Como a terapia pode te ajudar a se recuperar de abusos e traumas de infância

Hoje, como adulto, você tem a chance de olhar para o que vivenciou de uma outra forma, mas isso vai exigir um compromisso com o seu próprio crescimento e desenvolvimento pessoal. Confira no Blog do Fala Freud nossas dicas que podem facilitar este processo de cura e autoconhecimento sobre os traumas de infância.

como superar traumas de infância

Veja as consequências dos traumas de infância na vida adulta e como superá-los

Se você sofreu algum tipo de trauma ou abuso durante a infância, é bem provável que ainda carregue as marcas do passado. Mas você consegue olhar para o que passou e validar os sentimentos que ficaram?

Muitas pessoas não se sentem preparadas para procurar ajuda terapêutica, pois têm medo de mexer nas feridas do passado. Mas saiba como a terapia pode te ajudar.

As dores e traumas de infância podem atrapalhar sua vida atual em muitos aspectos que você nem imagina. Autoconfiança, capacidade de resolução de problemas, se relacionar de forma saudável, ter sucesso profissional… São várias as consequências que uma infância problemática pode trazer para a vida adulta. Porém, um terapeuta pode te ajudar a identificar, entender e até mesmo aprender a respeitar sua jornada e apreciar a forma como você encontrou para sobreviver a este mundo caótico.

Segundo terapeutas, pessoas que passaram por traumas e abusos na infância desenvolvem habilidades como: Sensibilidade e empatia pelos outros, paciência, independência e resiliência.

Hoje, como adulto, você tem a chance de olhar para o que vivenciou de uma outra forma, mas isso vai exigir de você um compromisso com o seu próprio crescimento e desenvolvimento pessoal. Existem algumas dicas que podem facilitar este processo de cura e autoconhecimento. Confira:

  • Tenha auto compaixão com você e não se culpe pelo que aconteceu no passado;
  • Identifique e elimine comportamentos autodestrutivos;
  • Aumente sua autoconfiança e aceite novos desafios;
  • Utilize a meditação como ajuda para acalmar a mente;
  • Exercite-se regularmente para melhorar seu bem-estar e felicidade;
  • Passe um tempo na natureza e foque seus pensamentos no momento presente;
  • Reescreva sua história familiar com foco em realizações e pontos fortes;
  • Procure um terapeuta experiente em recuperação e traumas para te ajudar

Enfrentando os problemas

Por mais que você tente esconder, os sentimentos e traumas de infância estarão sempre com você, até que você resolva olhar para eles. A terapia pode ser fundamental neste processo de recuperação. Encontre um terapeuta experiente e veja como pode ser libertador falar sobre sua história.O objetivo é identificar as emoções dolorosas para que você consiga viver uma vida mais leve, saudável e com auto-compaixão.

O tempo pode ser determinante para ajudar nesse processo de cura, porém, tudo vai depender do esforço e da vontade de mudar sua história.

Fonte: https://www.talkspace.com/blog/2017/09/therapy-helps-recover-childhood-trauma-abuse/#more-6609

Gostou deste conteúdo e quer ler mais sobre Dicas Para Saúde Mental  e Terapia ? Acesse o Blog do FalaFreud e leia nosso conteúdo feito por nossos especialistas para você !

comecar terapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *