Aprenda a solucionar seus problemas

Quando estamos sofrendo com algum problema, seja ele um problema de relacionamento, de saúde, ou quando a autoestima está baixa, quando nada parece dar certo, ou não ter solução em vista, o que fazemos? Confira no Blog do FalaFreud como Aprenda a solucionar seus problemas.

Quando estamos sofrendo com algum problema, seja ele um problema de relacionamento, de saúde, ou quando a autoestima está baixa, quando nada parece dar certo, ou não ter solução em vista, o que fazemos?

Buscamos soluções e respostas através da atividade da mente, da análise de experiências passadas, do conhecimento que adquirimos de nossa história, ou mesmo da história dos nossos pais e antepassados.

Tudo isso é o intelecto querendo resolver os problemas.

Mas o intelecto não dispõe dos recursos para resolver problemas, ele só pode movê-los.

E movê-los não resolve problemas.

Quando nos acontece um problema o intelecto sempre busca alguém ou alguma coisa para culpar. Persistimos em procurar fora de nós a origem dos nossos problemas. Porém, não melhoramos nada com isso, não é necessário reviver sofrimento, não importa saber o porquê do problema, de quem é a culpa, ou sua origem.

A sua responsabilidade está em não permitir que o padrão se repita, gerando mais problemas, perpetuando a condição de sofrimento. Essa é a hora em que você tem que tomar decisões. Se quer que esta situação continue, se prefere ficar julgando o outro culpado por te fazer sofrer, sentindo-se vítima, questionando-se porque as pessoas sempre fazem isso com você ou não. Cabe a você mudar isso ou ficar no mesmo lugar se lamentando e dizendo que para você nada dá certo para o resto da vida.

Pessoas que pensam assim, tendem a repetir histórias já vividas. Seu padrão de pensamento é negativo e isso deve ser mudado. Temos o poder de decidir se quero ir ou ficar. Se posso tentar qualquer coisa para melhorar, mesmo que tenha que começar do zero ou se quero continuar no zero-a-zero para sempre. Quem muda a mente ganha o mundo. Um mundo onde a sua paz depende do que você quer pensar. Se pensar que irá mudar isso na sua vida, que irá conseguir, terá energia para levantar da cama. Se pensar que está tudo ruim e que nada muda, com certeza assim será feita a sua vontade.

Acontece que mudar padrões de pensamentos é um trabalho árduo, diário. Se possível deve ser acompanhado por um profissional que te lembrará sempre quando seus pensamentos traírem você. Não é vergonha tentar mudar, melhorar. Vergonha é ficar a vida inteira culpando os outros por algo que você está escolhendo.

Eventos do passado trazem uma carga negativa para o presente, causando doença, ansiedade, procrastinação, problemas de autoestima, dificuldades de relacionamento, dores e muitas outras consequências negativas. E tudo isso é perpetuado na sua vida pelo seu modo de pensar, pela quantidade de tempo que perde pensando no passado ou em como nada muda.

A solução é reprogramar a sua mente, assim como apagamos um programa de computador e instalamos novamente, ou atualizamos. É preciso direcionar os pensamentos atuais para eventos motivadores, focar nas possibilidades positivas, assim sua energia interior se fortalecerá e desativará o programa antigo. A emoção positiva neutralizará a negativa e te impulsionará para o sucesso!

– Dayane Fagundes

Gostou deste conteúdo e quer ler mais sobre Terapia ? Acesse o Blog do FalaFreud e leia nosso conteúdo feito por nossos especialistas para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *