Sintomas de depressão: conheça 6 sinais

Depressão é um transtorno psíquico muito falado nos últimos tempos, pois ele afeta muitos brasileiros, um total de 11,5 milhões segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela muda a rotina das pessoas e muito do que as cerca, como as emoções, o sono, trabalhar, dormir e etc.. 

Ela pode se apresentar de maneiras diferentes e em etapas diferentes da vida, mas para os sintomas sejam diagnosticados eles devem estar presentes por mais de duas semanas.

Nessa matéria vamos mostrar 6 sinais para que você fique atento a sua vida e a daqueles que estão a sua volta, para que ao constatar uma possível depressão, consultar um médico. 

O que é 

A depressão é um transtorno depressivo, que provoca sentimento de tristeza ou perda de interesse em atividades que causavam prazer a quem a praticava. Ela pode desencadear, não só problemas emocionais, mas também físicos que afetam diretamente o dia a dia daqueles que estão doentes. 

Ela pode se apresentar por diversos fatores, seja genético, por personalidade, acontecimentos do dia a dia, mas em todos eles a pessoa se encontra em um estado de sofrimento que traz sentimentos de vazio e até comportamentos autodestrutivos.

Tipos de depressão

A depressão pode afetar qualquer pessoa em diferentes estágios da vida. Alguns casos são:

  • Depressão pós-parto: Sentimento de tristeza, ansiedade e exaustão após o parto, dificultam que as novas mães possam ter os cuidados necessários com ela e o bebê;
  • Transtorno afetivo bipolar: Desencadeado após episódios de extrema tristeza, alterna estados de humor muito altos (euforia) com estados muito baixos (depressão);
  • Depressão psicótica: Junta sintomas de depressão com cenários de psicose, como delírios, alucinações e falsas crenças.

Sintomas

Os sintomas da depressão podem se apresentar de diversas maneiras, mas todas elas, de alguma forma, atrapalham o cotidiano do indivíduo que possui essa condição. Entre eles estão: 

  1. Sentimento de culpa, desamparo e inutilidade
  2. Diminuição da energia
  3. Irritabilidade
  4. Humor triste juntamente com sentimento de vazio;
  5. Pensamentos de morte e suicídio;
  6. Falta de esperança na vida.

Alguns momentos da vida podemos nos sentir com alguns desses sintomas, mas eles isolados não são suficientes para o diagnóstico da depressão. O importante é ficar atento a duração dos sintomas, sua periodicidade, relação do indivíduo com o ambiente, histórico e vida familiar. 

É muito importante ficar atendo a esses sinais para procurar ajuda médica especializada, pois só assim você poderá começar um tratamento. Nesses casos é necessário acompanhamento psiquiátrico, psicológico e até mesmo a utilização de medicamentos antidepressivos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui