Como a tecnologia afeta a saúde mental das pessoas?

Você acessa os seus dispositivos móveis a todo momento? Esse comportamento é bastante comum atualmente e o uso inadequado de tecnologias tem causado diversos malefícios para a saúde mental das pessoas. 

Por mais que a tecnologia proporcione vários benefícios, como conectar pessoas que estão à longa distância ou disponibilizar informações de forma fácil e rápida, esse recurso pode gerar sérios problemas psicológicos se for usado de forma excessiva.

Portanto a tecnologia pode afetar sim a saúde mental das pessoas e, por isso, é necessário tomar bastante cuidado para utilizá-la da forma correta, de modo que essa proporcione apenas benefícios para a sua saúde. 

Pensando nisso, neste post listaremos os principais problemas gerados pela utilização incorreta da tecnologia e como essa pode influenciar e provocar danos à saúde mental das pessoas. Então continue acompanhando o texto! 

Depressão

O uso de tecnologia em excesso pode levar ao desenvolvimento da depressão, já que muitas vezes as pessoas deixam de lado a vida pessoal e profissional para focar somente no mundo virtual, de forma a tentar esquecer a realidade. Esse afastamento da vida real pode gerar muitos problemas psicológicos, como a depressão. 

Além disso, muitas pessoas mostram nas redes sociais apenas uma vida perfeita, como se essa fosse a realidade, o que gera frustrações em outros indivíduos. Esse compartilhamento de “vidas perfeitas” pode levar à comparação social e gerar sentimentos negativos. 

Estresse

A sensação de querer estar sempre disponível para os amigos e colegas de trabalho pode gerar bastante estresse. Por isso é muito importante saber que a internet é apenas um recurso social e que não podemos ser regidos pela mesma.

A ideia de que é necessário estar sempre disponível pode gerar problemas psicológicos e sensações ruins, como o estresse

Ansiedade

Você já checou o seu celular a todo momento para saber de continham novas notificações em seu perfil do Facebook ou no Whatssap? Isso pode gerar alguns distúrbios psicológicos como a ansiedade.

O problema de ansiedade é bastante vinculado ao uso incorreto de tecnologias, principalmente a utilização em excesso das redes sociais. O número de curtidas de uma foto ou as notificações de mensagens instantâneas são fatores desencadeadores da ansiedade

Por isso é preciso saber utilizar a tecnologia a seu favor, deixando de lado todos os malefícios que a mesma pode provocar para a saúde mental das pessoas. Em casos de dependência o ideal é procurar ajuda médica e realizar tratamentos psicológicos.

Baixa autoestima

A internet é um meio social no qual pode gerar bastante comparação social, principalmente por conta do compartilhamento de fotos relacionadas à uma vida perfeita. 

Portanto, fotos de corpos esbeltos que muitas vezes são alterados com o uso de photoshop, de ostentação em viagens e de um cotidiano glamouroso podem fazer com que as outras pessoas se sintam mal de modo a afetar a sua autoestima.

Em casos mais sérios é crucial buscar ajuda de profissionais qualificados, como acompanhamento terapêutico. Uma excelente opção é realizar terapia online com psicológicos especializados no assunto! Então não deixe de procurar auxílio para tratar qualquer distúrbio mental gerado pelo uso inadequado de tecnologia. 

2 COMENTÁRIOS

  1. Pelo menos o problema da comparação com as pessoas “felizes”nas redes sociais eu aprendi a não ter, mas o problema sobre as expectativas em mensagens recebidas eu acho bem chato, apesar que já consegui superar em boa parte os vícios nas redes sociais, não deixo mais isso controlar a minha vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui