa usando o seu smartphone, baixe o nosso aplicativo em http://www.falafreud.com/ e converse hoje mesmo com um terapeuta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *