5 ações que podem ajudar no tratamento da depressão

A depressão é uma doença grave e que está presente em grande parte da população mundial. Segundo a OMS, ela aparece em pelo menos algum momento da vida de 20% das mulheres e 12% dos homens. Ela pode estar associada a fatores genéticos, cerebrais ou aparecer em decorrência de eventos da vida. 

Mas, apesar de difícil, podemos tomar algumas atitudes a fim de evitar ou de construir uma rede de apoio para passar por essa doença tão difícil. Nessa matéria vamos mostrar 5 atitudes que podem te ajudar durante seu tratamento. 

1 – Faça atividades físicas

A depressão diminui a energia e gera muito desânimo, mas é importante tentar lutar contra esse desânimo. As atividades físicas podem ser um grande aliado para seu tratamento, pois o exercício libera endorfina e outras substâncias ligadas ao bem-estar e prazer. 

Exercícios aeróbicos, como pedalar, caminhar ou correr, são mais indicados, justamente pela maior liberação de substâncias de prazer. Uma série de exercícios de 60 minutos no mínimo 3 vezes na semana, pode te ajudar a ter hábitos mais saudáveis e na luta contra o desânimo tão característico da depressão. 

2- Tenha uma alimentação saudável

A ingestão de alguns alimentos podem ser de grande colaboração durante o tratamento da depressão. Alimentos que ajudam na produção de serotonina são altamente indicados, como banana, mel, nozes, castanhas e etc.. 

Da mesma maneira que alguns alimentos podem ajudar, a ingestão de outros alimentos podem atrapalhar, por isso, evite álcool, cafeína, adoçantes artificiais, açucar refinado, alimentos ricos em sódio e etc..

3- Tenha uma rede de apoio

Construir uma rede de apoio pode ser uma ótima ajuda para o tratamento dessa doença. Cercar-se de amigos e familiares que te ajudem a direcionar pensamentos negativos á positivos e te incentive a continuar o tratamento pode ser de uma importância muito grande.

4- Não desista do tratamento

Pessoas com depressão, mesmo fazendo o tratamento, terão recaídas. Mas o importante é perseverar no tratamento, aceitar o momento presente e não fugir dele, pois assim você irá conseguir adquirir força e paciência para lidar com essa condição. 

5- Faça terapia

A terapia é indispensável para todas as pessoas que possuem alguma doença da psique. Conversar com um profissional que te auxilie nos momentos difíceis é uma grande ajuda. Plataformas de terapia online podem facilitar esse processo e disponibilizar ajuda profissional de uma forma muito simples e fácil. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui