Dia Mundial da Saúde Mental

Em 1992 o dia 10 de Outubro foi estabelecido como o Dia Mundial da Saúde Mental, para que esse assunto seja discutido e normalizado. Transtornos mentais são doenças como quaisquer outras e, por isso, devem ser tratadas a fim de amenizá-las e até curá-las.

Para saber mais sobre a importância da saúde mental, dos seus possíveis transtornos e tratamento, continue lendo nossa matéria. 

Transtornos mentais sempre estiveram presentes ao longo da história da humanidade e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), devem ser considerados prioridade. Essa condição interfere diretamente na vida daqueles que a tem e das pessoas que o cercam, por isso, é tão importante o canal de debate sobre as questões ligadas a isso. 

Pessoas de qualquer idade podem apresentar transtornos mentais, mas é mais comum que eles comecem a aparecer durante a juventude, principalmente os mais graves como transtorno bipolar ou esquizofrenia. 

No Brasil

No Brasil os casos de indivíduos com depressão e transtorno de ansiedade são preocupantes, ainda segundo a OMS, cerca de 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão e 9,3% sofrem de ansiedade. Isso contabiliza, respectivamente cerca de 12 milhões de pessoas com depressão e cerca de 19,4 milhões com ansiedade

Ao menosprezar as doenças psiquiátricas estamos colocando em risco vida e a qualidade de vida dessas pessoas. No Brasil a terceira principal causa externa de mortes é o suicídio, que está diretamente ligada a condições psicológicas. Cerca de 12,5 mil casos foram confirmados em 2017. 

Tratamento

Buscar e indicar formas de tratamento é mais do que essencial quando falamos de saúde mental. Doenças da psique são doenças e devem ser tratadas como tais e não devem ser deixadas de lado. 

O desenvolvimento das doenças estão relacionadas com componentes genéticos, mas também podem aparecer por conta dos fatores estressantes do dia a dia. Por isso, devemos adotar hábitos que nos ajudem a manter uma vida mais equilibrada e menos estressante. 

O tratamento relacionado a saúde mental já deixou de ser tratado apenas com medicamentos há algum tempo, ele além do tratamento farmacológico deve ser feito por profissionais como psicólogos, terapeutas, assistentes sociais, enfermeiros e etc..

Outra coisa que está se desenvolvendo é o acesso a esses profissionais por meio da tecnologia. A terapia online é um nicho que vem crescendo e ganhando espaço na luta por uma saúde mental acessível a todos. 

Independentemente da sua situação ou de pessoas próximas, se sua saúde mental está em risco procure um profissional, só ele poderá ajudar da forma correta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui