O que é resiliência?

Conseguir se adaptar às mudanças facilmente, resistir à pressão de situações adversas e se manter em equilíbrio em momentos ruins é algo bastante dificultoso pra algumas pessoas.

Mas você sabia que isso é possível? Para descobrir algumas dicas de como se tornar resiliente, confira a nossa matéria!

Afinal, o que é resiliência?

Você já se perguntou porque não consegue controlar as suas emoções e sempre acaba vendo os seus problemas como um grande obstáculo? Nesse caso, o ideal é criar resiliência.

Ser resiliente é saber como lidar com suas emoções, se sobressair a qualquer tipo de problema e assim começar a ver as situações como uma experiência de vida, afinal os momentos ruins são aqueles que te deixam mais fortes emocionalmente.

É válido salientar que, ser resiliente não é apenas saber lidar com o problema, mas ser otimista e ter uma visão de uma pessoa de sucesso. É tanto que pessoas que nascem ou adquirem a resiliência crescem rapidamente na área profissional.

Dicas para ter mais resiliência

Existem algumas dicas importantes que podem te ajudar a ter mais resiliência. Seguindo as mesmas, será mais fácil conseguir suportar a pressão e se manter em equilíbrio.

Tenha mais flexibilidade

Se adaptar a diferentes situações é uma excelente forma de obter resiliência, portanto o ideal é sempre ser flexível e saber se sobressair aos momentos que ocorrem de maneira inesperada. Então, sempre procure evoluir!

Aprenda com o dia a dia

Se vitimizar diante das situações não é uma maneira de ser resiliente. O ideal é sempre procurar tirar boas lições dos momentos que não foram tão agradáveis e aprender o máximo que puder, para saber como reagir em outras circunstâncias embaraçosas. 

Libere a tensão

Procure sempre liberar a tensão acumulada ao longo do dia de alguma forma. Uma dica é praticar algum esporte que você se identifique ou fazer qualquer outra atividade que te proporcione momentos de prazer, podendo ser:

  • Fazer acompanhamento terapêutico;
  • Ter momentos de meditação;
  • Escrever, desenhar ou cantar.

Mantenha uma rotina saudável

Fazer atividade física e ter uma alimentação equilibrada é um excelente método de manter uma rotina saudável. Isso porque esse cuidado com o corpo proporciona uma sensação de bem-estar e também faz com o que o seu emocional se torne ainda mais resistente.

Afinal, uma pessoa que tem uma vida não saudável tende a se estressar mais facilmente e assim diminuir o seu poder de resiliência. Portanto, não deixe de praticar um esporte que gosta e ter uma dieta balanceada, longe de comidas ricas em açúcar e gordura.

Mantenha positividade

Manter a positividade mesmo em momentos ruins é uma forma de ter resiliência. O ideal é não pensar no lado negativo da situação e sim perceber o que é possível extrair de positivo, ou seja, procurar melhorá-la de alguma forma.

Afinal pessoas resilientes tentam resolver o problema e deixam a negatividade de lado. Portanto, a positividade é um excelente método de ter resiliência em qualquer momento.

Uma forma de obter resiliência e conseguir manter o equilíbrio em qualquer momento é ter consultas com um psicólogo, afinal esse profissional pode ajudar a trazer mais harmonia para a vida do indivíduo. Portanto, faça terapia!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui