Saiba o que é fibromialgia, suas causa, sintomas e tratamento

Você já ouviu falar em fibromialgia? Esse problema é mais comum do que imaginamos, provoca dor crônica em todo o corpo e precisa ser tratado com a ajuda de diversos especialistas.

Essa condição pode afetar as articulações, os ossos, músculos e o tecido do corpo, afetando diretamente o bem-estar de quem sofre com a síndrome da fibromialgia.

Para descobrir quais são as causas, os sintomas e como tratar esse transtorno tão comum, leia a nossa matéria, dessa forma é possível ficar bastante informado sobre a síndrome.

Quais as causas da fibromialgia?

De acordo com os especialistas, não é possível determinar uma única causa para a fibromialgia. No entanto há diversos fatores que podem desencadear esse problema. As principais causas desse transtorno são:

  • Fatores genéticos e hereditários;
  • Momentos conturbados que afetam o físico e o psicológico;
  • Distúrbios do sono;
  • Problemas de ansiedade e depressão;
  • Falta de exercício físico;
  • Desenvolvimento de infecções no corpo ou de determinadas doenças.

Essa síndrome normalmente se desenvolve em algum ponto do corpo e vai se estendendo para outras partes do organismo, de forma a tornar-se crônica e afetar o dia a dia do indivíduo.

Alguns problemas podem aumentar ainda mais a sensação de dor, como o excesso de esforço físico, traumas ao longo da vida, momentos de estresse e ansiedade em excesso. Por isso, quem sofre de fibromialgia deve tomar cuidado para não passar por situações que possam provocar nervosismo.

Quais os sintomas da fibromialgia?

Um dos principais sinais da fibromialgia é a dor crônica no corpo. Essa dor é constante e acontece em todo o organismo, fazendo com que a pessoa doente se sinta cansada a todo momento. Esse sintoma tem duração de em torno de 3 meses.

Quem sofre de fibromialgia tende a apresentar alguns sintomas característicos como:

  • Dor de cabeça constante;
  • Sensação de fadiga e cansaço, mesmo após longos períodos de descanso;
  • Dificuldade em se concentrar nas tarefas e memorizar os fatos;
  • Vontade de ficar sozinho;
  • Não sentir prazer em realizar atividades que proporcionam sensações agradáveis;
  • Sintomas de depressão e ansiedade.

Como é feito o diagnóstico da fibromialgia?

O diagnóstico da fibromialgia deve ser feito por profissionais especializados através de exames laboratoriais. Muitas vezes a descoberta desse problema é demorada, mas assim que diagnosticada, a fibromialgia deve ser tratada da forma correta para que dor constante seja amenizada.

Tratamento para fibromialgia

O principal tratamento para fibromialgia é o acompanhamento terapêutico, pois os psicólogos podem proporcionar o suporte necessário para que o indivíduo possa melhorar a sua condição psicológica, de modo a amenizar a sensação de dor.

Além da terapia, o ideal é a pessoa doente fazer uso de medicamentos específicos, praticar atividades físicas de baixa intensidade e fazer acupuntura, pois esses métodos são muito eficientes.

Se o indivíduo sentir muita dor uma excelente opção é realizar terapia online, pois com esse método é possível ter acompanhamento psicológico em casa. Esse método é inovador e pode ajudar, e muito, a pessoa doente. 

comecar terapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *