Como tratar a anorexia?

Você conhece pessoas que já são bastante magras e possuem comportamentos e atitudes que induzem à perda de peso? É possível que elas sofram de algum tipo de distúrbio alimentar, como a anorexia

Isso porque as pessoas que possuem esses problemas têm uma visão distorcida da sua própria imagem e a percebem como acima do peso, por isso, elas procuram realizar procedimentos com o intuito de diminuir o peso e emagrecer

Esse distúrbio alimentar pode gerar diversos outros problemas e deve ser tratado. Para saber como tratar essa doença, continue lendo este artigo! 

O que é anorexia?

A anorexia é um tipo de transtorno alimentar que faz a pessoa doente enxergar a sua imagem de forma distorcida, geralmente bastante acima do peso. Esse problema pode gerar diversas consequências.

Isso porque a pessoa anoréxica normalmente faz dietas restritivas, realiza exercícios físicos em excesso, induz o vômito e usa medicamentos e laxantes visando diminuir o seu peso.

Normalmente esse problema afeta mulheres jovens e adultas, mas pode se desenvolver em pessoas de qualquer faixa etária e de qualquer gênero. Essa perda de peso em excesso e de forma desregulada pode gerar diversos malefícios para a saúde da pessoa doente. 

Quais as causas anorexia?

O problema de anorexia é originado por fatores fisiológicos, ambientais ou psicológicos e a sua principal causa envolve fatores relacionados à distorção de imagem, o que faz a pessoa enxergar o seu corpo como se estivesse acima do peso. 

Esse quadro preocupa as pessoas anoréxicas, fazendo com que elas tomem atitudes visando diminuir o peso do seu corpo. Muitas vezes esse comportamento são perigosos e geram sérios problemas de saúde, por isso é muito importante tratar esse distúrbio alimentar com a ajuda de médicos especializados e tratamentos psicológicos

Quais os sintomas da anorexia?

O problema de anorexia pode gerar diversos malefícios, como enfraquecimento dos ossos e dos músculos, baixa no sistema imunológico e disfunções ligadas à arritmia cardíaca. O desenvolvimento desse problema pode levar à morte e, por isso, o mesmo deve ser tratado da forma correta.

Esse distúrbio alimentar pode apresentar vários sintomas e por isso é fácil detectá-lo. Os principais sinais de que uma pessoa tem anorexia são:

  • Perda de peso em excesso;
  • Falta de apetite;
  • Diminuição do libido;
  • Realização de exercícios físicos de forma exagerada;
  • Pouca ingestão de alimentos;
  • Ausência de menstruação.

Fatores de risco

O problema de anorexia tende a se desenvolver principalmente em mulheres adolescentes por conta das mudanças corporais que ocorrem nessa fase e a pressão social existente em relação ao corpo magro feminino. 

Após o diagnóstico da anorexia é importante que a pessoa doente procure realizar tratamentos médicos e psicológicos visando recuperar a saúde mental e do corpo. Por isso, o ideal é ter acompanhamento com médicos e psicólogos para tratar esse distúrbio.

Uma boa opção é realizar acompanhamento terapêutico online com psicólogos especializados, já que por meio desse tratamento o paciente não precisa sair de casa e pode realizar a consulta no horário que preferir. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui