Como ajudar alguém com depressão

Como ajudar alguém com depressão

Você sabia que mais de 300 milhões de pessoas no mundo vivem com depressão? Os números divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram a necessidade cada vez maior de olhar para a doença com a seriedade que ela exige e buscar entender como ajudar este indivíduo, que pode ser um amigo, um colega de trabalho, um membro da família, etc.

Antes de mais nada, é importante salientar a necessidade de buscar ajuda profissional para comprovar que a pessoa está mesmo com depressão. Isso porque, muitos confundem a depressão com uma tristeza. Em ambos os casos estes indivíduos precisam de ajuda, porém, no caso da depressão, os métodos são diferentes.

Como saber se a pessoa tem mesmo depressão

Veja a seguir alguns dos principais sintomas de depressão que podem ajudar a identificar a doença.

    • Pouco interesse em qualquer coisa (até mesmo coisas que antes eram consideradas interessantes para aquela pessoa)
    • Sentimento de vazio e/ou desesperança
    • Choro sem motivo aparente
    • Frequentes explosões de raiva, irritabilidade ou frustração, mesmo por motivos pequenos
    • Cansaço frequente e falta de energia
    • Sentimentos de inutilidade e/ou culpa
    • Problemas para concentrar-se ou lembrar de alguma coisa
    • Alteração no apetite (aumento ou diminuição)
    • Ganho ou perda de peso
  • Pensamentos frequentes de morte ou suicídio (nos casos mais sérios)

Perceba se a pessoa em questão tem pelo menos três destes sintomas, porém, caso você acredite que sim, é importante ser cuidadoso na abordagem que fará com a pessoa. Ela pode não querer divulgar isto para todos ou até mesmo não saber que está com depressão. Por isso é muito importante procurar ajuda de um profissional da área que comprovará este diagnóstico.

Se quiser tirar mais dúvidas, você pode pedir que a pessoa faça um teste preparado pelos nossos terapeutas para avaliar se está com depressão.(https://www.falafreud.com/blog/terapia/teste-de-depressao/)

Depois de diagnosticado, existem alguns cuidados e atitudes que vão ajudar a minimizar o sofrimento da pessoa. Veja a seguir.

1. Lembre a pessoa que ela é amada e merecedora de amor

A depressão pode fazer com que a pessoa se sinta completamente sem valor e por vezes pense que é um fardo para aqueles que a amam. Sendo assim, é muito importante deixar claro o valor daquela pessoa na sua vida. Lembre-a regularmente que você a valoriza e use gestos bondosos e positivos que farão com que ela se sinta amada. Não pense apenas no que você gostaria que fizessem por você, mas sim, o que você acha que aquela pessoa gostaria de receber.

Se você tiver dificuldade em descobrir o que dizer, comece com frases simples, mas que podem ser tudo que aquela pessoa precisa ouvir naquele momento, como por exemplo:

”Estou aqui com você.”
“Eu me importo com você”
“Você é forte.”
“Você é muito importante para mim”
“A depressão é uma doença e ela tem tratamento”
“Não é sua culpa estar se sentindo assim”
“Você pode superar isso”

Lembre-se de ser paciente e empático para não reforçar alguma crença que a pessoa possa ter de ser um fardo ou um peso para os amigos e familiares. Se ela fizer algo que lhe incomode, tente não reagir de uma forma negativa que possa piorar a depressão.

2. Tenha cuidado ao sugerir que a pessoa está com depressão

É muito importante orientar a pessoa a procurar uma ajuda profissional neste momento difícil, porém, isso precisa ser feito com cuidado e de forma delicada. Se você disser a pessoa que ela “precisa” de terapia ou forçá-la a ir a uma consulta terapêutica, ela pode acabar ficando ofendida e se recusar a buscar ajuda.

Quando for propor que ela procure um profissional da área, tente mostrar que desta forma ela terá uma enorme melhora na qualidade de vida e que ela merece isso. Mostre que você está dizendo isso porque se importa e está tentando ajudá-la a viver uma vida mais feliz.

3. Ajude a pessoa a ser manter ativa

A depressão faz com que a pessoa se sinta sem energia e sempre cansada, tirando sua vontade de fazer atividades ou sair de casa. E este comportamento pode ser muito prejudicial no tratamento da depressão. Por isso, para ajudar a pessoa a melhorar seus sintomas e recuperar a energia, convide-a para sair ou se exercitar. As atividades em que você se envolve também podem se tornar parte da rotina dela. Além disso, manter as conexões sociais também é importante na luta contra a depressão.

4. Cuide-se você também

Para poder ajudar alguém, primeiro você precisa estar bem com você mesmo. Para isso, nada melhor do que estar emocionalmente saudável. Isso te ajudará a resistir a qualquer estresse que possa se acumular enquanto ajuda o outro a lidar com a depressão. Veja as dicas dos nossos terapeutas para melhorar sua saúde emocional (https://www.falafreud.com/blog/terapia/5-maneiras-de-melhorar-sua-saude-mental/)

FalaFreud é o melhor caminho para a terapia de forma fácil, acessível e conveniente para aqueles que procuram uma vida melhor. Você pode se conectar com um terapeuta do conforto e privacidade da sua casa usando o seu smartphone, baixe o nosso aplicativo em http://www.falafreud.com/ e converse hoje mesmo com um terapeuta.

Gostou deste conteúdo e quer ler mais sobre Terapia ? Acesse o Blog do FalaFreud e leia nosso conteúdo feito por nossos especialistas para você !

comecar terapia

51 comentários em “Como ajudar alguém com depressão”

  1. Minha filha não acredita que tenho depressão.Eu tomo remédio faz 12 Anos e tudo que tenho é cobrança porque não sou mais a mesma e não consigo ter a mesma energia p cuidar dos netos(12 e 6 anos)Escutar que não faço nada p melhorar já me fez querer morrer.

    1. Nossa querida! Que triste! Eu perdi minha Mãe ela tinha 57 anos.. tbem falávamos q ela não tinha nada.. até q um dia ela desmaiou e nunca mais acordou! Um recado p sua filha, ajude sua mãe.. ela vai te fazer muita falta depois!

    2. Já de vc reconhecer que tem depressão é meio tratamento vc vai conseguir sair dessa Seja feliz vai fazer as coisas que te faz feliz ,recado pra sua filha :não é assim que ajuda uma pessoa com depressão procure estudar ou conversar com profissionais na área pra vc ajudar sua mãe. Sejam felizes Deus ama cada filho seu.

    3. Ela não não tem noçao do q e viver com essa doença ! Adquiri também ha mais ou menos 13 anos devido as tantas pressõs da vida desda infancia … ela desecadeou depois dos 35 anos devido a muita pressão em varias areas da vida ! E nao é naaada facil pra aer simplificada principalmente por pelos filhos q demos a vida … meus filhos ainda tem 10 a menor e 15 o menor sao maravilhosos comigo ! Meu esposo já foi muito ante esposo comigo não entendia e dizia q se eu quizesse mesmo ficaria boa num piscar de olhos ! Até ele se sentir com sitomas tmbém e me entender melhor… Jesus é conosco minha querida com certeza ele sempre está aos nossos cuidados ! Fica na Graça e paz do Senhor Jesus ! Amém !!! 😘😘

    4. Querida não fique assim,é ruim quando a pessoa que a gente conta não acredita, mas deixe que Deus toma de conta, tbem tomo medicamentos desde 2003 a gente ouve piadinhas isso nos abala ou seja parece que mesmo sem querer nossos ouvidos são de ouvir mas o lado negativo é incrível mas faz parte da doença, no início meu marido não entendia,falava que eu fazia showzinho,até ele conversar com meu psiquiatra,hoje mudou totalmente é sempre preocupado comigo,isso ajuda bastante.

    5. Infelizmente nem todo mundo entendi ou consegue ver o que a depressão faz Ednéia. Hoje estou passando uma situação parecida , minha mãe esta com depressão e me pede ajuda mas eu não sei o que fazer , não sei como agir .
      Faço o possível para deixar ela bem , mas n tenho um retorno nada agrada ou deixa ela feliz, ela esta esquecendo que somos filhos isso me deixa péssima, pq parece ser tudo em vão procuro não me abalar pq eu sei que ela precisa de mim.
      Então no seu caso, vou dizer o que eu falo para ela vc é uma mulher muito importante , sem duvida linda e especial para muitas pessoas, n deixe que esse nada te preencha procure o amor fora da sua casa , quando digo isso me refiro a doar carinho e atenção a crianças e idosos que vc nem conhece. Eu alimento minha alma assim , de sorrisos sincero e olhares brilhantes isso faz tão bem.
      Sua filha te ama , mas ela ainda n descobriu isso .

    6. Ednéia Néri, pense bem , não é obrigação sua cuidar de netos a obrigação é da mãe das crianças , faça como a minha irmã fez , depois que ela parou de cuidar de netos ela sarou e se curou totalmente da depressão.

    7. bom dia dona Edneia Neri, conheço caso parecidos com seu, que ficaram curadas por terem feito mudanças de vida, nao seria esse seu caso? pela sua idade ja nao é pra senhora nao estar cuidando de neto mais, a senhora tem que ter tempo para senhora, nao sei qual e o seu estilo de vida, a senhora deve procurar e prarticar algo que lhe descontraia, como: passear final de semana em praias, parques, cinemas, fazer coisas diferentes do seu cotidiano. tenho certeza que conhecendo outras pessoas a senhora vai o ponto de vista diferente do que a senhora tem. espero ter ajudado. Aqui fala um pessoa que passou 10 anos com depressao, e fez de tudo para se libertar desse mal e consegui….Graças a deus- se quizer compartilhar estou aqui, espero poder ajudar!

    8. Sou autor de dois livros de psicologia e auto-ajuda. Não tenho interesse algum que não seja o de servir ao semelhante. Conte sempre comigo.

  2. Eu tive depressão (ansiedade e pânico), e nem eu mesma queria reconhecer até chegar ao ponto de ficar de cama e não conseguir respirar. Isso após falecimento de minha vizinha, a quem acompanhei em suas últimas horas. A depressão deu início quando me separei dos meus filhos (separei-me do marido e minha mãe (que era muito incompreensíva, dominadira) me expulsou de seu quintal.). O que tenho a dizer a vc é que só vc é responsável pelo seu tratamento, seu bem-estar e sua felicidade através de sua escolha. Escolha ser positiva e automaticamente atrairá TD o que é bom. Às vezes parecerá que o seu corpo pesa toneladas. Mas tenha muita fé. Fale com Deus e ele te dará esta força. Deus a abençoe e que encontrei realmente o caminho para a sua felicidade. Olhe para o céu, o sol, a lua, as estrelas, sinta a brisa de um amanhecer, tudo tem vida própria. É vc TB.

  3. Faço tratamento pra disturbio do panico á 10 anos….fiquei assim qdo estava de dieta de um parto que tive, e meu filho do meio na época, se acidentou entrando embaixo de um carro e vi muito sangue, o barulho da pancada eu escutei tudo, eu estava com o recém nascido no colo quando corri pra ver, e me deparei com o outro filho embaixo do carro, depois disso até hj trato desse problema, já passei por várias medicações e tô me sentindo muito bem, nada melhor que se ocupar pra melhorar, comecei estudar, terminei ensino médio, comecei costurar, pintar, estar no meio dos alunos da minha sala, trocar ideias pra mim foi muito Bom.Mas ainda tô esperando o tempo pra me libertar de vez das medicações.
    Mas é horrível isso….passei por crises de choro, ansiedade, medo, falta de apetite, emagreci tbm na época, não foi fácil, com a medicação passei a dormir 12 hrs por dia e o recém nascido ficou por conta do meu esposo, até alguns serviços da casa que eu não conseguia fazer,meu esposo ou filha que faziam pra mim, mas graças a Deus, hj estou bem.😃

  4. Eu sei q tenho depressão, mas na minha casa ninguém acredita, muitas vezes eu ouço ela tá e com preguiça, aí a dor aumenta, a vontade de ficar só e deitada em um quarto escuro, de não ver ninguém, até mesmo um banho e doloroso, o q ainda me faz levantar são os meus netos, q ainda não me cobram muito só um pouco de atenção, estou viva ainda por causa deles😢😢😴😴😴😴tudo q eu queria era só dormir.

    1. Que triste isso, peça socorro por favor, tire forças, pense em você e não sinta culpada por isso, e faça o tratamento correto, não desista, quando tive fui às vezes à igreja, foi bom demais, Deus a abençoe, você vai ficar boa.acredite nisso, Deus manda anjos nessa hora.

  5. Meu filho tem apenas 17, desde que entrou na adolescência percebi que não ria mais, que não tinha desejo ou vontade pra nada, engordou muito. Só fui cair na real depois que ele repetiu a 1 série do ensino médio pela segunda vez, ele me confessou graças a Deus que sentiam alguns sintomas da depressão, hoje estamos juntos lutando contra esse mal, e o amor que sempre senti pelo meu filho só aumenta e tenho muita fé que ele vai sair dessa.

  6. Tenho depressão há 16 anos, ninguém da família se importa, já não sei mais o que fazer como agir, não quero mais viver com filhos e marido,se tiver q continuar a conviver com eles vou acabar S estou muito cansada… Estou fazendo HD há quase 6 meses,os cids são de bipolar e borderline… Mas cada dia está pior.

  7. Eu só queria que parasse de doer, que por uma passe de mágica certos pensamentos não existissem mais . Não dá pra conviver com pessoas q não olham no seu olho e te faz sentir aquecida
    É tudo tão frio e sem vida . De repente o mundo ficou em preto e branco para mim .

    1. Peça forças a Deus e procure ajuda psicológica e de amigos. Procure conversar com alguém que goste e que seja de sua confiança. Que Deus lhe proteja e lhe abençoe
      Confie em Deus que vc vai melhorar. Um abraço.

    2. Não gosto de nenhum tipo de sofrimento humano. Por favor entre em contato. O tratamento que utilizo é diferenciado. Sou autor de dois livros de psicologia e autoajuda. Gostaria muito de trabalharmos juntos para a conquista da sua serenidade e da alegria.

  8. Sinto muito cansaço é falta de vontade de fazer tudo…Só faço msm no último min. Cuidei de pai anos das minha vida que faleceu a dois anos com mal de Alzheimer e Parkinson. Minha sogra se suicidou a 15 anos .Desde de então meu marido entrou na depressão e as vezes surta. Só pra terminar tiver que carregar todos nas costas sozinha PASSEI por vários problemas com a saúde de todos por fiz minha filha que só tem 16 anos.Também sofre com esse câncer que dá na alma é tentou suicídio duas vezes . Só quero morrer…

    1. Joelma, que Deus renove as suas forças e derrame a unção da cura sobre vc e sua família. Creia q Deus tem poder pra mudar essa história, mas não deixe de procurar ajuda médica. Também tenho uma filha de 16 anos em tratamento e já posso ver o agir de Deus no progresso do tratamento dela. Vc é uma guerreira por ter enfrentado tantos problemas e segurado tantas barras e ainda estar de pé. Procure ajuda! Cuide-se! É preciso estar bem pra ajudar o seu marido e filha. Desejo força pra você. Sempre q estiver orando pela minha família, lembrarei de orar pela sua. Fique em paz.

      1. Sei que é muito difícil, TB já fiz tratamento, e o que não deixo é ninguém me deixar pra baixo, xô coisa Ruim, é muito amor no coração, Que Deus te dê muita força e mande anjos pra vc saber o melhor a fazer.

    2. Deus lhe proteja minha querida. Continue tendo essa força, continue sendo essa pessoa que ajuda aos outros, aos seus familiares. Vc está no caminho certo, Deus está contigo e ele vê todas as suas lutas. Nada que vc faz pra ajudar é em vão. Procure conversar com alguém de sua confiança. Um abraço. Que Deus te abençoe e te proteja.

  9. Eu tenho depressão e crise de pânico ,tudo isso por causa de cobranças do meu sócio e família ,me senti invadida por um sentimento de culpa ,por não conseguir dar conta de tanta coisa do dia a dia ,sofri acedios de todas as formas o que me levou ao pânico .até que tive uma crise de labirintite e fiquei 30 dias de cama cheguei ao fundo do poço .Onde não conseguia ser mais a pessoa que eu era a doença parece não querer mais sair de mim e me sinto limitada a algumas funções até mesmo em dirigir ,mesmo depois de meses que adoeci ,entrei em Depressão pois nem minha família nem meu sócio entendeu o que eu estava sentindo até que surtei e sumi de casa na ânsia de sair daquele local que me dava tanta angústia .Faço terapia não tomo remédio ainda ,tento levantar todos os dias pois sei que está doença não tem cura mais podemos conviver com ela !!! Só sei que Deus e que nos acalma e levanta todos os dias …

  10. Há 6 anos sofro de depressão, síndrome da neurose e transtorno bipolar, sou usuário de medicação taja preta e ainda faço terapia toda semana, mas digo para vcs que tem duas que tudo fica0 nego e nada para mim tem graça mas em outros me sinto muito bem. Aí me pergunto, como entender essa situação?

  11. Acho que minha mãe está com depressão. Ela consultou e os remédios passado pelos médicos e para pessoas depressivas. Ela não dorme nada a noite e fica o dia td com muita bandeza nas pernas e na cabeça e muito desanimada eu ñ sei o que fazer. Ela toma chás e não resolve nada

    1. Se ela não dorme é pq não está tomando o remédio direito, fale com muito cuidado, ela pode sentir .hora tristeza e incompreensão e nem ela mesma gosta de estar assim, às vezes agressiva, converse devagar e com carinho, Que Deus abençoe e te luz para ajudar vcs.

    2. bom dia rose tente mudar os habitos dela leve para passear para corpo, pois corpo em movimento vai fazer ela ficar cansada air entao ela vai poder dormir melhor, desenvolva atividades que nao fazia, leve-a para praia, zoologico, cinema.

    1. Pois faça isso em uma imaginação, deite-se, relaxe, ouça música boi e acredite estar num lugar maravilhoso, não deixe nada te derrubar, vc é superior a tudo isso. Peça pra Deus te mandar um anjo. Ele é maravilhoso, mas não deixe de fazer o tratamento pra colocar os fiozinhos TDS no lugar, ok? TD de bom

  12. Estou me sentindo MT mal a um bom tempo MT tristeza a cada dia me afasto mais das pessoas,tem dias que estou bem e outros com vontade de sumir, MT angústia, tenho me esforçado,para seguir em frente,mas está cada dia mais difícil ,tem dias que tenho vontade de morrer,MT pressão está tudo ruim não consigo mais sorrir minha vida se tornou vazia sem graça,estou me sentindo perdida em meio a multidão, não sei o que fazer

  13. É isso eu tenho uma pessoa da família q tem o toc com ansiedade e ja foi comprovado q tudo isso juntos causa uma grande depressão entao eu ajudo da melhor forma q posso nunca chamo de doente e nao maltrato de forma alguma digo q amo mesmo qndo se encontra irritado e pesquiso sobre a doença tengo amigos se tratando q também me ajudam mais o pior q essa pessoa não q adimitir a doença .

  14. Minha namorada tem 90% desses itens :/ Eu estou com medo, não sei mais o que fazer. Eu só queria ver ela bem, ela é tudo para mim. Me sinto inútil por não conseguir fazer nada.

  15. É incrível como esse mal afeta a vida das pessoas. Estou pesquisando para entender isso mais profundamente pq tenho uma amiga que constantemente vive com depressão. Vejo nesses depoimentos que isso é muito sério e tem muitas formas de tratamento. Mas, um ponto importante que acho que seja também o início de uma saída da depressão, é nós que estamos de fora dar “muito AMOR para essas pessoas”. Digo o amor , não o carnal, mas o amor que com o aconchego de dizer quero ti ouvir, conte comigo, estou aqui, quer chorar – chore, o abraço, as palavras bondosas, as palavras que estimulam o melhor das pessoas, e por aí vai. Tudo que expressa o coração da gente, deve ajudar muiitto. Acho que vou começar por aí. Não dá pra ser indiferente com as pessoas que estão presentes em nosso caminho. Deixo aqui, um abraço apertado a todos que sofrem desse mal. Deus os abençõem.

  16. Meu amigo está com depressão mas não quer a procurar ajuda profissional porque não quer mais uma pessoa dizendo o que ele deve fazer , ele ainda desabafa comigo pelo WhatsApp porque pessoalmente provavelmente nao falaria, ontem me disse que está piorando que senti vontade de ficar deitado , ainda não fez isso por conta da mãe dele e de Deus .
    Quero tanto ajudá-lo

  17. Sofro com isso há quase 15 anos. Ninguém me apoia. Minha mãe só pergunta se eu vou na psicóloga, mas não pergunta como foi, não para por 5 minutos pra perguntar como foi o meu dia. Sempre quis sair pra almoçar ou tomar um sorvete, mas nada acontece. Só escuto: “Não fica assim”, “deixa de preguiça”, “você tem que ajudar sua mãe”, “só fica nesse quarto”, “você tem que sair”, “você só vive trancada”, “deixa disso”……
    Tento puxar assunto com assunto bobos, mas não vejo interesse de ninguém. Às vezes, fico só parada do lado de alguém, quase gritando por socorro…
    É muito ruim não ter o apoio nem da família.

  18. Minha namorada está com depressão e resolví pesquisar sobre o assunto e de como poder ajuda la.
    Obrigada pelo post!
    Quem quiser uma amiga,uma ajuda,estarei pronta para ajudar.
    É só me chamar.

  19. Isso mesmo parece no começo da depressão que tudo está em preto e branco. Sem graça e sem vida. E daí passei a não dormir direito. Ficava contando carneirinhos pra ver se o sono voltava. Quando não voltava remexia na cama pra la e pra ca. Então eu levantava no meio da madrugada e ia limpar os armários da minha cozinha.. E chorar. Kkkkkkk

  20. Meu sobrinho está com depressão, a mãe dela não faz nada e padrasto não fala mais com ele, pq acha que ele não quer nada com a vida não quer trabalhar pra ajudar em casa fica colocando ele pra fora de casa e ele só fica falando em morte que quer morrer que não tem mais vontade de viver. Que sente muita dor.

  21. Oi Estou grávida de nove meses e descobri que meu marido está com depressão.Não sei o que fazer.Trabalho mt não tenho mt tempo pra dar a ele é fico me sentindo culpada por isso.Quero ajudar mais não sei como.Falei para nós irmos a um consulta ele não quer ir.O que posso fazer?Preciso dele agora e sei que ele precisa mais ainda de mim.Nossa casa que antes era tão alegre já não tem essa harmonia.Me ajudem a ajudá-lo por favor.Estou me perdendo tbm e queria somente que a pessoa que amo ficasse bem. Como faço ele buscar tratamento???

  22. Eu estou passando por um momento delicado demais. Minha mãe está num quadro depressivo muito forte onde me sinto culpada e ao mesmo tempo não me sinto culpada. Ela é uma mulher evangélica muito fervorosa e eu sou lésbica, tentei ficar em paz em casa mas brigavamos muito por conta dessa aceitação, resolvi sair de casa e desde então ela tem crises de choro, se isola de todos, não tem mais prazer em sair e etc… Tenho 27 anos mas confesso que não sei o que fazer para melhorar nossa relação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *