48 COMENTÁRIOS

  1. Muito interessante esta publicação. Como devemos lidar com uma pessoa que diz estar em depressao e se justificar por ser bipolar, não assume a necessidade de se tratar.

  2. Nunca diga a uma pessoa com depressão ou transtorno de ansiedade que isso é “falta de deus”. Dizer isso é falta de respeito e ninguém está em posição de julgar a espiritualidade do outro.

  3. Eu adorei estas dicas eu não tinha esse conhecimento mas infelizmente ja usei todas as palavras que eu não podia disser por falta de conhecimento muito obrigado por me mostra esse mundo novo..

  4. Sou uma dessas vítimas, há doze anos fui diagnosticada com síndrome de pânico, depressão e em seguida bipolaridade, difícil conviver com essas coisas, pois ninguém entende sua dor, é algo que faz vc se sentir sozinho nomu mm do, resolvi fazer o caminho de volta para a vida, procurei tratamento e ajuda dos amigos, hoje convivo com isso com mais facilidade, deixei tudo o que me fazia sentir mal, resolvi morar sozinha e viver do meu jeito, sou acompanhada por profissionais da área, tomo medicamentos até quando for necessário e sei que existe um Deus que me ajuda, pessoas que me amam e estou superando os problemas.

    • Passo pela mesma situação eu e minha filha e agora percebo q meu filho tbm tem um certo distúrbio fico muito preocupada pois eles não aceitam tratamentos com profissionais da saúde mental ,eu já passei por quase todos os sintomas síndrome do pânico depressão ansiedade crônica ainda tenho qualquer coisa q acontece com meus filhos parece q vou infartar meu coração não para de acelerar meu corpo chega a queimar por dentro hoje em dia nem o diasepan está resolvendo é muito difícil conviver com isso

  5. Muito interessante e oportuno esse texto, às vezes realmente, falamos essas “frases” por não saber o que falar, por falta de conhecimento…mas, querendo ajudar de alguma forma…

  6. A pior pergunta que ouvir : Logo vc que é religiosa está assim ? Cadê sua fé ? Neste momento respondi : se estou pedindo sua ajuda , é Deus trabalhando em mim , a minha fé e religião me fortificaram . Só preciso de vc pra me levar ao doutor . O resto vencerei . Pois o Deus habita em mim .

  7. Pelo que eu li
    Vou entrar mudou e sair mudo.
    Não pôde falar nada só ouvir isso se a pessoa vir conversar com vc se não ferrou .
    Por quê não dá dicas então de como ajudar e do que falar e como falar

    • Pensei a mesma coisa. Se não pode falar nada é melhor dizerem: não fale nada, apenas escute. E exercícios físicos ajudam sim a melhorar os sintomas de transtornos mentais, exceto numa fase muito aguda de depressão. Sou ansiosa e o exercício físico pra mim é indispensável

    • Pesquise em mais sites. Eu também tive muitas dúvidas, tenho um filho nesta situação.

      Aprendi que a presença, um abraço, palavras tipo: pode contar comigo sempre, eu te amo, gosto muito de você, entre outras.;

      E, às vezes, só em ficar fazendo companhia já é uma ótima ação. Tem que ter muita paciência!

      Rezar sempre, pedir a Deus sabedoria, força e muita perseverança..

    • O que vcs podem dizer:
      -Posso te ajudar em alguma coisa?
      -Vc comeu? Vou arrumar uma coisa para a gente comer
      -Posso ir aí para tomarmos um café?
      – Vou te acompanhar ao psiquiatra
      -Ajudem as pessoas com as coisas cotidianas, as vezes elas estão tão mal que nem da louça dão conta.
      – Ouçam as pessoas, digam “não posso imaginar o que vc está sentindo mas, estou aqui com vc”
      -Ou, as vezes, fiquem em silêncio mas esteja lá, junto.
      Entre outras coisas…

  8. Infelizmente, muitas pessoas acham que depressão é frescura e até mesmo discriminam quem tem essa doença.Eu já passei várias vezes por isso.Juntamente com a depressão, vieram outros transtornos no pacote:TOC, Transtorno de Ansiedade , Fobia social, Transtorno bipolar, Síndrome de Burnoudt(acho que é assim que se escreve) e não é nada fácil conviver com isso.Faço tratamento com o psicólogo e o psiquiatra, tomo vários medicamentos e tive pouca melhora.Como as pessoas não acreditam, eu me isolei completamente , até já me falaram que eu estou me vitimizando,portanto prefiro ficar sozinha em meu canto do que ficar ouvindo essas coisas que só me deixam mais arrasada.Também acho que quem tem contato com pessoas que tem depressão devem ficar com a boca fechada a falar coisas que irão entristecê-las e deixá-las “mais para baixo ainda”.

    • Eu não imagino o que você está passando , mas você é uma vitoriosa e vai haver melhoras a cada dia mais !
      Gostaria de uma dica sua , minha namorada passa por isso e eu não sei o que fazer , ela se isola , por favor me dê uma dica de como ajudar ela? Acho que talvez ela consiga melhorar se eu apoiar , por isso estou atrás de matérias sobre isso ,pra ajudá-la a melhorar

  9. Tenho depressão e trato há um ano e meio e enviaram uma mensagem
    escrito assim: “..mas você é depressiva ao extremo..” Acabou com meu dia. Eu até desliguei o celular para não conversar mais com a pessoa até me recompor da dor.

  10. É sempre assim, toda vez que leio sobre como não proceder diante de tais conflitos, e o faço para mim mesmo,é exatamente para que eu não viva me culpando por me cobrar de maneira “errada”, mas nunca temos respostas sobre o que fazer, é sempre o que não fazer, pessoas depressivas como a mim, nem sempre podem pagar um tratamento psicológico, então as vezes recorremos a essas pequenas armadilhas que a net oferece, e nunca, nunca mesmo nos ajudam. A verdade é que precisamos mudar a maneira de vermos a própria existência, sofremos disso porque nos ensinaram que o mundo é uma bosta de jogo, que tem que vencer o mais forte, outra armadilha, daí passamos a nos comparar aos “bem sucedidos”, seja o irmão, amigo ou Bill Gates, e nos enchem de sertralina, e continuam a manter o Jogo perverso. Tenho aprendido muito com pessoas que conseguem ver o melhor da vida, a miséria da vida não deve ser apreciada como arte, a miséria é morte. Então eu indico aos que sofrem de depressão, que pensam em tirar a própria vida (como eu tentei algumas vezes), que existe sim, um belo caminho nessa efêmera passagem. Assistam vídeos e leiam livros de Roger Scruton e assumamos sim, que algumas vezes decidimos seguir uma trilha que nos apresenta a miséria e a morte, caminhos que outras pessoas ridículas e mal intencionadas nos disseram ser verdadeiras. Tudo mentira! Roger Scruton! O efeito vem mais rápido que sertralina, lhes garanto. Não penso mais em morrer, mas em reaprender a viver, e hoje quero que todas ideias miseráveis que me influenciaram a ser podre, vão para os quintos dos infernos! Eu quero viver! Simplesmente bem! Só isso.

    • Olá, Rubens da Silva!
      Confesso que entre todos os autores que conheço Roger Scruton era um dos que eu menos
      esperava encontrar em um post sobre depressão. Confesso que fiquei curioso!
      Que te ajudou, encontrar o caminha para vida na beleza das pequenas coisas?
      Você começou a praticar algum tipo de manifestação artística, fotografia ou pintura talvez?
      Ou passou a notar com mais atenção as coisas que são belas por natureza?

  11. Já tive depressão, tomei medicação controlada durante 16 anos, só melhorei depois da ajuda de profissionais que me aconselharam a me afastar de familiares que só pioravam a minha vida com perguntas idiotas , e falavam que era falta de Deus que eu era louca, uma pessoa negativa nossa eu me sentia a pior de todos os seres humanos.

  12. Já me disseram isso é falta de Deus vc tem saúde fulano está pior que vc na cadeira de rodas ou com uma doença incurável , isso deixa quem sofre de depressão ou qualquer outro síndrome com mais sentimentos de culpa pq quem sofre de depressão não quer estar com depressão e muito triste isso.

  13. Depressão é uma doença silenciosa,é uma tristeza profunda em que vamos perdendo o desejo e a motivação de viver….é uma luta diária ,um enfrentamento diário com a angústia! Praticamente a vida perde a beleza, a magia…
    E uma pergunta sempre nos assombra ” isso vale a pena,onde a vida vale a pena”? Realmente tem pessoas que não tem sencibilidade para enxergar a pessoa em estado depressivo e é muito difícil lidar com todas emoções. O melhor é que o outro a escute ou diz apenas
    pra procurar ajuda médica.

    • Aline, muito obrigado pela sua mensagem. Ficamos felizes em saber que o conteúdo tem ajudado você.

      Quando estiver pronta para falar com um psicólogo, não esqueça de baixar nosso aplicativo.

  14. Tenho um problema. Meu namorado nas vezes que eu tento ou chamar-lhe a razão de algo que está errado ele limita-se em ouvir-me e isso me deixa arrasada acabamos em brigas porque ele diz que eu vivo procurando problemas, quando tento falar sobre alguma coisa ele esfrega coisas na minha cara que têm haver com o meu passado nalgumas vezes tenho q pensar se lhe chamo a razão ou não epah é complicado já tive problemas depressivos sinto como se estivesse vivenciado a mesma coisa novamente não sei o que fazer. Por vezes quando eu tento fazer tais coisas ele me diz coisas feias já chegou até a dizer que talvez eu estivesse a desenvolver um transtorno bipolar mas não é isso

  15. Tem gente que fala que é falta de Deus ou que não é grato pelo que tem!! Vai tomar no #@!! Pela mor de Deus!! Mano, ela tem que ter depressão pra ver realmente o que é!! Não é nada disso e di ser que passou… 🤬🤬🤬🤬

  16. Achei muito boa a publicação , porém gostaria de saber também , já que não pode falar isso , o que falar para ajudar? O que fazer ? Eu estou simplesmente perdido , minha namorada está com depressão profunda , e eu venho lutando sozinho , as vezes ela deixa se entregar … Eu motivo , falo que ela é capaz , mas não sei que atitude tomar e estou desesperado por ajuda , eu quero ajudar para ela vencer essa crise que entendo ser normal e passageira e quando ela estiver melhor fazer um tratamento para que não volte mais nessa intensidade . Ela fala de tirar sua própria vida , que está desanimando de tudo e eu preciso de ajuda ! Ela não gosta que eu conte pra ninguém e não quer que eu fale o que tá passando pro psicólogo ou psiquiatra , mas ela também não fala mesmo eu encorajando . Aí fico em um beco sem saída , sem saber qual atitude tomar . Não é possível que vou ter que assistir isso e não tem nada que eu possa fazer !

  17. Eu sofro de depressão, transtorno bipolar, ansiedade a cerca de 14 anos,já tentei me suicidar duas vezes,sinto dores horríveis no peito,qdo vem a crise,já fiz vários tratamentos com neurologistas, psicólogos,fiz psicoterapia exercícios físicos tomo vários medicamentos, que as vezes não fazem efeito,sou criticada dentro da própria família… alguns comparam a minha dor,com as dores dos outros, outros dizem que é falta de Deus, outros dizem que eu tenho é que procurar emprego isso é frescura que tenho força pra trabalhar,a própria psicóloga uma vez disse a meus pais que era vitimização, que eu só queria chamar a atenção apartir daí eu não faço mais tratamento psicológico se eles próprios não entendem, então qdo vem as crises eu me tranco e fico na minha…sem contar que eu soube a pouco tempo que os medicamentos causam cansaço físico e mental, eu me sinto cansada mesmo e as vezes percebo que estou perdendo a memória e não sinto prazer em viver,peço pra Deus em oração que me leve pra eu morar com meu pai, porque a vida não tem cor pra mim e me sinto inútil por não ter nenhum benefício pra ajudar a quem sempre me ajudou financeiramente e com orações minha mãe…(meus tios Walter e José de Souza e minha madrinha Maria das Graças) eu havia dito que ninguém me entende mas na realidade tenho uma Tia que me entende muito e fico bem qdo ela está por perto! Bom esse foi meu depoimento do dia Jordana Carvalho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui