5 sintomas das crises existenciais

É normal passar por momentos na vida que envolvem reflexões e conflitos. Normalmente essas fases geram reviravoltas e alteram os comportamentos e anseios do indivíduo, tornando-o mais amadurecido e aumentando o seu autoconhecimento.

Por isso é tão importante passar por esses períodos de crises existenciais. No entanto, nem sempre essa fase apresenta bons resultados já que problemas como depressão e fobias podem se desenvolver em algumas pessoas durante essa etapa da vida.

Pensando em te ajudar separamos os cinco principais sintomas que são gerados quando a pessoa se encontra em períodos de crises existenciais. Então confira o nosso post de hoje!

Sintomas de ansiedade

O cansaço mental e o estresse são um dos principais sintomas apresentados pelas crises existenciais. Muitas vezes a pessoa aparenta estar calma quando na verdade seus pensamentos se encontram no completo caos. 

Esses pensamentos que envolvem insatisfação, insegurança e pessimismo fazem as pessoas se sentirem esgotadas e nesse momento o ideal é procurar descansar a mente e o corpo. Em alguns casos mais sérios recomendamos que o indivíduo tenha auxílio médico com profissionais qualificados

Sentimento de incerteza

A sensação de impotência e de incerteza em relação a diversos âmbitos da vida são sintomas que fazem parte da crise existencial, já que essa problemática normalmente é gerada por determinados fatores, como a perda de um emprego ou de um ente querido.

Se a pessoa não sabe lidar com situações como essas é possível que se desenvolva um quadro depressivo. E por isso, nesses casos, é imprescindível procurar a ajuda de especialistas. 

Vontade de ficar sozinho

Muitas pessoas procuram ficar sozinhas quando se encontram em situações de crises existenciais para conseguir equilibrar os seus pensamentos. Sem falar que o cansaço mental faz o indivíduo procurar isolar-se dos amigos e familiares já que os momentos solitários podem ajudar a pessoa nesses momentos.

As principais atividades das pessoas que se encontram em uma fase conturbada envolvem atividades solitárias como assistir filmes, ouvir música e outras tarefas que são realizadas de acordo com as suas preferências pessoais. 

Falta de ânimo

As pessoas que se encontram em um momento de crise normalmente não possuem vontade de fazer nada, mesmo que sejam suas atividades preferidas. Nesse momento surgem pensamentos pessimistas, o que faz a pessoa se sentir incapaz de realizar determinadas tarefas.

Os questionamentos e as reflexões são pensamentos que fazem parte desse momento, já que o indivíduo normalmente se encontra em uma situação de impotência devido à crise existencial. 

Alterações no apetite

As constantes sensações de impotência, ansiedade e incerteza levam a alterações no apetite, no sono e até mesmo no humor. Algumas pessoas, por exemplo, não possuem apetite e não conseguem dormir, o que pode afetar o seu sistema imunológico. É válido salientar que isso facilita o desenvolvimento de doenças. 

Se você estiver passando por crises existenciais ou conhece alguém que se encontra nessa situação, indicamos que procure ajuda médica. O ideal é ter acompanhamento terapêutico com profissionais especializados. Portanto faça terapia e passe por essa situação com muito mais autoconhecimento! 

comecar terapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *