6 atitudes de pessoas “tóxicas”; saiba identificá-las

como lidar com pessoas tóxicas

Todo mundo conhece pessoas que são muito difíceis de lidar, mas você sabe distinguir quando um comportamento difícil se transforma em “tóxico”? Pessoas tóxicas são aquelas que nos causam sentimentos ruins e negativos e podem afetar nosso dia a dia. Essas pessoas costumam ter atitudes padrões que permitem identificá-las. Veja a seguir quais são esses comportamentos e descubra se você convive com “pessoas tóxicas”.

Comportamentos de uma pessoa tóxica

1.Culpar o outro

Pessoas tóxicas culpam os outros incessantemente e parecem incapazes de assumir responsabilidade por qualquer problema. Elas têm sempre explicações elaboradas de porque não são culpadas, mesmo quando tais justificativas parecem mentiras óbvias para aqueles que as cercam.

  1. Agressão passiva

Nem sempre pessoas tóxicas são agressivas, mas, às vezes, elas dão pequenas “cutucadas”, como indiretas ou foras, por exemplo, quando estão com raiva ou chateadas. Porém, quando questionadas sobre esse comportamento, essas pessoas costumam negar que isso aconteceu.

  1. Críticas

Pessoas tóxicas constantemente criticam os outros, seja devido a aparência, personalidade, comportamento ou qualquer outra coisa que chame a atenção delas. Se essa crítica for dirigida a você por longos períodos de tempo, isso pode afetar bastante sua auto-estima. Quanto mais jovem e/ou mais sensível você estiver no momento que receber essa crítica, mais grave será o impacto que ela terá em seu senso de identidade.

  1. Manipulação

Pessoas tóxicas manipulam os outros para conseguir o que querem com bastante frequência. Elas conseguem fazer com que você sinta sempre que lhes deve algo ou em outros casos, te magoam e em seguida, dizem que fazem tudo por você. A manipulação pode ser evidente ou sutil, mas é sempre prejudicial.

  1. Negatividade

Pessoas tóxicas parecem completamente incapazes de desfrutar de qualquer coisa na vida. Quando os outros tentam compartilhar alguma novidade, eles são recebidos com cinismo e condescendência. Um exemplo é um colega de trabalho que vê que você está envolvido em um relacionamento e faz um comentário crítico sobre a instituição do casamento e a frequência do divórcio. Outro é um membro da família que lhe diz que sua perda de peso não vai durar por muito tempo porque “dietas nunca funcionam”.

  1. Chantagem emocional

Fazer chantagem emocional é uma atitude comum de pessoas tóxicas. Elas regularmente farão com que você tenha que escolher entre elas ou alguma outra coisa, tentando te persuadir a escolher elas. “Se você gostasse de mim, você faria isso”, “Se você é meu amigo de verdade, vai fazer isso por mim”, são exemplos de frases comuns da chantagem emocional

Soluções saudáveis ​​para lidar com pessoas tóxicas

Se você identificou algum amigo, membro da família ou colega de trabalho nas descrições acima, é importante elaborar um plano para lidar com eles de maneira saudável. É muito útil ter empatia com essas pessoas e entender o porquê delas serem do jeito que são. Isso não significa que você tenha que interagir com elas, mas as pessoas não nascem “tóxicas”, em geral, ficam assim ao observarem esse comportamento em casa quando criança ou por sofrerem alguma forma de abuso.

Estabelecer limites com pessoas tóxicas é essencial, embora possa ser muito desafiador. Trabalhar com um terapeuta é uma ótima maneira de explorar como você pode estabelecer limites que funcionem para você, o que pode significar falar com a pessoa apenas em determinados momentos ou cortar o contato de vez. Você precisará definir seus limites e entender o quanto isso está afetando a sua saúde mental.

Fonte: https://www.talkspace.com/blog/2018/04/6-traits-toxic-people/

Quer saber mais sobre relacionamentos? Veja como diferenciar uma briga comum de agressão e abuso verbal.

Acesse o Blog do FalaFreud e leia nosso conteúdo sobre DiagnósticosDicas Para Saúde MentalRelacionamentos e Terapia.

comecar terapia

3 comentários em “6 atitudes de pessoas “tóxicas”; saiba identificá-las”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *