O que faz um psicólogo

Você já parou para pensar sobre a importância do profissional da psicologia para a sociedade? O psicólogo é o responsável por realizar estudos acerca da mente humana, de forma a compreendê-la, e destrinchar tudo o que há por detrás de atitudes e comportamentos específicos.

Assim, o psicólogo ouve todas as indagações e percepções da pessoa, e por meio disso tenta diagnosticar qual pode ser a origem dos seus pensamentos, de forma a procurar meios nos quais possam ajudar o indivíduo a ter uma melhor qualidade de vida.

No entanto, o psicólogo pode atuar em diferentes áreas, e por isso possui diversas possibilidades de carreira. Então, ficou curioso para descobrir mais informações sobre essa profissão? Confira a nossa matéria, e saiba mais!

O que é e o que faz um psicólogo?

O psicólogo estuda os comportamentos do ser humano, a fim de compreendê-los a partir de pesquisas científicas que foram realizadas para obter um melhor entendimento acerca da psiquê humana.

Esse profissional faz esses estudos com o intuito de realizar tratamentos terapêuticos de forma a cuidar dos transtornos mentais dos indivíduos, fazendo com que os mesmos consigam ter uma vida digna.

Possibilidades na carreira de um psicólogo

Um psicólogo pode atuar de diversas formas, e em diferentes ligares, como em escolas, hospitais, clubes esportivos, presídios, ou possuir sua própria clínica para atender aos pacientes.

Além disso, esse profissional pode trabalhar na área acadêmica ou prestar consultoria para empresas, que é o ramo da psicologia organizacional, na qual visa melhorar o ambiente da organização, estudando o seu clima e a sua cultura.

Sem falar que muitas empresas estão contratando psicólogos para atuar na área de recursos humanos, na parte de seleção, recrutamento e treinamento, pois esses profissionais são capazes de encontrar os perfis nos quais a organização está procurando por meio da análise comportamental.

Abordagens da psicologia

A psicologia possui diferentes abordagens, e cabe ao profissional da área escolher o que mais se encaixa no seu perfil, e o que mais gostaria de estudar com mais profundidade.

Behaviorismo

O behaviorismo estuda como o meio pode influenciar no comportamento do homem. Assim, essa teoria afirma que os estímulos externos são fatores importantes para determinar as atitudes do indivíduo.

Gestalt

Essa doutrina alega que é preciso primeiro entender o todo, para que posteriormente seja possível obter uma melhor compreensão acerca das partes. E isso é válido principalmente para o estudo acerca da mente humana.  

Psicanálise

A psicanálise permite que o indivíduo entre em um processo de autoconhecimento. Para isso, é preciso que o mesmo relate todos os seus pensamentos para o psicólogo, pra que ele consiga obter uma análise mais profunda acerca das particularidades do paciente.

Holística

Essa doutrina relata que cada pessoa possui as suas necessidades e particularidades específicas, e que por isso é preciso tratá-las de maneira individual.

Além disso, a holística relata que não há um conceito pré-determinado do que seja certo ou errado, pois isso depende da construção de visão de mundo de cada pessoa, que pode ser mudada constantemente.

Assim, é possível cuidar da mente de cada ser humano de forma que eles sejam especiais e únicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *