O filme Coringa e as condições da psique

Um dos vilões mais aclamados quando falamos de quadrinhos é o Coringa. Sua personalidade pode mostrar diversos indícios de transtorno de personalidade e isso veio à tona agora que o mais novo filme do personagem foi lançado. E tudo tomou proporções ainda maiores quando começaram rumores de que o protagonista afetava espectadores a seguirem seu comportamento. Vamos discutir mais sobre o assunto nesta matéria, continue lendo. 

Perfil 

Podemos caracterizar o Coringa como um indivíduo que apresenta, definitivamente, um transtorno psicológico. Todo seu histórico e antecedentes ajudam a desenvolver condições que o tornam uma pessoa fora de controle . Ele realiza ações que deixam nítidas sua condição, como:

  • Não obedece normas e leis;
  • Mente e manipula pessoas por diversão;
  • Demonstra comportamento impulsivo;
  • Não se arrepende;
  • Se irrita facilmente e é agressivo; 
  • Apresenta padrões de irresponsabilidade. 

O filme relata diversas questões mentais que somadas resultam em uma personalidade bastante complicada e complexa. Doenças como a depressão, distúrbios alimentares, comportamentos obsessivos e paranoicos, além de alucinações estão presentes na figura do Coringa.

Rumores

Existem diversos rumores de que o novo filme do Coringa, estrelado por Joaquin Phoenix, pode influenciar pessoas a se tornarem violentas e tendenciar pessoas a cometerem atos ilícitos. Isso chegou a tal ponto que a estreia do filme foi cancelada em algumas salas de cinema nos Estados Unidos e até policiais foram mobilizados para garantir a segurança dos espectadores. 

Gatilhos emocionais

O filme em si não é uma “ameaça psicológica”, pois ninguém desenvolve doenças deste nível sem ter um background propício. Ou seja, assistir o filme não te fará adquirir características psicológicas do personagem. 

Mas o que pode acontecer são o que chamamos de “gatilhos emocionais”. Por se tratar de um filme que mostra cenas fortes, ele pode levar pessoas que já possuem algum tipo de doença psicológica para um lugar que desperte sentimentos que desencadeiam algumas crises, como a depressão, ansiedade etc.

Se você identificar algum comportamento estranho em você ou em alguém ao seu redor é importante indicar um acompanhamento psicológico, pois só assim, você conseguirá ter um diagnóstico correto e um tratamento eficaz. Quebrar a barreira do preconceito ainda é uma tarefa a ser cumprida quando falamos de saúde mental, e filmes e séries podem ajudar. 

Uma forma fácil de entrar em contato com profissionais da psicologia são as plataformas para terapia online, que podem ser uma saída. Buscar ajuda é a melhor forma de encontrar um tratamento eficaz. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui