Terapia: o que podemos aprender sobre ela na televisão?

Informações sobre modos de terapia e sobre saúde mental tem aumentado nos últimos tempos e isso pode contribuir ou atrapalhar as pessoas que possuem alguma doença. 

Ultimamente muitas séries e novelas vem levantando o assunto da saúde mental. Mas tudo o que eles mostram é realmente verdade? Até que ponto a ficção se relaciona com a realidade? O quanto devemos nos basear na dramaturgia? Nessa matéria vamos explicar essa questão e outras mais. 

A importância 

Levantar um tema que ainda é tabu para algumas pessoas é muito importante. Séries que em seu enredo inserem doenças relacionadas a psique podem ajudar na discussão e esclarecimento de problemas que essas pessoas já sabem que possuem ou que ainda não sabem. 

Uma série totalmente voltada para as doenças da psique é a “Sessão de terapia”, que tem como protagonista o ator Selton Mello. Ela traz as telinhas assuntos como terapia, psicanálise e diferentes casos de condições mentais. 

A normalização do processo de terapia é muito importante, porque pode despertar a curiosidade ou vontade de procurar um terapeuta, ajudando diretamente no processo de autoconhecimento e identificação de outras doenças. 

Outra coisa que pode acontecer é o reconhecimento de patologias. Assistindo os problemas por outra perspectiva, algumas pessoas conseguem constatar sua condição e dar o pontapé inicial para um tratamento. 

Cuidados 

A maioria das séries que tratam desses assuntos são ficcionais, ou seja, casos não reais são incluídos no roteiro para contar uma história. Por isso, é muito importante entender essas séries como um espelho, mas nem sempre como a realidade. 

Entender como realidade o que se passa na série pode até atrapalhar ou piorar sua condição mental. Em alguns casos o espectador se dá um autodiagnóstico e achar que possui mais problemas do que acontece. 

Nunca se deve imaginar ou constatar um diagnóstico através de séries que você assistiu, isso só deve ser feito por um profissional!

Uma maneira que sempre estar assistido por profissionais qualificados é a terapia online. Ela pode ajudar em diversos momentos e é uma ótima opção para quem não possui tempo ou que prefere o mundo online. 

O importante em qualquer casos de suspeita de alguma doença psicológica é procurar um profissional, só ele saberá te ajudar da maneira correta. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui