5 maneiras de melhorar sua saúde mental

Encontrar um tratamento para saúde mental, incluindo terapia, é apenas parte de cuidar da sua saúde mental. E quanto a tudo o que você faz fora do tratamento?

Existem sugestões que são clichês, como: Yoga, respiração profunda, exercício.

Talvez tenha ouvido falar sobre essas técnicas ou até mesmo tentado aplicá-las, mas talvez teve menos sucesso do que você esperava. Não é verdade?

Existem outras formas de melhorar a sua saúde mental, com métodos que são incomuns mas que podem ajudar.

Aqui estão 5 maneiras para melhorar sua saúde mental:

1- Rir com frequência

Pode ser difícil rir quando está em depressão ou com outro transtorno de saúde mental, mas é importante que você ria sempre que possível.

A terapia de riso melhora nosso bem-estar emocional e nossa saúde mental, no geral.

Toda vez que você sorri e ri, seu cérebro libera dopamina. Esta substância quimica, produz sentimentos de felicidade e as endorfinas são nossos analgésicos naturais.

Quando passamos de sorrir para rir, a resposta do cérebro inclui a liberação de óxido nítrico que impulsiona o sistema imunológico e melhora nosso bem-estar geral.

2- Cante

Cantar faz maravilhas para nós. Quando cantamos, as vibrações musicais se movem através do corpo e alteram nossas emoções.

O resultado é um efeito calmante que fornece energia para mais tarde.

Os pesquisadores estão aprendendo que o ato de cantar acalma os nervos e eleva nossos espíritos, provavelmente porque cantar libera endorfinas associadas ao prazer.

Cantar também libera oxitocina, o que alivia ansiedade e estresse. A oxitocina também aumenta sentimentos de confiança, de vínculo e diminui sentimentos de depressão e solidão.

É por isso que o canto pode ser terapêutico em um grupo e participar de um coro é tão bom para a nossa saúde mental. A conexão com outros é similarmente um enorme benefício para a saúde mental.

3- Dance

A dança melhora nossa saúde mental, de acordo com pesquisadores suecos que descobriram que a dança ajuda a reduzir a depressão e a ansiedade.

Os efeitos positivos da dança ficam conosco por até oito meses depois de parar de dançar.

Outro estudo de Dakota do Norte, descobriu que idosos que fizeram aula de Zumba de 12 semanas relataram ter melhora de humor e habilidades cognitivas.

Melhor ainda, a dança liga as pessoas e as tornam mais sociaveis à medida que criam novas amizades e desenvolvem relacionamentos em aulas de dança ou eventos sociais que envolvem dança.

Você pode decidir fazer uma aula de dança ou reservar um tempo para tocar suas músicas favoritas e dançar pela sua casa. Não importa como você escolhe dançar, de qualquer maneira essa atividade melhorará sua saúde mental.

4- Concentre-se em ser grato

Segundo os pesquisadores, quando praticamos gratidão e expressamos o que agradecemos, melhoramos o bem-estar mental.

Quanto mais as pessoas se concentram nos aspectos positivos em suas vidas, mais fácil é deixar a negatividade de lado e abordar a vida com uma atitude melhor e com sentimentos mais positivos.

Escrever sobre as coisas que você é grato ou sobre as coisas boas que aconteceram no seu dia, e guarda-las para ler durante um momento particularmente difícil, pode ajudar a melhorar a saúde mental.

5- Esteja em contato com a natureza

Se você acha que se sente melhor quando sai de casa, você pode estar certo.

Um estudo de pesquisadores da Universidade de Stanford descobriu que caminhar na natureza reduz nosso risco de depressão.

As pessoas que andam por 90 minutos em uma área natural, melhoram sua saúde mental e as pessoas que vivem em áreas urbanas, especialmente, se beneficiam de entrar em contato com a natureza.

Você não precisa fazer uma caminhada intensa para colher os benefícios da saúde mental de estar na natureza.

Encontre uma trilha que te leve através da floresta ou um prado e aproveite o tempo ao ar livre. Ou, passeie por um parque para melhorar seu humor, diminuir sua ansiedade e melhorar a sua memória.

Para algumas pessoas, gastar tempo cuidando de sua saúde mental causa ansiedade porque não gastam tanto tempo fazendo tarefas domésticas.

Se este for o caso, você não se beneficiará muito dessas atividades incomum de melhora da saúde mental.

É por isso que você deveria pensar em ter alguma ajuda com as tarefas diárias, como a limpeza, para que você possa se concentrar em melhorar seu bem-estar mental e ter certeza de que você não ficará atrasado em suas tarefas diárias.

*texto traduzido Talkspace

Equipe FalaFreud

FalaFreud é o melhor caminho para a terapia de forma fácil, acessível e conveniente para aqueles que procuram uma vida melhor. Você pode se conectar com um terapeuta do conforto e privacidade da sua casa usando o seu smartphone, baixe o nosso aplicativo em http://www.falafreud.com/ e converse hoje mesmo com um terapeuta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *