6 dicas para se tornar mais resiliente

Lidar com problemas, resistir a pressões e situações de estresse ou choque traumático sem entrar em surto emocional, psíquico ou físico são atitudes de pessoas resilientes. 

Algumas pessoas têm essa capacidade mais aflorada, mas isso não significa que não podemos adquirir essa habilidade. Praticando algumas ações podemos começar a ter mais resiliência, e são essas dicas que trazemos nesta matéria.

Desafios na vida são normais e sempre vão aparecer em algum momento, mas a grande questão é como lidamos com eles. Superar notícias de mortes, doenças, perder um emprego, o fim de relacionamentos, estão entre as experiências que podem nos colocar em situação de debilidade emocional. 

Saber lidar com situações adversas de forma positiva nos ajudam a sermos melhores, nos tornam mais pró ativos e diminuir a chance do desenvolvimento de transtornos mentais. 

Tenha atitudes positivas

Quando um problema se apresenta a primeira coisa que fazemos é pensar de forma negativa, que muitas vezes nos deixa paralisados. É nessa hora que devemos respirar e tentar buscar uma maneira positiva de encarar as situações, assim exploramos novas possibilidades e, além de resolver o problema de forma mais amena, enxergamos novas oportunidades. 

Libere a tensão 

Momentos difíceis geram uma preocupação excessiva e, consequentemente, muito estresse. Por isso, é recomendado que você tenha momentos para liberar essa tensão e emoção acumulada. Escreva, leia, dance, medite, faça alguma atividade que te permita expressar seus sentimentos, não os deixando acumulados a ponto de desencadear condições psicológicas que te atrapalhem. 

Mantenha hábitos saudáveis 

Hábitos saudáveis também contribuem em grande parte para a resiliência. A liberação de bons hormônios está diretamente relacionada com a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Por isso, uma das maneiras de estar positivo e não se deixar abater é se manter saudável. 

Seja otimista 

Lembrar que as situações da vida são passageiras, tentar ver o lado bom das situações, se habituar a ter pensamentos bons e ser mais confiante são os principais meios para se manter otimista. E ter esperança na vida e acreditar que tudo pode e vai ser melhor te tornará muito mais resiliente.

Aceite ajuda

Em momentos de dificuldade muitas vezes nos afastamos das pessoas que estão à nossa volta e querem ajudar. Essas pessoas podem mostrar caminhos novos e dar apoio psicológico. Se você confia, aceite ajuda! 

Faça terapia 

Buscar ajuda profissional é uma das chaves para manter a saúde mental em dia. Ter assistência para entender seus próprios problemas e pensamentos, ganhando uma outra perspectiva da situação pode ser a chave para ser uma pessoa mais resiliente. Existem muitas maneiras de fazer esse acompanhamento, de forma online ou presencial. O importante é buscar ajuda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui