Síndrome de Tourette: o que é e como tratar?

Você conhece alguma criança ou adulto que tenha tiques, sejam vocais ou motores, que persistem por muito tempo ou que ocorrem com muita frequência? Isso afeta o dia a dia da pessoa causando efeitos indesejáveis? É possível que esse indivíduo se encontre com um transtorno bastante comum: a Síndrome de Tourette.

As pessoas que possuem esse distúrbio neuropsiquiátrico devem ser tratadas já que esse problema pode desencadear doenças psíquicas ainda mais sérias. O ideal é procurar ajuda de médicos e psicólogos especializados.

Veja a seguir quais são os sintomas e os métodos de tratamento para controlar esse problema!

O que é Síndrome de Tourette?

A Síndrome de Tourette é um problema neuropsiquiátrico que se caracteriza por movimentos musculares ou vocais repetitivos que se desenvolvem ainda na fase da infância ou da juventude e normalmente se estende até a vida adulta. 

Esses movimentos, mais comumente chamado de tiques, envolvem ações como piscar os olhos, franzir a testa, tocar em objetos, contrair os músculos, fungar ou tossir de forma repetitiva e demasiada. 

Em alguns casos os tiques podem desaparecer ao longo dos anos mas quando esses movimentos persistem é necessário procurar ajuda psicológica para tratar o problema afinal esse distúrbio pode gerar sérias consequências para a saúde e para a vida social do indivíduo.

Quais os sintomas da Síndrome de Tourette?

Os sintomas da Síndrome de Tourette podem variar bastante mas normalmente esse problema gera movimentos repetitivos, rápidos e súbitos, como os tiques, que fazem as crianças – normalmente esse distúrbio é desenvolvido na fase da infância – realizarem ações com as partes do corpo ou fazerem sons. 

Algumas vezes esses tiques podem ser incontroláveis e isso pode gerar sérios problemas sociais, afinal algumas pessoas possuem tiques que envolvem a repetição de palavrões, o que gera bastante desconforto.

As causas desse problema ainda não foram diagnosticadas mas diversos estudos indicam que a mesma está ligada a fatores genéticos. Por isso se uma pessoa da sua família possui esse problema há mais chances de você desenvolvê-lo.

Tratamento para a Síndrome de Tourette

O tratamento para a Síndrome de Tourette consiste no acompanhamento terapêutico, no consumo de medicamentos antipsicóticos e, em alguns casos mais graves, é necessário realizar tratamentos cirúrgicos em determinadas áreas do cérebro. 

É importante também realizar atividades e esportes que diminuam o estresse, como ioga e meditação. O ideal é sempre procurar manter o corpo relaxado e tentar diminuir os momentos de raiva e tristeza diários. 

Nossa recomendação é que você realize terapia online pois com esse método inovador o paciente realiza todas as sessões terapêuticas sem precisar sair de casa e no horário mais conveniente para o paciente. 

pois com esse método inovador o paciente realiza todas as sessões terapêuticas sem precisar sair de casa e no horário mais conveniente para o paciente. 

Recomendações para quem sofre com o distúrbio

A principal recomendação é: assim que perceber os sintomas vá logo em busca de ajuda médica pois através do tratamento é possível reverter o quadro com mais facilidade e gerar menos traumas sociais. 

Além disso os pais devem acompanhar as crianças para analisar se está ocorrendo tudo bem com o seu desenvolvimento. Dessa forma é possível evitar o aparecimento de doenças psicológicas e outros problemas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui