Como identificar um comportamento suicida

Suicídio é um problema intrincado para o qual não existe uma única causa ou uma única razão. Ele resulta de uma complexa interação de fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais, por esse motivo, é difícil explicar por que algumas pessoas decidem cometer suicídio, enquanto outras em situações idênticas ou pior não o fazem. Entretanto a maioria dos suicídios podem ser prevenidos. 

As mortes por suicídio vêm crescendo nas últimas décadas, especialmente entre crianças e adolescentes. Dados do Ministério da Saúde mostram que, de 2000 a 2015, os suicídios aumentaram 65% entre pessoas com idade de 10 a 14 anos e 45% de 15 a 19 anos. Os dados são tão alarmantes que preocupam e, para abordar o assunto nada melhor que conversar sobre ele.

Continue lendo “Como identificar um comportamento suicida”

Homoparentalidade, adoção e o apoio psicológico

Nos últimos anos temos passado por muitas transformações em relação ao formato de nossa sociedade e o modelo familiar se enquadra nisso. Existe um grande crescimento de processos de adoção por casais homossexuais e essa ainda é uma discussão que traz muitas dúvidas, principalmente em relação a como crianças podem lidar com isso. Para entender melhor esse assunto, continue acompanhando. 

Continue lendo “Homoparentalidade, adoção e o apoio psicológico”

Dependência das redes sociais e impacto na autoestima

Vivian Di Croce, psicóloga do FalaFreud, disserta sobre a influência das redes sociais na autoconfiança das pessoas.


As redes sociais vêm tomando cada vez mais importância no cotidiano das pessoas. O tempo médio gasto diariamente no acompanhamento das redes sociais tem crescido a cada ano, chegando até a 3 horas diárias de uso, além do fato de cada vez mais pessoas estarem aderindo às redes sociais diariamente. 

Muitas são as explicações para esse aumento de interesse pelo conteúdo digital, e não cabe aqui a falar de todas elas. Mas venho falar sobre como a exposição às redes sociais pode causar impacto negativo na vida de uma pessoa.

Continue lendo “Dependência das redes sociais e impacto na autoestima”

Saiba o que é psicologia organizacional e do trabalho

A psicologia relacionada ao trabalho surgiu quando se percebeu a necessidade de melhorar o ambiente organizacional, na época da Segunda Guerra Mundial.

Com o tempo, a psicologia industrial foi se desenvolvendo e hoje existem diversas abordagens que procuram realizar treinamentos, avaliações de desempenho e melhorar o quesito liderança dentro das empresas.

Hoje em dia, por conta do crescimento da psicologia industrial e da importância da mesma para o desenvolvimento das organizações, essa passou a ser chamada de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Por isso, muitas vezes a psicologia organizacional e a psicologia do trabalho são tidas como sinônimos, mesmo existindo diversas diferenças entre elas.

Para te ajudar a entender mais sobre essas distinções, listamos diversos fatores que diferenciam essas duas abordagens da psicologia. Então confira o nosso post e saiba mais!

Continue lendo “Saiba o que é psicologia organizacional e do trabalho”

O que faz um psicólogo

Você já parou para pensar sobre a importância do profissional da psicologia para a sociedade? O psicólogo é o responsável por realizar estudos acerca da mente humana, de forma a compreendê-la, e destrinchar tudo o que há por detrás de atitudes e comportamentos específicos.

Assim, o psicólogo ouve todas as indagações e percepções da pessoa, e por meio disso tenta diagnosticar qual pode ser a origem dos seus pensamentos, de forma a procurar meios nos quais possam ajudar o indivíduo a ter uma melhor qualidade de vida.

No entanto, o psicólogo pode atuar em diferentes áreas, e por isso possui diversas possibilidades de carreira. Então, ficou curioso para descobrir mais informações sobre essa profissão? Confira a nossa matéria, e saiba mais!

Continue lendo “O que faz um psicólogo”

Psicóloga Juliana Campos

Sou psicóloga, com especialização em Gestalt e MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

Trabalho como psicóloga clínica atendendo adolescentes, adultos e idosos desde 2006.

Durante minha trajetória profissional tive a oportunidade de atuar em diferentes contextos como na área de recursos humanos, consultório particular, clinica de neuropsicologia e sexualidade humana e como oficial psicóloga da Marinha do Brasil. 

A base do meu trabalho é desenvolver a empatia e o vínculo com meu cliente o que contribui para o sucesso do processo terapêutico. Através da abordagem científica da Gestalt Terapia, Existencial-Fenomenológica, trabalho com o objetivo de ajudá-lo em seu processo de crescimento pessoal e autoconhecimento, buscando uma ampliação de sua consciência sobre seu próprio funcionamento o que contribui para que ele realize escolhas que atendam as suas reais necessidades.

Desta forma, é importante que ele assuma a responsabilidade diante de suas escolhas e pela construção de sua história para que ele possa realizar mudanças em si mesmo e em sua vida.

Quer fazer uma sessão comigo, acesse meu perfil em https://www.talkfreud.com/psicologo/juliana-campos

Gostou do conteúdo e quer ler mais sobre Dicas Para Saúde Mental?  Acesse o blog do FalaFreud e leia nosso conteúdo feito por nossos especialistas para você!

FALAFREUD

O FalaFreud tem a solução para a sua empresa. Através de um serviço de comunicação ágil, seguro e acessível, você pode proporcionar o benefício da terapia para os seus funcionários. Além de psicólogos licenciados e experientes, nossos profissionais contam com um horário flexível, como por exemplo de manhã cedo ou a noite, o que não afetará na carga horária de trabalho dos funcionários.