O que é o sentimento de culpa?

O que é o sentimento de culpa?

Você já sentiu em algum momento da sua vida o sentimento de culpa? Essa sensação é bastante comum entre pessoas que procuram ser perfeitas. Por isso elas tendem a culpar-se quando erram, mesmo que minimamente.

Esse sentimento ocorre também quando o indivíduo se arrepende de alguma atitude que tomou, e trouxe consequências negativas para a sua vida, ou quando uma pessoa percebe que possui diversos defeitos, e não os aceitam.

Por isso, a sensação de culpa pode ser frequente no dia a dia do indivíduo, o que gera muitos problemas à pessoa que sente-se culpada.

Não é à toa que o recomendado é procurar um profissional, pois esse proporciona assistência, e realiza um tratamento eficiente para situações como essas, fazendo com que a pessoa possa ter uma vida normal.

Então, ficou interessado em saber como se desenvolve o sentimento de culpa, e como é possível lidar com esse problema? Confira a nossa matéria, pois fizemos um guia completo sobre o assunto.

O que é culpa?

Sabe aqueles momentos em que sentimos uma sensação ruim por termos errado em alguma situação, ou quando não conseguimos seguir os padrões da sociedade?

Normalmente, essa sensação que nos traz sentimentos ruins chama-se culpa. Ela é responsável por percebemos que devemos mudar nossas atitudes, e nos tornamos alguém melhor perante a sociedade.

Ou seja, a culpa tende a evoluir o indivíduo, de forma que ele se policie a não cometer novas ações que podem levar a consequências desastrosas. Por, isso na maioria das vezes essa sensação é considerada saudável.

No entanto, há situações em que as pessoas exageram, e não somente percebem que cometeram um erro, como também sentem-se que são um erro, por inteiro.

Nesses casos, é preciso realizar um acompanhamento com um profissional, para que seja iniciado um tratamento terapêutico.

Quando é preciso de se preocupar com o sentimento de culpa?

Os casos em que o sentimento de culpa se torna preocupante, e é preciso iniciar um longo processo de tratamento, é quando essa sensação paralisa a vida da pessoa, tornando-a um indivíduo angustiado, de forma a se autodepreciar.

Essa extrema raiva sobre si mesmo pode levar a pessoa a consumir uma grande quantidade de álcool ou drogas, ou até mesmo ao desenvolvimento de doenças psicológicas, como a depressão.

Por isso, é importante que o indivíduo sempre procure formas eficientes de lidar com o sentimento, pois todos nós sentimos culpa, a diferença é que alguns sabem a maneira certa de fazer com que ela não interfira negativamente, e sirva como um aprendizado, e outros que vivem se martirizando pelo que já ocorreu.

Como lidar com a culpa?

Para lidar com a culpa, é importante que o indivíduo procure sempre observar os seus pensamentos, pois se esses estão sendo autodestrutivos, é importante mudá-los, e pensar coisas boas, que podem proporcionar felicidade.

Outra opção é tentar entender que ninguém é perfeito, e por isso você também é imperfeito. Então, não se menospreze ao errar, pois todos erram, e isso pode servir como um aprendizado.

Seguindo as nossas dicas, e procurando um tratamento, sem dúvidas o sentimento de culpa se tornará algo saudável em sua vida!

Um comentário em “O que é o sentimento de culpa?”

  1. Vivenciei esse processo com meu filho foi extremamente desesperador. Ele é dependente químico e se sente culpado. Como meio de fuga, resolveu então ficar na rua, achando que era um problema na nossa vida. E assim resolveria tudo. O que não é verdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *