Confira 10 dicas para parar de procrastinar

Conviver com a procrastinação pode ser um dos piores hábitos para sua saúde física e mental. Esse ato é um dos responsáveis que impedem o bom funcionamento da rotina pessoal e profissional.

A partir do momento em que as atividades são negligenciadas ao ponto de atrapalhar o seu futuro, a procrastinação gera sentimentos de depressão, ansiedade e estresse. Dessa forma, é importante entender quais são suas causas e como você pode controlá-la no dia a dia.

O que nos leva à procrastinar?

É interessante entender que o ser humano pode ser facilmente atraído por situações instantâneas ou com aquilo que gera prazer e felicidade, sem usar algum tipo de esforço.

Mas quando ele sente alguma insegurança ou medo em realizar a tarefa, fica mais difícil para a pessoa se dedicar e cumprir essa demanda. Especialmente se não tiver cobrança ou uma consequência imediata.

Dicas para colocar em prática

Não adianta colocar atividades de pouco impacto na frente das que realmente possuem relevância e urgência para serem concluídas. Por isso, siga as dicas abaixo e veja se os seus hábitos podem mudar:

1. Conheça seus gatilhos

O ato de procrastinar começa quando você menos percebe porque se tornou algo extremamente natural. Exemplos: a casa está suja e você ainda não teve “tempo” para limpar, um compromisso importante que vai ter em poucas horas, pegar o celular assim que acorda.

São várias razões e motivos que podem se tornar gatilhos na sua vida. Eles são os responsáveis por criar uma rotina viciosa, então é essencial saber quais são e eliminá-los aos poucos.

2. Anote suas obrigações

Parece que não, mas fazer anotações no seu caderno te ajuda a limpar a mente. Você fica livre desses pensamentos porque já registrou as ideias e tarefas em outro lugar.

Então, anote tudo o que precisa ser feito durante a semana ou mês. Fique à vontade para organizar esta agenda do jeito que preferir. O essencial é verificar o que deve ser feito todo dia, sem atrasar nos prazos.

3. Faça uma lista

No mesmo caderno de anotações, a pessoa consegue elaborar uma lista e separar as demandas de baixo e alto impacto. Procure deixar em primeiro lugar as responsabilidades mais urgentes.

Assim você tem mais noção do que possivelmente pode prejudicar sua vida profissional e pessoal, se não for realizada com antecedência.

4. Melhor horário para agir

Uma curiosidade a respeito da procrastinação é que ela geralmente surge em períodos diferentes. A dica é que você possa se observar durante um dia inteiro, e depois perguntar: Quando minha mente funciona melhor ou não? Ao aplicar essa sugestão, você assume mais controle das suas tarefas.

5. Tarefas mais importantes

Use a disposição que tem para cumprir com as obrigações mais relevantes. Muitas pessoas começam a semana com o hábito de olhar notificações do celular, e-mails ou qualquer outra tarefa que não tem tanta importância assim. Lembre-se de finalizá-las já no começo do seu dia.

6. Tenha um senso de urgência

O segredo aqui é não se apavorar, mas também ter a consciência de que os deveres precisam da sua atenção. Conclua as ações com qualidade e paciência. Assim, sobra tempo para fazer outras atividades mais prazerosas.

7. Evite distrações

Concentração total agora. Afaste todas as distrações da sua casa ou trabalho e foque na tarefa que vai exigir mais esforço e dedicação da sua parte. Crie o ambiente perfeito para que consiga se manter produtivo.

8. Aproveite o processo

Não veja esse momento como algo ruim. Enxergue ele como uma oportunidade para criar uma rotina nova e mais saudável. Quando a pessoa só pensa em como vai ser quando finalizar a atividade, o trabalho pode não sair tão bom assim.

9. Reduza as tarefas aos poucos

Viva um dia de cada vez. Não adianta pensar na próxima etapa se você não terminou as atividades de hoje. Divida cada tarefa em um passo a passo, para serem facilmente concretizadas.

10. Crie recompensas

Pense em você também, cuide do seu bem-estar e não esqueça de fazer atividades que proporcionam prazer. Terminou as obrigações? É hora de se dedicar à outras coisas que trazem mais felicidade e conforto.

Procrastinar faz mal para a saúde?

Sim, a procrastinação pode atrapalhar bastante o bem-estar do indivíduo. A sensação de angústia e os sintomas de ansiedade pode se intensificar ainda mais com esse problema.

O que a pessoa pode fazer para melhorar essa questão é buscar ajuda psicológica. Com ela, fica mais fácil para você lidar com a situação e poder conversar abertamente com quem é especialista no assunto, o psicólogo.

comecar terapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *