Ansiedade: 6 sintomas para ficar atento

O Brasil é um dos países com maiores índices de ansiedade, com 9,3% da população afetada. Isso pode se explicar por vários fatores que colocam as pessoas em situação de risco, como elevado nível de desemprego, economia em baixa, falta de segurança e etc..

Apesar de muitos brasileiros possuírem essa condição, o diagnóstico ainda demora a acontecer, justamente pelas pessoas não saberem que o estado que se encontram está atrelado a ansiedade. Nessa matéria vamos expor 6 sintomas que podem indicar que você está com ansiedade. 

O que é?

A ansiedade é uma reação normal que todos temos quando estamos diantes de situações cotidianas, como entrevistas de emprego, viagens, véspera de provas e etc.. Mas isso muda de patamar quando essa reação se torna intensa e frequente, podendo alterar a vida do indivíduo e se tornando patológica. 

De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM-5) a ansiedade está diretamente ligada ao medo, que causa períodos de excitabilidade aumentada. Essa sensação permite que nossa psique busque formas de fuga, que podem gerar pensamentos e comportamentos ruins, podendo progredir a ataques de pânico. 

Sintomas 

Podemos identificar o transtorno de ansiedade através de comportamentos que esses indivíduos apresentam, incluindo alterações de humor ou pensamentos que não saem de sua cabeça. São eles:

  1. Alteração de sono: Episódios de insônia e dificuldade para dormir podem ser um grande indicativo, principalmente se esse quadro se dá por conexão com problemas do dia a dia ou antes de eventos importantes;
  2. Compulsão alimentar: Comer para descontar os problemas ou preocupações do dia a dia pode ser um indicativo, ainda mais quando o indivíduo não está com fome. 
  3. Preocupação excessiva: Se preocupar com tudo e todos pode gerar comportamentos ansiosos e causar sintomas físicos como dores de cabeça, úlcera, stress e etc..
  4. Pensamentos obsessivos: Não ser capaz de controlar seus pensamentos, principalmente ligado a coisas do cotidiano, pode gerar angústia constante e alteração de humor. 
  5. Problemas digestivos: A ansiedade pode desencadear vários problemas gastrointestinais, que causa dores, má digestão, diarreia, azia e outros incômodos mais. 
  6. Ataque de nervos: Chegar a um ponto do estresse que você se sente à beira de um ataque de nervos, com mudanças de humor repentinas e muita irritabilidade também podem ser ansiedade. 

Como já dissemos antes situações de estresse e ansiedade são normais quando estão em um nível aceitável. Se você apresenta mais de um desses sintomas ou sente que sua ansiedade está atrapalhando seu cotidiano, procure um profissional.

O mais indicado são sessões e terapia, que podem ser feitas de forma online. Mas o mais importante é procurar ajuda de um psicólogo, pois só ele poderá te dar um diagnóstico e indicar o melhor tratamento. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui