5 dicas dos terapeutas para desestressar o seu dia

Lidar com o estresse diário é um dos indicadores de saúde mental e bem-estar. Quando somos proativos em lidar com o estresse, conseguimos minimizar o seu impacto na nossa vida.

Usar regularmente algumas técnicas de redução do estresse, nos encoraja a evitar sentimentos de estar completamente sobrecarregados, deprimidos, ansiosos ou em pânico.

Para te ajudar a desestressar o seu dia, aqui estão 5 maneiras que os terapeutas recomendam:

1. Ter um diário

Ter um caderno para expressar os seus pensamentos e sentimentos, é uma prática testada, aprovada e muito recomendada pelos terapeutas.

Essa é uma prática simples mas bastante poderosa, pois permite que todos os seus pensamentos,  preocupações, dúvidas e questões sejam  internalizadas num papel.

É uma ótima maneira de obter uma melhor visão de seus sentimentos, pensamentos e motivações, além de proporcionar um equilíbrio emocional para lidar com questões mais difíceis.

2. Passar mais tempo em contato com a natureza

Gastar um tempo em contato com a natureza tem grandes efeitos terapêuticos.

Com o poder da vitamina D (que ajuda a elevar o humor), gastar tempo na natureza também pode ser uma grande atividade para exercitar a atenção plena.

Ao comunicar com a natureza, muitas pessoas dizem sentir uma maior sensação de paz e menos ruminação (o que é consistente com a preocupação e a ansiedade).

Lugares como parques e praias são bem populares porque eles recarregam as energias,  onde podemos fazer atividades divertidas e ter momentos bem agradáveis.

3. Administrar melhor o seu tempo nas redes sociais

Há algumas partes negativas nas redes sociais. Evolutivamente, o humano talvez não esteja tão preparado para estar 24h conectado.

As notícias podem estar sempre presentes e podem exacerbar o estresse, a depressão e a ansiedade. E a comparação com a vida de outras pessoas, pode até nos tornar mais deprimidos.

Hoje em dia, é quase impossível se desligar completamente das redes sociais.

Em vez disso, considere ser mais atento sobre como você usa seu smartphone e por quanto tempo você consegue ficar sem pensar em seus feeds nas redes sociais.

Programe-se para tirar intervalos de 10 min durante o dia para ver suas redes sociais, para que você possa permanecer focado e produtivo ao longo do resto do dia.

Isso pode ajudá-lo a gerenciar melhor o estresse e a ansiedade em geral. Também pode ajudar a diminuir a pressão que a procrastinação e a distração colocam nos prazos de trabalho que se aproximam.

4. Tire um tempo para atividades analógicas

Além de monitorar o tempo online, ter tempo para atividades analógicas também pode ser útil por vários motivos.

Ler uma revista impressa ou livro, não só ajudará a limitar distrações em sua tela (quantas abas você abre agora?), mas também pode beneficiar sua saúde.

Dê seus olhos e corpo uma pausa de tela de computador, tv e smatphones e tire algum tempo diariamente, para ficar completamente livre de telas. Isso também pode ajudar a sua saúde física geral, pois reduzirá a tensão muscular e a tensão muscular de estar na mesma posição por horas a fio.

5. Cuide da sua alimentação diária

Muitas vezes deixamos de lado nossa saúde mental, porém mais pesquisas estão emergindo para nos ajudar a entender melhor a conexão entre nutrição e saúde mental.

Alguns estudos sugerem que uma dieta mediterrânea rica em frutas frescas, peixes e vegetais pode servir de fator protetor contra a doença mental.

Quando comemos melhor, nossa mente trabalha melhor. Aumenta a nossa capacidade de lidar com o estresse, quando comemos alimentos ricos em nutrientes bem equilibrados.

Comer bem pode ser uma maneira de diminuir o estresse e diminuir seu impacto a longo prazo.

Não espere o estresse chegar

Uma das razões para o acúmulo de estresse e se tornar um problema, é porque não estamos atentos a ele regularmente.

Ao invés de esperar que ele chegue a um ponto de ebulição, use as táticas acima  e  reduza o estresse do seu estilo de vida.

Dessa maneira tudo ficará natural e você não terá que sair da sua rotina para reduzi-lo.

 

Equipe FalaFreud

FalaFreud é o melhor caminho para a terapia de forma fácil, acessível e conveniente para aqueles que procuram uma vida melhor. Você pode se conectar com um terapeuta do conforto e privacidade da sua casa usando o seu smartphone, baixe o nosso aplicativo em http://www.falafreud.com/ e converse hoje mesmo com um terapeuta.

 

*Texto traduzido do site talkspace

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *