Saiba o que é deficiência intelectual, suas características, sintomas e tratamento

Uma pessoa é diagnosticada com deficiência intelectual quando o seu teste de QI aponta que o seu nível de inteligência é menor que 70 e também quando possui limitações em relação a habilidades sociais e intelectuais.

O indivíduo que tem retardo mental possui dificuldade em aprender a realizar novas tarefas e aplicá-las no cotidiano. Esse baixo nível de entendimento faz com que a pessoa não se desenvolva e aparente ser mais nova, já que as suas habilidades de raciocínio e socialização não condizem com a sua idade.

Se você deseja compreender melhor o que é a deficiência intelectual e como tratá-la, o nosso post de hoje irá te ajudar bastante. Portanto continue lendo a matéria!

Continue lendo “Saiba o que é deficiência intelectual, suas características, sintomas e tratamento”

Saiba o que é uma pessoa narcisista

Você consegue identificar uma pessoa narcisista? Esse transtorno de personalidade é bastante comum e pode gerar diversos problemas para quem o tem, pois os narcisistas possuem necessidade de atenção e se sentem superiores às demais pessoas, o que acaba prejudicando sua vida pessoal e profissional.

Se você se considera uma pessoa narcisista ou conhece alguém que possui senso de superioridade, continue lendo o nosso post de hoje, pois falaremos sobre as principais características do narcisismo e como tratá-lo.

Continue lendo “Saiba o que é uma pessoa narcisista”

O que é a Síndrome de Burnout e como ela deve ser tratada

Tensão emocional e estresses diários podem ser facilmente descritos pela maioria das pessoas que estão dentro do mercado de trabalho. Mas você sabia que esses podem ser os sintomas da Síndrome de Burnout?

Conhecida como a síndrome do esgotamento profissional ela foi descrita pela primeira vez em 1974, mas nesse ano (2019) ela volta a ser o foco das atenções por ser reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma síndrome crônica.

Ficou interessado em saber mais sobre essa síndrome que está presente no dia a dia de grande parte dos brasileiros? Neste texto vamos te esclarecer sobre a Síndrome de Burnout.

Continue lendo “O que é a Síndrome de Burnout e como ela deve ser tratada”

Saiba o que é psicodrama e quando esse método é utilizado

O psicodrama é um dos principais métodos utilizados para desenvolver a terapia, além de ser uma das formas mais eficientes de entender quais são os sentimentos do paciente diante de determinada situação.

Por isso, o psicodrama é bastante utilizado por diversos psicólogos na hora de compreender o comportamento do paciente, afinal através da dramatização é possível entender de forma mais profunda as sensações do mesmo.

Então, ficou curioso para saber mais informações acerca do psicodrama? Confira a nossa matéria, pois fizemos um guia completo sobre o assunto.

Continue lendo “Saiba o que é psicodrama e quando esse método é utilizado”

O que é terapia cognitiva comportamental

Você sabia que existem diversos tipos de abordagens dentro do universo da psicologia para realizar terapias?

Uma abordagem bastante conhecida é a terapia cognitiva comportamental, ou TCC. Esse método procura trabalhar o momento presente, e tratar alguns aspectos disfuncionais do indivíduo, como a dificuldade em se relacionar, a ansiedade e a depressão.

Então, ficou interessado em saber mais sobre esse tipo de terapia que tem ajudado tantas pessoas a ter uma vida mais harmoniosa? Para te ajudar a obter mais informações acerca do assunto, preparamos um guia completo sobre a TCC!

Continue lendo “O que é terapia cognitiva comportamental”

Saiba como identificar uma criança hiperativa e como lidar com essa situação

Muitos pais reclamam quando os seus filhos não param quietos por nenhum instante, e por isso sempre procuram formas de entretê-lo, seja até mesmo por meio de um vídeo no Youtube.

No entanto, é preciso que os pais acompanhem o desenvolvimento do seu filho, e observe a suas atitudes, pois essa inquietação pode ser algo sério que precisa ser tratado, como o TDAH, que é a hiperatividade.

Então, se o seu filho está sempre agitado, de forma a mexer a mão, ou se balançar na cadeira o tempo inteiro, confira o nosso post, e descubra como saber se ele possui TDAH.

Continue lendo “Saiba como identificar uma criança hiperativa e como lidar com essa situação”

Saiba o que é carência afetiva, seus sintomas e como tratar

Você sabia que muitas pessoas sentem carência afetiva? Isso é o que demonstra diversas pesquisas feitas por instituições renomadas.

A carência tem se tornado cada vez mais comum na vida das pessoas, principalmente por conta do advento da internet, que tem distanciado os indivíduos, de forma a torná-los menos sociáveis.

É possível que você também já tenha tido esse sentimento alguma vez na sua vida, caso já tenha se sentido sozinho em algum lugar mesmo que esse esteja lotado, ou se sentido inferior e desiludido em relação às demais pessoas.

Então, a carência afetiva já fez ou ainda faz parte da sua vida, e você deseja entender um pouco mais sobre o assunto para tratá-lo? Confira a nossa matéria, pois fizemos um guia completo para que possa entender mais acerca desse problema tão recorrente nos dias atuais.

Continue lendo “Saiba o que é carência afetiva, seus sintomas e como tratar”

Saiba como é a terapia familiar e seus benefícios

Você está passando por alguns problemas quanto à relação com a sua família? Você sabia que isso é mais comum do que imagina? Por isso foi desenvolvido um excelente método capaz de melhorar esse relacionamento: a terapia familiar.

A psicologia familiar é capaz de melhorar a convivência entre os integrantes da família, sejam esses pais e filhos, avós e netos, tios e sobrinhos, entre outros.

Então, ficou interessado em saber como essa terapia funciona? Confira o nosso post, pois fizemos um guia completo sobre o assunto.

Continue lendo “Saiba como é a terapia familiar e seus benefícios”

Por que as pessoas se cortam. Entenda os motivos e saiba como ajudar

A prática da automutilação é muitas vezes usada como uma válvula de escape pelas pessoas. Isso porque elas relatam que o ato de se ferir, diminui a dores emocionais, seja a angústia ou a tristeza, de forma a amenizar a dor no peito.

Esse transtorno mental é bastante sério, e deve ser rapidamente tratado com a ajuda de um psicólogo, que irá procurar saber quais os motivos que levam o indivíduo a praticar a autoagressão.

Pois, as pessoas que se cortam, tendem a já possuir alguma doença mental, ou desenvolver algum distúrbio ainda pior, podendo até mesmo realizar tentativas de suicídio.

Então, ficou interessado em obter mais informações sobre esse problema que atinge jovens e adultos? Confira a nossa matéria, pois nela explicamos tudo o que você precisa saber acerca desse assunto.

Continue lendo “Por que as pessoas se cortam. Entenda os motivos e saiba como ajudar”

Conheça as principais doenças psicológicas

Nos dias de hoje há muita pressão e estresse na rotina das pessoas, o que eleva as chances de as mesmas desenvolverem doenças psicológicas. Por isso, os distúrbios psicológicos são problemas que estão cada vez mais comuns.

No entanto, muitas pessoas não levam a sério, o que acaba desenvolvendo ainda mais o problema. Assim, em situações como essa, recomendamos que você procure a ajuda de um profissional para fazer um tratamento terapêutico.

Diante de tantas informações, ficou interessado em saber quais são as principais doenças psicológicas que tem acometido boa parte da população? Confira a nossa matéria, pois separamos os distúrbios psicológicos mais comuns.

Continue lendo “Conheça as principais doenças psicológicas”