Saiba como lidar com o luto

O sentimento de luto é gerado quando ocorre a perda de uma pessoa muito significativa na vida de alguém. Essa sensação pode levar à um estado de revolta, tristeza e desamparo, abalando a vida do indivíduo que se encontra em um momento de dor devido ao falecimento de um ente querido.

Muitas vezes as pessoas tentam ajudar o indivíduo que se encontra em estado de luto, mas não sabem ao certo o que deve ser feito. O recomendado é que em situações mais graves ele seja tratado com a ajuda de um terapeuta.

Para saber como lidar com o luto, separamos algumas informações que vão te ajudar a passar por esse momento triste ou acolher alguém que está passando por essa fase de angústia. Portanto, confira o artigo e saiba mais!

Saiba o que é o luto

O luto ocorre quando uma pessoa perde um ente querido por algum motivo, seja por uma doença terminal, por consequência de um acidente ou devido à idade avançada. Essa perda gera sensações de angústia, tristeza, mágoa e algumas vezes, pode até levar à depressão.

Isso acontece, porque cada pessoa reage de uma maneira diferente. Algumas ficam mais faladeiras, querendo demonstrar seus sentimentos e preferem ficar acompanhadas. Outras ficam quietas, não falam muito e optam por ficarem sozinhas.

A forma mais saudável de lidar com isso, ou de ajudar alguém, é permitindo-o (ou permitindo-se) viver o momento e passar pelo mesmo de forma leve, sem pressa, sabendo que todo mundo tem o seu tempo para se recuperar e compreender a situação.

Portanto, se você é amigo ou parente de um enlutado não o obrigue a ficar bem, a sair de casa ou retomar à sua rotina normalmente, pois cada pessoa tem sua reação e consegue se recuperar somente após determinado tempo de luto.

Como lidar com a morte?

O luto é necessário e, por isso, a pessoa tem que passar por esse momento da forma que ela preferir e se sentir melhor. Ninguém deve tentar animar ou alegrar a pessoa de alguma forma e sim, procurar compreender o que está se passando com os sentimentos dela.

Uma boa conversa, que faça o enlutado desabafar, é um excelente método de ajudar o indivíduo. Passando pelo luto é possível que a pessoa encare a situação e depois dessa fase, consiga ter uma vida mais equilibrada. Portanto, esse é o momento de abraçar e dar apoio.

Por que o luto é importante?

Como dissemos, o luto é necessário para que a pessoa possa viver a sensação de dor, compreender a situação e assim conseguir reequilibrar e reorganizar a sua vida posteriormente.

Dessa forma, a pessoa troca a sensação de luto por um sentimento de saudade e agradecimento por quem se foi. Por isso, o luto traz um novo significado para a situação.

Para lidar de uma forma mais saudável com a perda de um amigo ou parente querido, uma boa opção é fazer terapia e passar por esse momento com a ajuda de um psicólogo. Se a pessoa não deseja sair de casa, a terapia online é uma excelente alternativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui