Quando procurar um psicólogo? 4 pontos para prestar atenção

Muito se fala hoje sobre terapia e acompanhamento psicológico. Apesar deste ser um tabu que já vem sendo desmistificado no brasil, muitas pessoas não sabem quando precisam realmente de um psicólogo. Nessa matéria vamos mostrar alguns sinais concretos que você sabia a hora de buscar um profissional, continue acompanhando. 

Descobrindo a doença

No Brasil 20% da população apresentam transtornos relacionados a psique, tendo como líderes de estatística a ansiedade e a depressão.

Apesar de um número de pessoas apresentarem transtornos psicológicos nem todos conseguem identificar essa condição, ou outros fatores influenciam para que eles não busquem tratamento. 

O primeiro passo é descobrir a doença e ela pode se manifestar de diversas maneiras: de forma física, atrapalhando sua convivência social, não conseguindo superar traumas e etc..

Sintomas físicos

Algumas reações emocionais podem se manifestar fisicamente, mas temos que tomar cuidado para não achar que essa situação é sempre emocional. Taquicardia, dores no estômago, dores musculares, cansaço físico, desânimo, problemas de pele e etc., podem ser causados por algum transtorno emocional.

Se você reconhecer algum sintoma físico e achar que ele está relacionado a psique, procure um psicólogo. Uma maneira rápida de fazer isso são as plataformas de terapia online

Dificuldade nos relacionamentos

Se afastar de pessoas queridas, deixar de participar de eventos sociais ou de participar de atividades coletivas que antes eram importantes para o indivíduo podem ser indícios de transtornos psicológicos. 

Quando os relacionamentos são afetados, nem sempre a pessoa percebe, mas quem está ao seu redor sim, podendo ajudar quem está nesse processo indicando ajuda profissional. 

Traumas 

Após traumas ou situações de luto é comum a dificuldade para voltar ao cotidiano e de apresentar comportamentos como tristeza, angústia, medo e etc.. Mas quando isso passa do período aceitável e começa a influenciar o cotidiano da pessoa é importante buscar um profissional para que ele avalie a situação psicológica. 

Independente da situação, se você desconfia ou sente que está em um momento de sofrimento psicológico buscar ajuda é importante. Hoje com a tecnologia é mais fácil, pois temos ao alcance de nossa mão plataformas que podem nos ajudar a entrar em contato com profissionais sem sair de nossa casa. Terapia pode ser a solução para muitas coisas, busque ajuda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui