Dica para melhorar a sua vida aplicando o “Mindfulness” ao seu cotidiano.

O mindfulness ou atenção plena, é uma teoria que traz a nossa consciência para o momento presente e que nos faz enxergar o quanto estamos automatizando ações importantes do nosso dia a dia; E que com isso deixamos de sentir, de ter prazer em pequenas coisas que fazem toda a diferença na nossa motivação e felicidade.

Por isso hoje nesse post, vamos dar um exercício de mindfulness para você aplicar no seu dia a dia e aprender a saborear os pequenos prazeres da vida. Mas antes queremos que entenda o que está fazendo sem a menor consciência.

mindfulness
Ilustração: Fala Freud

 

A mente humana tem grande capacidade de adaptação e aprendizado. Por esse motivo estamos vivendo cada vez mais no piloto automático.

Acordamos, escovamos os dentes, tomamos café e vamos ao trabalho, sem ao menos perceber nenhuma dessas atividades. Por que isso acontece? Porque aquilo que fazemos várias vezes é automatizado pelo nosso sistema.

As primeiras vezes que passar a marcha em um carro, terá que prestar bastante atenção e provavelmente sentirá um pouco de dificuldade. Mas com o tempo, passar marcha se torna algo tão natural que será tido como automático pelo seu cérebro e você não precisará se esforçar para isso.

Outro exemplo, são os trajetos que fazemos no nosso dia a dia, que mal percebemos como chegamos ao destino ou quando temos que ir a outro lugar e de repente “acordamos” e percebemos que estamos no trajeto de sempre.

Quando entramos no piloto automático, temos uma tendência a não ter prazer nas nossas vivências. Os dias parecem iguais e quase nada te faz feliz.

Se você tem se sentido assim, vamos deixar aqui uma técnica de mindfulness, para começar a voltar a sua mente para seus 5 sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato). Se aprender a trabalhar com seus sentidos, verá a vida com uma lente colorida e não preto e branco.

 

atençao plena plena
Photocredit:Blogspot.com

 

Exercicio:

O exercício de hoje é bem simples; Ao tomar banho, observe que sua mente sempre está em algum lugar, menos naquilo que você está fazendo no momento, ou seja, no banho.

Você pensa no seu dia, no que aconteceu ou no que vai fazer daqui a pouco e não aproveita a sensação de ter a água com a temperatura que deseja caindo sobre seu corpo e te proporcionando bem-estar.

Portanto, preste atenção na água, na temperatura, na sensação boa que é poder ter esse momento para relaxar a tensão do dia, sem pensar nela. Pense apenas que essa água está limpando toda a negatividade e está fazendo muito bem ao seu corpo.

Para ajudar a se concentrar, use seus sentidos, direcione o olhar para o sabão, para seus movimentos ao encostar em si mesmo; Sinta como pode ser prazeroso e relaxante quando você direciona sua mente para isso.

Se o pensamento fugir, volte para o momento, pense em como é bom poder tomar um banho e se sentir relaxado (a). Neste momento mentalize apenas bons pensamentos, como o de que a água está levando todo o cansaço do seu dia, trazendo equilíbrio e cura.

 

Pequenas atividades do nosso dia-a-dia, podem ser trabalhadas para que percebamos o quanto estamos vivendo alienados de pequenos prazeres que a vida nos proporciona.

Esse exercício acima foi apenas um exemplo, de muitas atividades que realizamos no automático. Comemos sem perceber, trabalhamos sem prestar atenção, não conseguimos nem dormir direito por não aprender a desligar nossa mente do automático, a mente continua funcionando em ritmo acelerado à noite.

O tratamento direcionado para a atenção plena, pode ajudar muito no emagrecimento, na insônia, na ansiedade e em muitas outras questões. Ele busca equilibrar a mente e os pensamentos, organizando-os sem termos que sair do nosso cotidiano para isso.

 

Dayane Costa Fagundes

Terapeuta

 

 

FalaFreud é o melhor caminho para a terapia de forma fácil, acessível e conveniente para aqueles que procuram uma vida melhor. Você pode se conectar com um terapeuta do conforto e privacidade da sua casa usando o seu smartphone, baixe o nosso aplicativo em http://www.falafreud.com/ e converse hoje mesmo com um terapeuta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *