Saiba o que é dislexia, suas causas, sintomas e como tratar

A dislexia é um transtorno de aprendizado que afeta diversas pessoas do mundo inteiro. Esse problema normalmente é diagnosticado durante o período de alfabetização quando o disléxico está começando a aprendendo a ler e tem dificuldade em formular frases, decodificá-las e compreendê-las.

Esse transtorno é hereditário e por isso é decorrente de fatores genéticos. Portanto, pessoas da mesma família possuem mais chances de ter esse tipo de problema.

Para descobrir mais informações sobre a dislexia, confira o post, pois explicamos as causas, os sintomas e como tratar esse problema que acomete tantas pessoas e gera graves consequências se não for tratado.

O que é dislexia?

A dislexia é um transtorno que dificulta o processo de aprendizagem do indivíduo, principalmente em relação à escrita, leitura e soletração. Por isso esse transtorno é diagnosticado logo quando a pessoa aprende a ler e a escrever, afinal nesse momento a dislexia fica mais nítida.

A pessoa que apresenta esse problema tende a ter dificuldade em reconhecer determinadas palavras e tem limitações em memorizar regras, fonemas e estrutura silábica. Esse padrão neurológico é causado principalmente por fatores genéticos e hereditários. 

Quais as causas da dislexia?

Como já dissemos, o problema de dislexia está intimamente ligado a fatores genéticos. Esse transtorno de aprendizagem afeta as funcionalidades cerebrais, fazendo com que o indivíduo que sofre com o problema não utilize de maneira ativa todas as partes do cérebro quando está lendo.

As principais causas da dislexia estão relacionadas a problemas neurobiológicos, ao mal funcionamento do cérebro e também pode ser decorrente de momentos de conturbação que o indivíduo tenha passado no início da vida.

Portanto, quem possui o problema tem dificuldade em identificar as palavras e também em compreender o seu significado.

Quais os sintomas da dislexia?

Na maioria das vezes os sintomas da dislexia são parecidos. No entanto, algumas pessoas apresentam esse problema de forma mais acentuada que outras. Os principais sinais de que um indivíduo tem dislexia são:

  • Dificuldade em se concentrar nas atividades e na realização das tarefas. Essa característica fica bastante aparente em sala de aula, quando o jovem não consegue realizar os afazeres com atenção;
  • Muitas vezes as pessoas que apresentam dislexia são bastante dispersas e qualquer coisa pode tirar a sua atenção;
  • Atraso no aprendizado da leitura e da escrita e dificuldade na coordenação motora;
  • Quem tem esse problema tende a ter pensamentos desorganizados e dificuldade em compreender as informações repassadas por outras pessoas.

Tratamento para dislexia

Não existe cura para a dislexia, mas há tratamento. Esse transtorno de aprendizado deve ser tratado com a ajuda de especialistas, como fonoaudiólogos, pedagogos e psicólogos.

O acompanhamento terapêutico é um dos principais métodos de tratamentos para a dislexia. Isso porque a terapia é capaz de ajudar o indivíduo a se desenvolver e também criar confiança em si mesmo.

Uma excelente forma de realizar o tratamento de modo confortável e sem precisar sair de casa é a terapia online. Portanto, aposte nesse método bastante cômodo e aconchegante.

comecar terapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *