O que é inteligência emocional?

Você consegue controlar as suas emoções quando está passando por uma situação de estresse, ansiedade ou tristeza? Você sabia que é possível ter equilíbrio em relação aos sentimentos? Isso acontece, porque utilizando a inteligência emocional, o indivíduo pode utilizar a sua parte racional do cérebro para gerir suas emoções.

Para te ajudar a saber mais informações sobre inteligência emocional, nós explicamos qual o seu conceito e os cinco pilares que norteiam essa ideia. Assim, você pode obter esse tipo de inteligência e desenvolver sua vida pessoal e profissional para conseguir mais resultados positivos.

Afinal, o que é inteligência emocional?

A inteligência emocional, nada mais é, do que o indivíduo ter pensamentos que consigam controlar as suas próprias emoções, de modo a equilibrar a região do cérebro que possui a parte emocional e racional.

Através da gestão dos sentimentos, a pessoa pode tirar bons resultados tanto no âmbito profissional quanto na esfera pessoal para potencializar os sentimentos positivos, se livrar de tudo aquilo que a faz mal e não proporciona crescimento para o indivíduo.

Quais são os 5 pilares da inteligência emocional?

Para aplicar a inteligência emocional na vida pessoal e profissional, é preciso seguir os cinco pilares desse conceito. Assim, é possível obter sucesso e se desenvolver através do controle dos sentimentos, de forma a não deixá-los tomar conta dos seus pensamentos e impedir que ocorra comportamentos impulsivos.

Controle os seus sentimentos

Tentar olhar as situações pelo lado positivo é um excelente método para controlar os sentimentos. Mas, além disso, em situações de estresse e ansiedade o indivíduo precisa ter autocontrole e respirar fundo para não ter atitudes impulsivas e assim, encontrar o melhor caminho para resolver qualquer situação.

Dessa forma, mesmo em situações difíceis, a pessoa consegue enfrentar qualquer problema de forma consciente e seguir na direção certa. Portanto, canalize os seus sentimentos ruins, tenha momentos de distração e faça as suas escolhas da maneira correta e com bastante calma.

Conheça as suas emoções

Conhecer a si mesmo é um elemento importante para obter inteligência emocional. Portanto, estude os seus próprios comportamentos, atitudes e pensamentos para posteriormente conseguir controlar as suas emoções. Dessa forma, é possível obter um resultado excelente e colher bons frutos em relação ao domínio dos sentimentos.

Se motive

Se estimule e procure sempre dar o seu melhor em qualquer momento da sua vida. Através dessa automotivação você pode obter bons resultados e alcançar o que tanto almeja. Então, procure sempre estar perto de coisas e pessoas que possam te motivar e também a ter uma força interna que te impulsione para cima, fazendo com que você tenha motivação e foco.

Tenha empatia com o próximo

Pensar no próximo é uma atitude essencial para ter inteligência emocional, afinal, nada mais importante do que ter comportamentos como esse para se desenvolver pessoalmente e profissionalmente, não é mesmo? Portanto, procure sempre tentar se colocar no lugar do outro, pois ter essa ampla visão da situação é crucial para controlar as emoções.

Saiba se relacionar com as pessoas

Ter boas relações com as pessoas é importante para manter um ambiente pessoal ou organizacional unido e ter controle sobre os próprios sentimentos. No entanto, se relacione com os outros de forma positiva.

Para obter mais inteligência emocional, recomendamos que faça tratamento psicológico, pois com a ajuda de psicólogos é possível gerir os sentimentos de forma eficiente. Uma boa opção é fazer terapia online.

comecar terapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *