Saiba como ajudar alguém com depressão

A depressão é um problema que afeta muitas pessoas e por isso, é provável que alguém muito próximo da gente esteja sofrendo com esse distúrbio. Mas você sabe como lidar com um amigo que está depressivo? Isso pode não ser uma tarefa fácil, mas seguindo as nossas dicas é possível ajudá-lo.

Se você deseja ajudar um amigo ou um familiar próximo que está com depressão mas não sabe como fazer isso, continue lendo este post, pois explicaremos como lidar com pessoas depressivas. Confira e saiba mais!

Entenda a importância do tratamento

Qualquer pessoa que tenha alguma doença psicológica como a depressão precisa de tratamento, seja esse psicológico ou psiquiátrico. Isso porque, diferente do que muitos acreditam, apenas uma conversa ou outras ações de apoio não farão o indivíduo se livrar desse problema.

Se você está de fora ajudando uma pessoa depressiva, saiba que ela necessita de um tratamento, afinal a depressão é uma doença que precisa ser tratada assim como qualquer outra patologia ou distúrbio psicológico. Portanto, não negligencie essa situação!  

Demonstre o seu apoio

Apoiar uma pessoa que tem depressão é uma excelente forma de ajudar quem está passando por este momento. Então, apoie o seu tratamento e as suas escolhas e não ignore os problemas do seu amigo ou familiar.

Quando eles precisarem de alguém para desabafar e contar sobre os seus problemas e dificuldades, esteja presente e demonstre todo o seu amparo. As pessoas que possuem essa doença psicológica necessitam ter pessoas ao lado que as apoiem.

Mantenha contato

Convidar a pessoa que se encontra com depressão para realizar atividades alegres e divertidas é uma ótima opção de ajudá-la. Então, ligue para ela e convide-a para sair com você.

A prática de exercício físico ajuda bastante no processo de melhoria da doença psicológica assim como assistir um filme e ouvir uma música. Portanto, uma sugestão é convidar o seu amigo ou familiar depressivo para fazer uma caminhada ao ar livre ou ir ao cinema.

É necessário fazer isso e insistir no convite, porque pessoas depressivas tendem a se isolar, o que pode piorar o quadro psicológico, principalmente quando não se tem ninguém que as apoie.

Saiba o momento de dar um espaço

Pessoas depressivas também precisam de espaço, pois é ruim que elas se sintam sufocadas. Então se, por exemplo, você é um pai que tem um filho depressivo, deixe-o sair de casa e se divertir e dê espaço para que ele consiga organizar as suas ideias, mesmo que sozinho.

Leia sobre depressão

Nada melhor do que ler sobre a depressão para entender melhor a situação de quem tem o transtorno, não é mesmo? Então procure obter informações acerca desse assunto, isso fará com que você compreenda as atitudes da pessoa depressiva e identificar oportunidades para intervir e ajudar nesse momento difícil.

Livros e artigos sobre depressão ajudam a saber quais são os tratamentos existentes para essa doença psicológica e como ajudar uma pessoa depressiva. Através da sua ajuda e de um bom tratamento psicológico, é possível que a pessoa com depressão consiga sair dessa situação. Então, incentive esta pessoa a marcar uma consulta psicológica ou indique a terapia online e ajude-a nesse processo terapêutico!

3 COMENTÁRIOS

    • Bom dia Edna.

      Lhe entendo e sei o que sente, mas se observarmos bem, vamos ver diversos sentidos.
      Se é fácil? Nenhum pouco! é muito difícil, é doloroso.
      Quando se sentir assim, se possível, tome um banho quente, deixe apenas a água cair sobre o seu corpo e se der vontade, chore, deixe a água levar as lagrimas. Ouça uma musica que goste, aquela sua preferida. Liga para um amigo, e mesmo sem vontade chame-o para lhe fazer companhia, nem que seja para ficar do seu lado calado, apenas lhe dando a presença dele. Coma aquilo que mais gosta, caminhe, procure ler um livro (caso goste de ler), assista aquele filme que você ama e que assistiria mil vezes, faça tudo aquilo que gosta e que esta ao seu alcance no momento. Não guarde só para você, porque chega um momento que lhe sufoca e quando esse momento chega, não tem quem aguente!
      Não é facil, mas como eu me digo todos os dias: UM DIA DE CADA VEZ!

  1. Eu descobri que sou uma pessoa depressiva mas tá muito difícil porque as pessoas acha que você eesta brincando ou se fazendo mas não e verdade pra mim tá muito difícil mas tô procurando ajuda não desista mesmo que não acreditem em você mas Deus nunca abandona os seus. Eu María Aparecida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui