Você é ansioso(a)? Isso pode ser uma vantagem! Entenda

qualidades de ser uma pessoa ansiosa

Considerada o mal do século, a ansiedade atrapalha a rotina de milhares de pessoas, todos os dias. Ela impacta na forma como tomamos decisões, nossa forma de agir, além de causar sensações físicas muito desconfortáveis.

Porém, você sabia que a ansiedade pode ser uma ferramenta bastante útil se você souber como utilizá-la? Muitas características desse sentimento podem virar boas qualidades se forem canalizadas da forma correta. Abaixo estão alguns hábitos comuns de pessoas ansiosas e como você pode encontrar forças secretas dentro desses comportamentos.

Você está constantemente pensando no que poderia dar errado

Se você tem um transtorno de ansiedade, você provavelmente está familiarizado com os intermináveis pensamentos que passam pela sua cabeça. É como se o seu cérebro catalogasse tudo o que pode dar errado em todas as situações possíveis. Muitas pessoas com ansiedade sentem que têm pouco controle sobre esses tipos de pensamentos – o que pode ser totalmente exaustivo.

  • Benefício Surpreendente de Preocupação

Embora a preocupação excessiva possa impedi-lo de experimentar novas oportunidades, ter algum nível de estado de alerta sobre potenciais perigos tem seus benefícios. Pesquisadores descobriram que pessoas com ansiedade são realmente melhores em responder a ameaças do que pessoas que não sentem ansiedade, já que seus cérebros processam ameaças com mais eficiência. Isso tem efeitos positivos: como um estudo mostrou, pessoas que têm ansiedade realmente evitam acidentes fatais mais do que pessoas sem ansiedade.

  • Como usar a ansiedade de forma positiva:

Sempre que se preocupar com o que poderia dar errado, lembre-se que você é mais capaz de lidar com ameaças do que outras pessoas. Pense em uma ocasião em que tudo deu errado e você teve a capacidade de lidar com isso. Mesmo que as coisas não saiam do jeito que você gostaria, você pode lidar com isso – talvez até melhor do que pessoas não ansiosas.

Você se preocupa com o que as outras pessoas pensam sobre você

Se você é uma pessoa que sofre com ansiedade social, situações sociais normais, como reuniões ou festas, podem ser super intimidantes. Você pode acabar se preocupando demais com a forma na qual as outras pessoas o percebem ou se preocupar em fazer papel de bobo na frente de todos. Esses medos são imprecisos – a realidade é que você está indo bem! Mas a ansiedade pode até impedir que você aproveite o tempo social com os outros, tendendo a se isolar para evitar sentir-se assim.

  • Benefício Surpreendente da Ansiedade Social

Embora se preocupar tanto com o que as pessoas pensam sobre você possa ser desgastante, isso não deve impedi-lo de realizar suas atividades diárias. Há também benefícios em ser altamente sensível. Pesquisadores descobriram que as pessoas com ansiedade social são mais empáticas do que as que não têm, e têm maior capacidade de compreender as emoções das outras pessoas.

  • Como usar a ansiedade de forma positiva:

Lembre-se de que a sua empatia faz com que você saiba lidar com outras pessoas de forma positiva, em vez de achar que você não faz isso bem. Direcione essas habilidades empáticas para construir relacionamentos saudáveis ​​e atenciosos com as pessoas ao seu redor. Use isso para lembrar seus entes queridos de que você se importa.

Você fica ruminando seus pensamentos

Seus pensamentos giram em torno dos mesmos tópicos e você não consegue sair do alcance deles? Esse é um padrão de pensamento característico de pessoas ansiosas, em que vários pensamentos se repetem constantemente e chama-se ruminação. Isso pode fazer com que as pessoas que sofrem se sentam presas em suas próprias mentes. No entanto, também é um sinal de profundidade de pensamento e, quando canalizado corretamente, pode ser uma qualidade útil.

  • Benefício Surpreendente da Ruminação

Vários estudos mostraram que pessoas ansiosas tendem a ser mais inteligentes do que pessoas sem ansiedade. A ruminação pode ser frustrante para a experiência, mas também está correlacionada com a alta inteligência verbal. De fato, muitos escritores e intelectuais famosos lutaram com ansiedade – e, ei, você poderia ser um deles!

  • Como usar a ansiedade de forma positiva:

Pense nas situações que te levam a ter esse comportamento. Use essa inteligência verbal alta para manter um diário observando seus próprios pensamentos e comportamentos, a fim de entender o causa a ruminação. E, em vez de usar essas habilidades verbais apenas para lidar com preocupações, por que não tentar usá-las em um projeto criativo?

Veja o lado positivo das situações

Ser ansioso pode parecer algo muito ruim, principalmente quando o medo te impede de tomar atitudes. Porém, criticar-se por sua ansiedade só piora as coisas. Então, da próxima vez que você começar a se repreender por estar ansioso, lembre-se de que ter ansiedade não faz de você inferior a ninguém – na verdade, muito pelo contrário.

Isso significa que você é inteligente, empático, detalhista e responde bem à crise. Reconhecendo as coisas boas que sua ansiedade revela sobre você e buscando um terapeuta para ajudar a mudar o resto do que o impede de agir, você será cada vez mais capaz de abraçar o momento – e a si mesmo.

Fonte: https://www.talkspace.com/blog/2018/04/uBenefício Surpreendente de Preocupação

12 pensamentos em “Você é ansioso(a)? Isso pode ser uma vantagem! Entenda”

  1. Não tem absolutamente, nada de bom em ser uma pessoa, que não consegue parar de pensar. Quando sua cabeça não para de pensar, vasculhar detalhes, quando vc não consegue ver um filme porque, na primeira sena vc já viu a ultima, não existe nada bom em ser assim

  2. Sempre fui ansiosa desde da minha infância.combinavamos um piquinique pra o dia seguinte cm muito entusiasmo.qdo era a noite eu me arrependia de tudo e ficava muito triste.
    Até hoje sou assim sofro muito.
    Cm antecipação.

  3. Tudo que li se encaixa na minha pessoa e na minha vida.
    Sou forte sim, mas tbem tenho grandes fugas, fujo das pessoas mas no fundo sei que é de mim mesma.
    Sou super ansiosa, tbem minha vida virou de cabeça para baixo em 3 anos.Estou sem rumo.Abraços!

  4. Sim sou ansiosa,procuro fazer técnicas de relaxamento, respiração,e quando posso escrevo tudo o que está me acontecendo isto me ajuda muito toda minha vida tive que escrever as coisas mais difíceis.

  5. oh! Muito Obrigada. Nunca tinha observado por este ângulo, eu tinha lido somente as causas e o lado cientifico dos proaguinósticos, e sintomas e sempre não vivia o presente e me preocupava sempre com o futuro deixando de viver o presente, socialmente eu sempre me senti afastada dos programas sociais quando envolve mais de 5 pessoas e tudo me apavorava so em pensar e a uma festa de aniversario ou encontros sociais. Mas lendo sobre o lado positivo me despertei em aproveitar o lado positivo ao meu favor e tentarei mudar e enfrentar meus medos sobre isso até no meu curso de teocracia estou aprendendo muito sobre a vida, e nova maneira de pensar e me comportar em determinada situações, como me proceder com outras pessoas, duas vezes por semana. Eu vivia mergulhada no trabalho e estudos como estivesse em uma bolha nesse tempo escrevi uma coleção de livros digitais de 6 volumes e atinge metas que jamais imaginei que conseguia.
    Atenciosamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *