Como não se contaminar com pessoas negativas

O que fazer para não se contaminar com pessoas negativas
Pessoas reclamando, brigando, estressadas fazem parte do nosso dia a dia e  ficar ao lado delas pode acabar sugando nossa energia. Veja como não se contaminar com pessoas negativas. 

Algumas pessoas são naturalmente negativas. Elas se queixam, brigam, se comparam com os outros e simplesmente enxergam o copo meio vazio, em vez de vê-lo cheio até metade. Muitas vezes, não podemos impedir que essas pessoas apareçam em nossas vidas, como por exemplo em nosso ambiente de trabalho, na família do cônjuge, nos amigos de amigos, etc. Mas se elas estão por toda parte, como não se contaminar com pessoas negativas?

Independente do motivo pelo qual a pessoa ao seu lado está sendo negativa, lembre-se de que ninguém pode te deixar infeliz sem a sua permissão. Para evitar que isso aconteça, veja abaixo alguns truques para lidar com essas pessoas.

  • Nunca leve para o lado pessoal

Talvez você tenha ouvido alguém falar mal de você, talvez um colega de trabalho tenha deixado você por fora de um prazo importante de trabalho, ou talvez a moça na fila na sua frente esteja sendo extremamente grosseira com o funcionário da loja. Muitas vezes, quando as pessoas estão lidando com dificuldades, as pessoas ao redor acabam se tornando alvos nos quais elas descontam o estresse.

Esses comportamentos escondem inseguranças, medos e/ou raiva. Por isso, em vez de levar para o lado pessoal, lembre-se de que essa atitude fala sobre eles e não sobre você.

  • Pratique a gratidão

Se você quer saber como não se contaminar com pessoas negativas, essa dica é fundamental. Assim, portanto, faça uma lista de motivos pelos quais você deve agradecer. Além disso, deixe as pessoas saberem como você é grato pela presença delas. Já foi comprovado que praticar a gratidão aumenta a felicidade entre os indivíduos, independentemente do quanto você é grato.

  • Veja o desafio como uma oportunidade de crescimento

Ao dedicar um momento do dia para tentar mudar sua percepção sobre as coisas e as pessoas vai te ajudar a crescer como indivíduo. Você pode se perguntar: o que está acontecendo na vida dessa pessoa que está fazendo com que ela se comporte dessa maneira? Encare esse desafio como uma oportunidade de conhecer mais o outro e assim saber mais sobre você.

“Podemos reclamar porque as rosas têm espinhos, ou se alegrar porque os arbustos de espinho têm rosas.” – Abraham Lincoln

  • Encare a situação com bom humor

Quando alguém do seu lado for muito negativo, o melhor que você pode fazer é amenizar a situação com gentileza e humor. Ria de si mesmo, ria com outras pessoas e lembre-se de que sorrir pode melhorar sua qualidade de vida.

  • Passe um tempo sozinho

Passar um tempo sozinho, poderá te trazer mais autoconsciência, aumentar a sua autoconfiança e sua felicidade. Eventualmente, você se sentirá confortável em passar o tempo sozinho. Além disso, logo aprenderá que apenas este tempo pode ajudá-lo a ter insights para resolver situações difíceis.

Além disso, quando alguém ao seu redor estiver agindo de forma negativa, respeite seu limite. Se afaste e reserve um tempo para você. Reflita sobre seus sentimentos no momento, o que aquela pessoa lhe causa e esteja consciente das suas emoções.

Agora você já sabe como não se contaminar com pessoas negativas. Acesse o blog do FalaFreud e leia nosso conteúdo feito por nossos especialistas para você!

Fonte:https://www.psychologytoday.com/intl/blog/happiness-is-state-mind/201809/how-stay-happy-around-negative-people

Quem tem uma agenda cheia sabe como pode ser difícil marcar uma consulta e conseguir conciliar seus horários pessoais com o do profissional. Porém, por ser online, fica muito mais fácil para o psicólogo conseguir te atender em horários flexíveis, como, por exemplo, de manhã bem cedo ou até tarde da noite – coisa que em um consultório é bem difícil isso acontecer.

Clique abaixo para baixar o FalaFreud e agendar sua primeira sessão.

Download App

comecar terapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *