12 Motivos Para Fazer Terapia


A ciência sempre se preocupou em conhecer as motivações humanas, sobretudo a Psicologia, a partir dos estudos de Abraham Harold Maslow, pesquisador, professor e psicólogo americano, que construiu em meados do século a teoria na qual as necessidades humanas podem ser hierarquizadas, na seguinte ordem: Necessidades fisiológicas básicas (comida, bebida, ar, sexo, entre outras); Necessidade de segurança; Necessidades sociais, que envolve a interação, o ato de ser apreciado e amado pelos outros; necessidade de status ou de estima; necessidade de auto-realização.

FalaFreud – Por que fazer terapia?

Todo mundo passa por períodos de stress, tristeza, luto e conflito, então quando você não se sente muito bem pode ser difícil saber se é hora de procurar um profissional para lidar com o problema.

Converse com um terapeuta em: www.falafreud.com

Posted by FalaFreud on Tuesday, March 28, 2017

 

A partir desta hierarquização das necessidades humanas, foram construídas outras, conhecidas como as doze motivações universais, uma extensão das citadas por Maslow. Assim, de um modo geral, o indivíduo deseja, entre outras particularidades inerentes a cada pessoa, dentro do seu contexto de vida, o seguinte:

1 – Ter Admiração das pessoas – Por mais que alguns falem que “se bastam” e que não dão importância se são considerados ou não pelos demais, o fato é que todos nós, em algum nível, gostamos de ser admirados e buscando isso, nem que seja inconscientemente. Talvez alguns se envergonhem de reconhecer isso. A terapia começa mostrando o quanto você, em primeiro lugar, deve ser seu fã, seu melhor amigo, seu admirador. Se você não age assim consigo mesmo, dificilmente terá a admiração verdadeira por parte do outro.

2- Ser Rico – Sim, todos queremos prosperar, melhorar nossas condições materiais, ter mais conforto, enriquecer. Alguns não se sentem merecedores e por isso vem com a desculpa de que dinheiro não traz felicidade, causa problemas, atrai pessoas interesseiras, entre outras milhares de crenças negativas acerca do dinheiro. A terapia ajuda você a fazer as pazes com a prosperidade, pois o dinheiro é apenas uma energia que pode abrir as possibilidades de uma vida melhor, além de te dar condições de ajudar os outros.

3 – Ser Atraente – Sim, quem não quer ser ou parecer mais atraente? Isso é inerente ao ser humano. Todos nós temos um pouco de vaidade, ou um muito! A terapia ajuda você a reconhecer seus melhores atributos.

4 – Ser Saudável – A saúde física e mental é o carro-chefe de uma vida de qualidade. A mente influencia o corpo, quando ela está bem, o corpo responde bem. O inverso baixa nossa imunidade. A terapia te ajuda a sentir-se cada vez melhor!

5 – Ser Popular e Ter Aprovação – Sim, isso confirma a importância de ser aprovado, apreciado, valorizado, amado. Quem não deseja isso? A terapia te ensina a receber bem os elogios e melhorar cada vez mais.

6 – Ter Segurança – Uma vida em segurança é uma vida mais tranquila. A terapia te ajuda a lidar com medos, pânicos, fantasias pessimistas e a lidar e proteger-se da violência externa, cuidando melhor de si mesmo.

7 – Ter Conforto – Todos nós temos o instinto de fuga da dor, onde buscamos o prazer, o conforto. Isso é natural em todos os seres humanos e até nos animais. A terapia te mostra o que é desconfortável em sua vida, te ajudando a reconhecer pessoas e fatos que tornam tua vida desagradável, dos quais você deve livrar-se ou afastar-se.

8 – Alcançar a Paz Interior – A paz começa em ti, começa na mente. A terapia te ajuda a encontrar o equilíbrio emocional, que vai gerar paz em tua vida.

9 – Ter Liberdade – A liberdade também começa no teu interior. Uma mente em terapia tende a livrar-se de mágoas, raivas, ira, sentimentos de medo, culpa, vingança. Sem dúvida o primeiro passo para a verdadeira liberdade é limpar a mente de sentimentos ruins e negativos.

10 – Ter Mais Tempo Livre – A terapia te ajuda a ver o quanto você é importante e o quanto precisa ser feliz agora. Mais tempo para você é um bom começo!

11 – Ter Prazer – A necessidade de ter prazer é inerente ao ser humano: uma boa comida, uma viagem, uma relação sexual satisfatória, uma compra, tudo o que dá prazer merece nossa atenção. A terapia te ajuda a reconhecer o quanto isso pode te fazer bem!

12 – Ser Amado – Amor é a base do nosso ser, a razão da nossa alegria, o norte da nossa vida, a busca de todos os indivíduos e seres vivos! O primeiro amor tem que ser o próprio. Só a partir dele conseguiremos amar o outro de verdade e ser retribuídos. A terapia te ajuda no resgate da autoestima.

O terapeuta está preparado para uma escuta neutra, porém atenta, que pode te ajudar na expressão dos teus sentimentos, dores, conflitos. A partir disto pode, juntamente com você, ajudar a achar o caminho, a solução, a chave dos teus problemas. Só o fato de poder falar com quem, de fato, está nos escutando e buscando nos compreender, já é parte do processo terapêutico. Com o avanço tecnológico, as terapias podem acontecer presencialmente, on line via Skype ou outro mecanismo de transmissão e mesmo pelo WhatsApp, como no App FalaFreud.

– Goretti Lima

4 respostas para “12 Motivos Para Fazer Terapia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *