Se livrar de arrependimentos é possível? Veja dicas

Como se livrar de arrependimentos
Confira cinco dicas para se livrar de arrependimentos e deixar sua vida mais leve e feliz.

Arrependimentos costumam ser dolorosos. Você pode ter se arrependido de um relacionamento perdido há um tempo, de uma mágoa que causou em um amigo ou por algum comentário que não devia ter feito. Apesar de não ser possível voltar no tempo e agir diferente, você pode mudar suas atitudes com relação a esse sentimento daqui para frente. Confira cinco dicas de como se livrar de arrependimentos.

Maneiras de lidar com o arrependimento:

1. Peça desculpas

Se você não consegue tirar uma lembrança dolorosa da cabeça, às vezes essa solução pode ser simples o suficiente: um pedido de desculpas. Nunca é tarde demais para pedir desculpas por uma declaração mal formulada ou um erro que deixou seus amigos chateados. Assim, dizer a temida palavra “desculpa” pode ser incrivelmente catártico e libertador.

Porém, às vezes, desculpar-se não é a solução. Alguém mais foi ferido por suas ações? Ou você está apenas se desculpando na esperança de amenizar sua culpa? Um pedido de desculpas pode não ajudar nesse caso. Nessa circunstância, portanto, a pessoa com a qual você deve buscar perdão é você mesmo.

Clique abaixo para baixar o FalaFreud e agendar sua primeira sessão.


2. Perdoe-se

Se você quer se livrar de arrependimentos, então essa dica é indispensável. Aprender a perdoar pode ser o ato mais bonito que você pode fazer por você mesmo. Então perdoe-se!

Contudo, a forma na qual você vai fazer isso pode variar de acordo com a sua personalidade. Ou seja: talvez um momento rápido de autoconfiança ajude a melhorar a dor ou talvez esse processo leve mais tempo. Mas não se sinta estranho se desculpando, inclusive você pode até querer escrever seus erros com caneta e papel. O importante, portanto, é ter compaixão com você mesmo e não se cobrar a perfeição.

Aceitar suas falhas pode ser um processo longo, mas você pode começar perdoando seus erros. Você não é uma pessoa ruim porque você errou. Porém, você deve se esforçar mais (ou agir diferente) em uma próxima vez.

3. Desafie os pensamentos negativos

Sabemos que evitar pensamentos negativos não é uma tarefa fácil. Porém, se você quer se livrar de arrependimentos, é extretamente importante.

Talvez você esteja pensando que os pensamentos virão, não importa o que você faça! Mas, para se livrar de arrependimentos, você precisa começar a desafiar todo pensamento negativo que aparecer em seu cérebro.

Para isso, a meditação pode ajudar bastante. Isso porque, passar um tempo sozinho com seus pensamentos ajudará você a identificar esses pensamentos intrusivos – e, consequentemente, você aprenderá a ignorá-los. Assim, você poderá identificar e desafiar sua conversa interna negativa. Em vez de pensar coisas ruins sobre você, pense: “Tomei uma decisão ruim. Mas eu sei disso agora e estou trabalhando para melhorar!”.

4. Pare de se julgar

Quando você evita os pensamentos intrusivos, você pode se concentrar em se amar novamente. Julgar a si mesmo não é produtivo. Portanto, para se livrar de arrependimentos, você precisa parar de ser malvado com você mesmo.

Uma das principais maneiras de parar o auto-julgamento é a curiosidade. Por isso, em vez de se odiar por seus erros do passado, fique curioso sobre por que você os fez. Você estava chateado com alguém? Com ciumes? Agiu impulsivamente? Responder a essas perguntas ajudará a suavizar sua visão de si mesmo. Esse processo pode ser feito sozinho ou através da terapia – o que te ajudará a fazer reflexões mais claras sobre si mesmo.

5. … Mas tenha certeza que você aprendeu com os seus erros

Ninguem deve viver com arrependimentos. Porém, é importante avaliar honestamente porque você se arrepende daquilo. Se você for distraído, faça questão de praticar atenção plena. Se você foi imprudente, trabalhe para manter seus amigos em seus pensamentos. Já se você se concentra muito em pontos negativos de alguém, então considere olhar para o lado positivo daquela pessoa.

Além disso, você precisará identificar quais as áreas que precisa melhorar. Feito isso, é hora de se livrar de arrependimentos passados.

Pense no que você está fazendo certo

Sua vida não é definida por suas ações passadas. Por isso, siga em frente e procure concentrar-se nas coisas boas que você está fazendo agora. Concentrar-se nos caminhos que você está alcançando encherá seu cérebro com bons pensamentos, o que ajudará a eliminar o ciclo negativo de ódio de si mesmo. Portanto, que tal passar alguns momentos todos os dias pensando em tudo que deu certo? Por que você é grato? O que você fez de correto hoje para ajudar em algo ou algúem? Mudar seu foco, portanto, melhorará sua perspectiva geral.

Não se arrependa de fazer essa “limpeza” na sua mente. Para isso, a atenção plena pode ajudar muito. Porém, se você ainda está lutando com o que “deveria” ter feito, entre em contato com um terapeuta do FalaFreud.

Muito ciúmes? Entenda como isso pode atrapalhar sua relação

Fonte: https://www.talkspace.com/blog/2019/01/ways-to-face-regret/

3 comentários em “Se livrar de arrependimentos é possível? Veja dicas”

  1. O texto é muito bom, ajuda a praticar o amor próprio e me ajudou a refletir sobre os julgamentos que eu faço de mim mesmo. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *