Animal de estimação pode ajudar a sua saude mental

Animais de estimação ajudam a lidar com a depressão, ansiedade e estresse.

Quem tem um animal de estimação em casa sabe muito bem como eles trazem alegria no cotidiano.

O que muitos ainda não sabem, são os benefícios físicos e mentais trazidos pelo prazer de brincar ou se acarinhar com um animal de estimação, seja gato, cachorro, entre outros.

Existem estudos que mostram cientificamente os benefícios do vínculo humano-animal.

A Associação Americana de Saúde do Coração demonstrou nesses estudos que o convívio com animais de estimação, especialmente cães, pode reduzir o risco de doenças cardíacas e indica maior longevidade.

Outros estudos dizem que donos de cães têm menos chance de ter depressão do que aqueles sem um animal de estimação.  

O momento em que a pessoa brincar com um cão ou gato, por exemplo, pode elevar os níveis de serotonina e dopamina, o que traz calma e relaxamento.

Os bichos não falam, e estão quase sempre dispostos a dar carinho e atenção.

A companhia de um animal de estimação também pode ajudar pessoas que se sentem sozinhas.

Os cães são ainda, um estímulo para uma vida saudável, o que pode melhorar o humor e aliviar a depressão e ansiedade.

Ao ter um cachorro, por exemplo, a pessoa começa a aumentar o nível de exercício físico, levando o cãozinho para passear.

O que torna o exercício mais divertido, além de propiciar momentos para conhecer novas pessoas e fazer amizades.

Os donos de cães frequentemente param para conversar entre si sobre o cão, sobre o estilo de vida, sobre o que ele faz.

Usualmente, o cão necessita de uma rotina equilibrada. Eles precisam de uma programação de alimentação e de exercício físico regular. Essa rotina mantém um cão equilibrado e calmo, e isso funciona para as pessoas também.

Além disso, os animais podem proporcionar alívio de estresse através de toques sensoriais. Acariciar um bichinho de estimação reduz a pressão arterial e pode ajudá-lo rapidamente se sentir mais calmo e menos estressado.

Independente do animal de estimação escolhido, ele se torna uma companhia, um motivo para que a pessoa pare por instantes do dia e preste atenção em outra vida, em uma situação que não seja apenas preocupação e estresse, portanto os animais são muito benéficos para equilibrar as emoções e ajudam no tratamento de vários transtornos psíquicos.

 

Dayane Fagundes

FalaFreud é o melhor caminho para a terapia de forma fácil, acessível e conveniente para aqueles que procuram uma vida melhor. Você pode se conectar com um terapeuta do conforto e privacidade da sua casa usando o seu smartphone, baixe o nosso aplicativo em http://www.falafreud.com/ e converse hoje mesmo com um terapeuta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *